O sacerdócio de Cristo

Print Friendly, PDF & Email

O sacerdócio de Cristo é parte de uma coletânea baseada no livro homônimo de Witness Lee. Livro publicado pela Editora Árvore da Vida (esgotado). Nessas mensagens vamos meditar a respeito da obra do Senhor Jesus em nossa dispensação, pois apesar de ter cumprido plenamente a obra da redenção, o Senhor continua exercendo um ministério de extrema importância para a Igreja.

***

Witness Lee (1905-1997)

“Certamente estávamos necessitados de um sacerdote como este: santo, inculpável, puro, apartado dos pecadores, exaltado acima dos céus. Diferentemente dos outros sumos sacerdotes, Ele não precisa oferecer sacrifícios dia após dia; que oferecem primeiro por seus próprios pecados e, somente depois, pelos pecados do povo. Porque no momento em que ofereceu a si mesmo, realizou esse sacrifício de uma vez por todas.”  (Hebreus 7:26,27).

Leia a mensagem anterior aqui.

Temos um testamento maravilhoso e um magnífico Executor! O testamento é a Bíblia toda: começou com Deus falando, tornou-se Sua promessa, mais tarde veio a ser Sua aliança e agora, que tudo já se cumpriu por meio da morte de Cristo, é um testamento ou última vontade, com todos os itens de seu conteúdo legados a nós por herança. Tudo nesse testamento é nosso.

Temos um Executor maravilhoso que assegura o cumprimento desse testamento! Ele é Deus, entretanto se fez homem. Viveu nesta terra e provou todos os sofrimentos da vida humana. Ao fim de Sua experiência como ser humano, Ele morreu na cruz. Por esse meio, resolveu o problema de nossos pecados, derrotou Satanás, deu fim à velha criação e solucionou todos os problemas. Ele satisfez Deus e cumpriu todas as Suas exigências. Depois de três dias sepultado, Ele venceu a morte e entrou na esfera da vida ressurreta. Na ressurreição elevou a humanidade consigo mesmo, se tornando o Espírito vivificante. Essa Pessoa maravilhosa – Deus e homem, morto e ressuscitado, vivo para sempre, forte e capaz – executa todo esse testamento para nosso benefício e desfrute.

Que privilégio desfrutamos por viver no estágio em que o testamento está em plena realização e por ter um Executor plenamente capaz de realizar todas as suas provisões!

O livro de Hebreus nos diz que Cristo é Sumo Sacerdote, não segundo a ordem de Arão, mas segundo a ordem de Melquisedeque (Hb 7:11-17). Ao fim de Sua vida na terra, o Senhor Jesus agiu como Sumo Sacerdote, oferecendo-se como sacrifício a Deus. Essa parte terrena de Seu sacerdócio – oferecer o sacrifício para realizar a redenção – foi tipificada por Arão, o sumo sacerdote escolhido por Deus dentre Seu povo. Agora que isso já foi realizado, Cristo em ressurreição é o Sumo Sacerdote celestial, segundo a ordem de Melquisedeque.

O que faz nosso Melquisedeque celestial? Ele já não oferece sacrifícios, mas serve. Assim como um ministro serve, suprindo aqueles a quem serve com aquilo que necessitam, assim também esse Ministro nos provê do suprimento celestial, ministrando-nos o próprio Deus.

No relato de Gênesis 14:18-20, quando Abraão retornou da matança dos reis, Melquisedeque, sacerdote do Altíssimo, veio a seu encontro com pão e vinho. Melquisedeque não era um sumo sacerdote que apresentava ofertas, mas servia. Abraão devia estar esgotado depois de guerrear contra os reis. Em sua exaustão, sem dúvida, necessitava de suprimentos. Cristo agora faz, nos lugares celestiais, o que Melquisedeque fez por Abraão. Ele nos concede suprimento conforme nossa necessidade. Não existe mais necessidade de sacrifícios, pois Sua oferta única satisfez Deus para sempre (Hb 10:12).

O sacerdócio celestial de Cristo visa servir-nos pão e de vinho. Cristo também é “ministro do santuário e do verdadeiro tabernáculo que o Senhor erigiu, não o homem” (Hb 8:2). Esse verdadeiro tabernáculo é o Santo dos Santos celestial, onde Ele entrou além do véu como nosso Sumo Sacerdote (Hb 6:19-20). Além de ser o Sumo Sacerdote que intercede por nós e o Mediador que executa o novo testamento, Ele é Intercessor, Executor e Ministro! Temos esse maravilhoso Sumo Sacerdote!

Leia a próxima mensagem aqui.

Post anterior
O Mediador da nova aliança
Próximo post
Nos céus e no nosso interior

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.