Nos céus e no nosso interior

Print Friendly, PDF & Email

Nos céus e no nosso interior é parte de uma coletânea baseada no livro homônimo de Witness Lee. Livro publicado pela Editora Árvore da Vida (esgotado). Nessas mensagens vamos meditar a respeito da obra do Senhor Jesus em nossa dispensação, pois apesar de ter cumprido plenamente a obra da redenção, o Senhor continua exercendo um ministério de extrema importância para a Igreja.

***

Witness Lee (1905-1997)

“Eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos” (Mateus 28:20).

Leia a mensagem anterior aqui.

Cristo é nesse momento Senhor nos céus, mas é também ao mesmo tempo o Espírito que habita em nós. “Ora, o Senhor é o Espírito” (2Co 3:17). Como Senhor, Ele se encontra nos céus. Como Espírito, está em nós. Como Aquele que Se encontra nos céus, Ele exerce Sua soberania, Seu encabeçamento e Seu sacerdócio. Ele exerce Sua soberania em prol da expansão do evangelho, exerce Seu encabeçamento para que todos os Seus membros cresçam e funcionem, para que Seu Corpo seja edificado. Ele exerce Seu sacerdócio a fim de nos resgatar de todas as nossas complicadas confusões, pela intercessão, pela execução das provisões do Novo Testamento e nos servindo quando necessitamos. Assim Ele nos mantém firmes, para evitar que caiamos. Todas essas são Suas atividades enquanto Senhor nos céus.

Tudo que desempenha como Senhor, Ele aplica a nós como o Espírito. Como podemos perceber todas as Suas funções celestiais? Tudo o que Ele intercede, executa ou ministra é transmitido ao nosso espírito. Como Senhor nos céus, Ele é como a eletricidade na usina elétrica. Como Espírito em nosso espírito, Ele é como a eletricidade do prédio onde estamos agora. O Senhor nos céus e o Espírito em nosso espírito são um só. Há uma transmissão contínua entre os céus e o nosso espírito, de modo que tudo que se manifesta lá é imediatamente aplicado aqui.

Repare esse trânsito entre os céus e nosso espírito. Nossa mente não conta, pois é na mente que ficamos preocupados. Quando surge a transmissão celestial, essa realidade maravilhosa fortalece nosso espírito, que então se levanta para exclamar: “Glória a Deus!”. A transmissão chegou a nosso espírito, não à nossa mente. O Espírito em nosso espírito é o próprio Senhor nos céus.

Romanos 8 confirma que Aquele que é o Espírito é o mesmo que é o Senhor. O versículo 26 nos diz que “o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis”. A seguir, o versículo 34 diz que Cristo Jesus “está à direita de Deus e também intercede por nós”. Quem intercede por nós? É o Senhor Espírito! Nos céus é o Senhor, e em nós é o Espírito. O mesmo é verdade com relação a Melquisedeque. Há um só Melquisedeque. Nos céus Ele é o Senhor, e em nosso espírito Ele é o Espírito. Do ponto de vista doutrinário, não temos uma explicação satisfatória para essa dupla realidade, mas o provamos pela experiência.

Qual é a fonte do nosso suprimento? Vem do próprio Cristo, que é tanto o Senhor nos céus por Seu Espírito em nosso interior. Ele intercede por você, cuida de você e executa o testamento a seu favor. Baseado nesse testamento, Ele toma o suprimento de vida e lhe fornece o sustento exatamente com aquilo que mais necessita. Você então O experimenta como Senhor, Espírito, Sumo Sacerdote, Executor e Ministro. Ele é também o Mediador, que transmite o que você necessita do Pai, que é a fonte para seu espírito a fim de supri-lo e sustentá-lo.

Com certeza todos já experimentamos esse ministério celestial de Cristo. Por que nos mantivemos firmes sem cair ao longo de todos esses anos? Em Seu ministério terreno, Ele morreu por mim na cruz. Hoje, Ele está ressurreto e nos sustenta em Seu ministério celestial. Seu principal elemento é o sacerdócio para com os membros de Seu Corpo. É claro, Ele exerceu Sua soberania para Se certificar de que fôssemos salvos e conduzidos a Deus. Também exerceu Seu encabeçamento sobre nós para fazer com que crescêssemos, funcionássemos e fôssemos edificados no Corpo. No entanto, uma das principais funções de Seu sacerdócio é nos sustentar. Aleluia por nosso Sumo Sacerdote celestial! Fomos sustentados, preservados e supridos por Sua intercessão e ministração de acordo com nossas necessidades. Nada nos faltou.

Nossa preservação e nosso sustento estão totalmente garantidos por Seu sacerdócio, que é baseado no testamento. O testamento está em nossas mãos, e o Sumo Sacerdote está tanto nos céus como em nós. Nos céus Ele é o Senhor, em nós Ele é o Espírito. O Senhor Espírito nos ministra o suprimento de vida de forma continua. O suprimento que recebemos é celestial, porque tem sua fonte no céu. Nosso Sumo Sacerdote ministra a nós no verdadeiro tabernáculo, o Santo dos Santos celestial, que é unido a nosso espírito por Ele, nossa escada celestial (Gn 28:12; Jo 1:51). Ao nos ministrar o suprimento celestial, Ele faz de nós um povo celestial. Somos um povo na terra que vive uma vida celestial.

Leia a próxima mensagem aqui.

Post anterior
O sacerdócio de Cristo
Próximo post
A administração universal de Cristo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.