Stephen Kaung (1915—)
“Porque a vós é dado conhecer os mistérios do reino dos céus” (Mateus 13:11).
O que significa o reino dos céus? Em nossa meditação, esta é a primeira coisa que precisamos considerar. Ele é diferente do reino de Deus? Ou é a mesma coisa? Se for a mesma coisa, porque usa algo diferente? Mencionamos antes que reino em um sentido estrito, no sentido da Escritura, basicamente significa “reinado”. Em outras palavras, é o governo do Rei, não em um sentido exterior, mas mais em um sentido interior. Isto é, todos os que estão sob Seu reinado, sob Seu governo, vivem para assumir o caráter do Rei. Por isso o reino é a expressão corporativa do próprio Rei. Ele expressa Sua natureza e Seu caráter em um povo, e este povo é como Ele. Isto é o reino. Assim o reino de Deus significa aquelas pessoas que estão sob Seu governo. Eles assumem o caráter do Deus. Eles são como Deus. Deus é capaz de expressar a Si mesmo através deste povo, por isso eles são Seu reino.
O que significa reino dos céus? Significa que o céu governa sobre estas pessoas. Estas pessoas estão de baixo do governo dos céus e o serem do céu deve ser manifesto em suas vidas. Eles vivem uma vida celestial na terra. Então eles estão no reino dos céus. Agora, o reino dos céus e o reino de Deus são paralelos neste momento, mas não todo o tempo. O reino de Deus é de eternidade a eternidade, porque mesmo no sentido mais estrito de eternidade a eternidade não há falta de pessoas ou anjos que se coloquem completamente sob o governo de Deus apesar da rebelião. Assim o reino de Deus é de eternidade a eternidade. Mas o reino dos céus é uma parte no reino de Deus, e neste período os termos são intercambiáveis, de acordo com a Palavra de Deus. Exceto para este período de tempo na eternidade, o reino de Deus é maior do que o reino dos céus.
Colocando isso de maneira muito simples, o reino dos céus começou com a primeira vinda de nosso Senhor Jesus. Ele que estava no céu agora veio para a terra. Ele trouxe o céu para cá para estabelecer Seu reino sobre a terra. Por isso o reino dos céus começou com a primeira vinda de nosso Senhor Jesus, e terminará com Sua segunda vinda, quando Ele virá e estabelecerá Seu reino sobre a terra. O reino milenar é o reino dos céus em manifestação. Assim para torná-lo simples apenas guarde em mente que o reino dos céus é esta seção no reino de Deus que começa com a primeira vinda de Cristo e termina com Sua segunda vinda.
Extraído do livro “Meditações sobre o Reino”, de Stephen Kaung, publicado pela Editora Restauração.