Quem se Apropria do Reino?

Print Friendly, PDF & Email

Stephen Kaung (1915—)

“E, desde os dias de João o Batista até agora, se faz violência ao reino dos céus, e pela força se apoderam dele” (Mateus 11:12).

O reino dos céus agora está aqui, mas quem se apropria dele? Nosso Senhor Jesus disse: “Se faz violência ao reino dos céus, e pela força se apoderam dele”. Estas são palavras fortes. Fui a muitas versões diferentes para ver se há alguma palavra mais suave, mais gentil, mais amável, mais fácil, mas infelizmente não pude encontrar.

Estas versões podem usar palavras diferentes. Algumas dizem: “violência” enquanto outras dizem: “força”. Algumas dizem “esforço”. “Se faz esforço pelo reino dos céus, e pelo esforço se apoderam dele”. Todas estas palavras são palavras fortes – palavras militares, militantes. Tomar o reino, se apoderar dele, forçá-lo, exatamente como você toma uma cidade ou uma fortaleza. Forçá-lo! Colocar toda sua força para se apoderar dele e captura-lo.

O reino dos céus não será tomado por sentar-se em uma liteira e ser carregado até ele. Esta é a forma de pensar do povo de Deus, mas isso não acontecerá. Ele tem que ser tomado por violência e pela força ser apoderado. Porque é assim? É fácil de ir para o céu? Sim, você não precisa fazer nada. Você está sendo carregado para o céu. Tudo é pela graça. Mesmo quando você tenta fazer alguma coisa, isso pode colocá-lo em perigo. É melhor você não fazer nada além de confiar no Senhor Jesus Cristo.

O reino dos céus é diferente. Ele tem que ser apoderado; ele tem que ser tomado. Se você não o faz, ele escorrega de você. Por quê? Creio que há duas razões. Uma é positiva. O reino dos céus é tão precioso; ele é um prêmio incomensurável. Ele é um tesouro, e, portanto não é barato. Você tem que pagar um preço para tomá-lo. Nosso Senhor Jesus é tão precioso. Para obtê-Lo, para ganha-Lo, há algo que você tem que fazer. O reino dos céus é tão precioso que você tem que pagar um preço por ele. Não existe evangelho barato ou graça barata. A graça deveria nos encorajar a agarrar a vida eterna. Esta é a atitude que deveríamos ter.

Não podemos nos dar ao luxo de sermos complacentes. Não podemos nos dar ao luxo de nos encostar e acalmar, como se ele fosse apenas cair sobre nós. Não! Você tem que tomá-lo, apoderá-lo, esforça-lo e pagar um preço por ele porque ele é tão precioso. Você vê a preciosidade do reino dos céus? Você vê a glória de ser como Cristo? Você vê a glória de sofrer com Ele para que possa reinar com Ele? É algo tão glorioso, tão maravilhoso e tão atrativo que estaria você disposto a pagar qualquer preço para ganha-lo? Este é o reino dos céus.

Negativamente, o reino dos céus é muito diferente do reino deste mundo. Tudo é diferente – governo diferente, lei diferente, significado diferente, critério diferente, padrão diferente; tudo é diferente. E porque tudo é diferente da terra, há oposição, resistência e perseguição. Há muita oposição que você precisa vencer – não somente as tentações do mundo, mas acima de tudo você precisa vencer seu ego porque seu ego é muito egoísta, mundano e carnal. Nosso pensamento, nossa emoção, nossa opinião – tudo está contaminado pela terra, pecado e carne. Todos estes são opostos ao reino dos céus. E estas oposições precisam ser vencidas. Esta é a razão pela qual nosso Senhor Jesus disse: “A menos que você negue a si mesmo, tome sua cruz e siga-Me, você não é digno de ser Meu discípulo”.

O reino dos céus não é para os covardes. É para aqueles que têm um coração de leão. Na Bíblia você encontra que mais de uma vez é dito: “Seja forte no Senhor e na força do Seu poder”. Seja corajoso, seja um homem. Não é para fracos.

Por estas duas razões o reino dos céus tem que ser tomado por violência. Mas a violência aqui é uma violência celestial, não uma violência terrena. Temos visto violência suficiente na terra – violência para com outras pessoas e benevolência para consigo mesmo. Mas esta violência celestial é ser violento contra si mesmo e benevolente para com outros.

Nossa vida cristã é muito fácil. Nós não nos aplicamos. Não somos diligentes. Não pagamos nenhum preço. E você pensa que podemos entrar no reino quando ele publicamente se manifestar na segunda vinda de nosso Senhor Jesus? Você pensa que estamos qualificados para governar com Cristo por mil anos?

A verdade é custosa. Não é fácil. Se pressionarmos estaremos em glória quando Ele voltar. Se não, quando Seu reino for publicamente manifestado, seremos lançados nas trevas exteriores, como diz a Bíblia. Muito embora sejamos salvos, seremos meramente salvos.

Por isso precisamos ser advertidos. O tempo está próximo, mas ainda temos uma chance. Renda sua vida ao Senhor. Deixe-O ter governo absoluto sobre você, e descobrirá que existem muitas lições que você precisa aprender. Você será humilhado e rebaixado imensamente, mas graças a Deus, se nos humilhamos sob a potente mão de Deus, no tempo certo Ele nos exaltará. Por isso sejamos encorajados ao invés de desanimados.

Extraído do livro “Meditações sobre o Reino”, de Stephen Kaung, publicado pela Editora Restauração.

Post anterior
Desde os Dias de João…até Agora
Próximo post
O Sermão do Monte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.