“Quando fazer o certo é errado” são extratos do texto de mesmo nome, do livro “The Indwelling Life of Christ”, de Major Ian Thomas.
***
Major Ian Thomas (1914-2007)
“Não procedereis em nada segundo estamos fazendo aqui, cada qual tudo o que bem parece aos seus olhos, porque, até agora, não entrastes no descanso e na herança que vos dá o SENHOR, vosso Deus” (Dt 12:8,9).
No deserto, Moisés disse ao povo de Israel: “Não procedereis em nada segundo estamos fazendo aqui, cada qual fazendo tudo o que bem parece…” (Dt 12:8). Por que ele estava dizendo ao povo para não continuar fazendo aquilo que era o bem? Fazer aquilo que é bom é o que sempre devemos fazer, não é mesmo?
Leia a íntegra das palavras de Moisés: “Não procedereis em nada segundo estamos fazendo aqui – cada qual de acordo com tudo o que bem parece aos seus olhos”. O povo estava fazendo apenas aquilo que era correto aos seus próprios olhos, sem consultar Aquele que era o único capaz de decidir o que era certo e errado.
Essa continua sendo a maldição do povo de Deus hoje. Falhamos em buscar o conselho Daquele que é o único Rei em Seu reino, e que sozinho tem o direito de ditar as regras.
Por que o povo de Deus no deserto era incapaz de discernir o que era verdadeiramente certo? Moisés continua dizendo: “porque, até agora, não entrastes no descanso e na herança que vos dá o SENHOR, vosso Deus” (Dt 12:9).
Enquanto os Cristãos estiverem ocupados fazendo para Deus o que é o melhor aos seus próprios olhos, eles nunca entrarão no Seu descanso e na verdadeira herança que é para ser desfrutada hoje. Eles estarão apenas gastando suor, e acabarão esgotados, desencorajados e deprimidos. Eles também se tornarão profundamente cínicos.
Finalmente, eles desejarão parar com esses esforços. É isso que eles devem fazer! Eles devem parar de depender de seus próprios esforços, e, pelo contrário, devem reconhecer a Verdade: “Eu não consigo – Deus nunca disse que conseguiria; mas Deus consegue, e Ele sempre disse que o faria!”.
O verdadeiro arrependimento diz: “Eu não consigo”, e a verdadeira fé acrescenta: “Mas Deus, Tu podes!”. Então você poderá reinar em vida à medida que deixar Deus ser Deus, e à medida que você permite que Ele te mostre que Ele é grande o suficiente para realizar a obra.
Reflita novamente nessa verdade: Justiça é fazer algo certo aos olhos de Deus, e apenas Ele pode ser o Autor da justiça. Para que qualquer atividade nossa possa produzir justiça, Deus, e somente Ele, deve ser a fonte dela. Você está permitindo que Ele faça isso em sua vida?