Cristo, Nossa Porção

Print Friendly, PDF & Email

“Dando graças ao Pai, que vos fez idôneos à parte que vos cabe da herança dos santos na luz”        Cl 1:12

Não há nada tão vital ou tão básico à nossa vida Cristã e para a vida da igreja, nada tão real como o desfrute prático de Cristo. Este desfrute não é Cristo em doutrina ou em conhecimento, mas Cristo em vida, no Espírito e em realidade. Ele é uma Pessoa viva com quem podemos nos relacionar.

Colossenses 1:12 diz, “Dando graças ao Pai, que vos fez idôneos à parte que vos cabe da herança dos santos na luz”. A Versão King James utilizou a palavra “herança”, mas o tradução mais adequada da palavra usada no original grego é “porção”. O próprio Cristo é a porção dos santos. Deus nos deu Cristo como um presente (Jo. 3:16), e este presente é nossa porção. Após me tornar um Cristão, durante vários anos, sabia que Cristo era meu Salvador (Atos 5:31), Senhor (Atos 2:36) e vida (Cl. 3:4). Porém, não percebi que Cristo era a porção dos santos. Cristo como a porção dos santos não é tão simples ou pequeno. Como nossa porção, Ele está relacionado a Deus, a criação e a nova criação. A nova criação é a igreja como o Corpo de Cristo. Cristo é a imagem do Deus invisível (Cl. 1:15). Deus é invisível (Jo. 1:18; 1 Tim. 1:14-17; 6:16), contudo Cristo é a imagem, a expressão exata, a explicação e definição do Deus invisível. Sem Ele não podemos conhecer ou ver a Deus.

 Colossenses 2:6-7 diz, “Ora, como recebestes a Cristo Jesus, o Senhor, assim andai nele, nele radicados, e edificados, e confirmados na fé, tal como fostes instruídos, crescendo em ações de graças”. Nesta curta oração, há dois verbos significativos: “receber” e “caminhar”. Como você recebeu a Cristo, andai Nele. A frase “andar Nele” não é tão simples. Nós caminhamos, não com Ele ou de acordo com Ele, mas Nele. Caminhar é viver, agir, se comportar de todo nosso ser. Embora as palavras mencionadas nestes versículos sejam simples, o pensamento transmitido revela muitos mistérios que são difíceis de entender. Podemos conhecer estas palavras simples, contudo precisamos perguntar se temos ou não a experiência revelada aqui. O que significa em nossa experiência andar Nele, estando arraigados e alicerçados Nele? Precisamos ser esses que andam, que vivem e que se movem em Cristo.

O que significa andar Nele (Cl. 2:6)? Significa simplesmente andar no espírito. Quando você anda no espírito, vive no espírito, faz coisas no espírito, se move pelo espírito e mantém seu ser no espírito, toda sua vida será mudada. Não há nenhuma necessidade de corrigir ou melhorar seu comportamento. Apenas permaneça no espírito, e você verá a mudança em sua vida. Haverá uma mudança automática e inconsciente. Não preste atenção a sua fraqueza. Se esqueça de suas fraquezas, problemas e envolvimentos, e simplesmente se volte ao espírito.

Suponhamos que precisamos de descanso, paz, ou conforto. Como poderíamos desfrutar de Cristo como descanso, paz, ou conforto? Alguns diriam, de uma maneira muito natural, que teríamos que confiar no Senhor e orar para que Ele nos conforte e nos conceda a Sua paz interior. Isto certamente não é errado. Porém, o segredo para desfrutar Cristo não é praticar desta maneira; pelo contrário, é permanecer no espírito. Aprenda a permanecer no espírito vigiando e orando (Mt. 26:41; Cl. 4:2; Ef. 6:18). Você terá paz quando vigiar e orar para permanecer no espírito. Às vezes quando estamos numa situação difícil, precisamos de paz e conforto. Podemos ter tentado desfrutar Cristo como sua paz, mas talvez tenhamos falhado. A razão para este fracasso é que estávamos fora do espírito, tentando desfrutar Cristo. O jeito certo é permanecer no espírito, voltar ao espírito; então, teremos paz e descanso. É muito simples.

Suponha que precise de orientação. Sempre que estou fora do espírito, estou vagando, sem saber para onde ir ou qual o caminho certo a tomar. Quanto mais eu considerar em minha mente, mais confuso ficarei. Do mesmo modo, quanto mais eu permanecer em minha mente, considerando qual é a decisão adequada a tomar, mais indeciso e hesitante ficarei. Mas quando esqueço da minha própria orientação ou maneira certa, e simplesmente vigio e oro, enquanto permaneço no espírito, fica claro o caminho que preciso tomar.

O problema é que é muito fácil estarmos fora do nosso espírito. Quando estamos deprimidos ou “fora dele”, não temos como sairmos do espírito porque já estamos fora do espírito. Se nós considerarmos nosso andar diário, dia a dia, de manhã à noite, perceberemos que freqüentemente não estamos no espírito. Se conferirmos nossa vida diária, concluiremos que a maior parte do tempo estamos em nossa mente, não em nosso espírito. Quando estamos na mente, não temos paz, não temos a presença de Cristo, e estamos em trevas. Mas quando nos voltamos ao nosso espírito, imediatamente as coisas se tornam claras para nós, e estão temos a orientação, a paz, a paciência,e a unção interior. Esta experiência é muito simples, contudo nós a tornamos muito complicada. Ao invés de nos voltamos ao espírito, preferimos permanecer em nossa mente, com nossas considerações, pedindo ao Senhor para nos ajudar em nossas questões e fazer esta ou aquela coisa para nós.

Nós precisamos nos voltar ao espírito todo o tempo. Esta é a única maneira de desfrutarmos Cristo todo o tempo. Talvez você esteja a ponto de discutir com sua esposa ou dizer algo aos irmãos. Não fique tentando não discutir ou tentando falar a melhor palavra, mas volte-se ao espírito. Espontaneamente, você saberá responder a sua esposa. Você também saberá o jeito certo para falar com seus filhos ou para ter comunhão com os irmãos. Quando nós estamos no espírito, temos certo ponto de vista; quando estamos em nossa mente, temos outro ponto de vista. Nós somos as mesmas pessoas, com o mesmo ambiente, contudo nossas opiniões e decisões variam dependendo de onde estamos — no espírito ou na mente.

O modo prático para desfrutar Cristo é voltar simplesmente ao espírito a todo o tempo, permanecendo lá para contatar o Senhor. Não há nenhuma necessidade de pedir-Lhe para te ajudar ou para fazer algo para você. Apenas contate-O, olhe para Ele, agradeça-O, louve-O e adore-O. Esqueça de seus problemas, pontos fracos e circunstâncias. Simplesmente permaneça no espírito para contatá-Lo, olhe para Ele, agradeça-O, louve-O e adore-O. Você verá a diferença. 

Aprenda a fazer uma coisa — volte-se para o espírito todo o tempo. Permaneça no espírito para contatar o Senhor. Você verá o quanto Ele é para você. Ele é tudo o que você precisa, tal como paz, orientação e sabedoria. Nosso problema é que ficamos fora do espírito a maior parte do tempo. Precisamos perceber a artimanha do inimigo e temos que vigiar e orar para sempre permanecer no espírito. Se temos que pedir ao Senhor que nos ajude em alguma coisa, devemos Lhe pedir dia e noite, “Senhor, me ajude a permanecer no espírito. Ajude-me a guardar-me no espírito. Ajude-me a continuar no espírito”. O Senhor é tão rico e ilimitado, contudo nós não podemos desfrutá-Lo fora do espírito. Há somente um lugar e somente uma maneira pela qual podemos desfrutá-Lo, isto é, temos que nos voltar ao espírito e lá permanecer, contatando-O a todo o tempo. Precisamos fazer isto a todo o tempo, de manhã à noite, olhando para o Senhor para que possamos permanecer no espírito.

Extraído do livro “Cristo Nossa Porção” de Witness Lee

Post anterior
A Vida Cristã é uma Corrida para o Prêmio
Próximo post
Cristo é o Único Poder para o Livramento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.