A Vida Cristã é uma Corrida para o Prêmio

Print Friendly, PDF & Email

Stephen Kaung (1915–) e Erich Sauer (1898-1959)

“Assim corro também eu, não sem meta; assim luto, não como desferindo golpes no ar” (1 Co 9:26).

[No capítulo 9 do livro de 1 Coríntios, Paulo tenta nos dizer que a vida é uma corrida. Quando fomos salvos, Deus nos colocou no curso da corrida da fé, que estamos correndo agora. Quando corremos uma corrida, precisamos ter um objetivo: corremos para ganhar. Esta é a forma de correr. De outra maneira, na metade do caminho estaremos fora. Quando corremos, temos um alvo e colocamos nosso coração nisso. Paulo disse: “Assim corro também eu, não sem meta; assim luto, não como desferindo golpes no ar” (1 Co.9:26).

Temos um alvo diante de nós? O apóstolo Paulo nos diz: “…esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus” (Filipenses 3:13). A vida é um combate, e quando estamos combatendo, precisamos obedecer a certas regras e viver uma vida de disciplina. Paulo disse: “Mas esmurro o meu corpo e o reduzo à escravidão…” (1 Coríntios 9:27). No original é dito: “Esmurro o meu corpo e não o deixo governar sobre mim”. Parafraseando o que Paulo também disse em Gálatas 2:20, temos: “Não vivo por meu corpo, vivo por Cristo”.

Esse é o principal objetivo que devemos ter. Os cristãos de hoje são soldados de chocolate, isso é o que C.T.Studd disse. Vivemos despreocupadamente. Seja vigilante, seja diligente, vigie e ore, pois os dias estão se encerrando. Por isso, Paulo tenta nos ajudar para que realmente estejamos na comunhão do Filho de Deus, Jesus Cristo. Ele toca em cada área da nossa vida. Que o Senhor possa nos ajudar.] (Stephen Kaung).

[O décimo segundo capítulo da carta aos Hebreus é aquela porção do Novo Testamento onde percebemos, enfatizado de maneira especial, o claro relacionamento entre a visão de Cristo e a vitória na batalha. Consideraremos esse capítulo a partir dos seguintes pontos de vista principais:

Vamos olhar para Jesus!

   Porque Ele é nosso exemplo no conflito. Versos 1-3.

Vamos olhar para Jesus!

   Porque assim poderemos alcançar uma vitória prática. Versos 1-3.

Vamos olhar para Jesus!

   Porque assim permaneceremos firmes no sofrimento. Versos 4-11.

Vamos olhar para Jesus!

   Porque assim não nos tornaremos cansados na corrida. Versos 12-15.

Vamos olhar para Jesus!

   Porque assim poderemos viver de acordo com os privilégios de nossos direitos de nascimento. Versos 16-17.

Vamos olhar para Jesus!

   Porque assim iremos obter a coroa e a Cidade celestial. Versos 18-19.

Esse olhar para Jesus significa, ao mesmo tempo, não olhar para todas as demais coisas. Por essa razão, a palavra usada para “olhar”, em Hebreus 12, abrange um olhar com propósito para longe daquilo que automaticamente captura nossa visão, na direção de outra coisa que deve receber nossa atenção. Dessa maneira, toda a falta de concentração será vencida. Nossos olhos serão dirigidos para um objeto – Cristo – e nosso coração será, consequentemente, capturado por Sua glória. Assim serão todas as experiências do homem interior na crescente medida das profundezas e riquezas das Escrituras: “A ninguém viram, senão Jesus” (Mt 17:8).

Todas as bênçãos de Deus são ordenadas para que possamos crescer nesse sentido. Isso equivale a dizer que, ao atingirmos um ponto, simultaneamente recebemos uma nova promessa de algo ainda superior. Deus nunca chegará ao fim de Suas possibilidades (João 1:16; Efésios 2:7). Assim, o melhor e mais glorioso estará sempre diante de nós e por vir. Tudo é glória, em glória, e de acordo com Seu próprio plano: “de glória em glória” (veja 2 Coríntios 3:18).

Ao contrário disso é o que acontece com o mundo e o pecado. Tudo começa com uma alegria falsa e termina com desapontamento. No início temos um brilho enganoso e no final chegamos à noite escura.

Quão diferente é Jesus Cristo! Seu valor para nós só cresce mais e mais, à medida que O conhecemos. Ele Se prova verdadeiro, mesmo nos mais severos testes da vida prática diária. Ele nunca falha. Por essa razão, todo o nosso pensamento e empenho deve ser direcionado à Ele. Ele nos conduz “de fé em fé” (Romanos 1:17), “de força em força” (Salmo 84:7), “de glória em glória” (2 Coríntios 3:18). Nele temos uma fonte inesgotável de salvação aberta para nós (Isaías 12:3; Zacarias 13:1).

Ainda assim, apenas experimentaremos esse crescimento nas bênçãos celestiais se nossas almas se empenharem em prosseguir. Apenas aqueles que estiverem famintos se satisfarão. Apenas os sedentos serão dessedentados (Mateus 5:6). Apenas aqueles que tomarem seu discipulado como uma “corrida” obterão o “prêmio” de seu chamamento (Filipenses 3:14; 2 Pedro 1:10).

“Vamos olhar para Jesus!” Somente dessa forma poderemos ser vencedores e alcançar, na arena da fé, o alvo da glória eterna (Hebreus 12:1-3)!] (Erich Sauer).

A primeira parte é um extrato do livro “Chamados á Comunhão de Seu Filho”, de Stephen Kaung. A segunda é uma tradução de parte do Capítulo 2 do livro “In The Arena of Faith” (Na Arena da Fé) de Eric Sauer.

Gostou? Pode gostar também da nossa Série: Na Arena da Fé

Post anterior
O soberano propósito governa nossa salvação
Próximo post
Cristo, Nossa Porção

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.