Quem Ama Sua Vida, Perdê-la-á…

Print Friendly, PDF & Email

“Quem ama a sua vida, perdê-la-á; e quem neste mundo odeia a sua vida, guardá-la-á para a vida eterna.” (Jo 12:25)

O Senhor nos diz que alguém pode perder sua alma pela simples razão de amar sua própria alma.

O que significa amar nossa alma? É satisfazer todos os nossos desejos e agradar todas as nossas paixões. Se o Senhor, por exemplo, nos chama para deixar de fazer uma certa coisa, precisamos pôr de lado a nós mesmos e então obedecer ao Senhor.

Todas as vezes que o obedecemos, devemos nos pôr de lado. Não teremos sucesso em buscar obedecer a vontade do Senhor se amamos nossas próprias almas. Como um exemplo a mais, o Senhor poderia querer que abandonássemos esta coisa ou aquela pessoa que carinhosamente amamos. Continuaríamos a segui-Lo se amassemos nossas almas? Quão freqüentemente somos apegados a uma pessoa ou a uma coisa a ou uma questão. Muitos são cercados por amigos; eles recusam deixar suas almas caminharem insatisfeitas.

Não precisamos mencionar muitas coisas obviamente erradas pois somos bem conscientes de que elas são pecaminosas. Mas as coisas as quais normalmente tiramos grande prazer são coisas sobre as quais somos insensíveis como se fossemos apegados a elas. Sabemos que dinheiro é uma palavra muito ignóbil para ser mencionada; ainda assim quantas pessoas há que não desejam ter parte com ele! Um vestido ou uma deliciosa iguaria pode enlaçar uma pessoa.

Porque é tão duro para o homem não amar sua própria alma? Porque por não amar sua alma, ele deliberadamente a faz sofrer. Amar sua alma é não deixá-la sofrer. No entanto por amá-la, a pessoa invariavelmente a perderá. Porque ela já terá cedido para sua alma os excessivos desejos e desfrutes.

Quando a alma sofrerá perda? No tempo em que o Senhor estabelecer o reino. Qualquer um que amar sua alma nesta era não estará apto para desfrutar da glória com o Senhor no tempo futuro. Cremos que tanto a possessão da vida eterna bem como a entrada no céu são assuntos certos e positivos. Mas com relação ao assunto do reinar no reino milenar e experimentar futuro desfrute na alma – isto requer que não amemos nossas almas hoje.

Afirmei antes e afirmarei novamente agora que assim como Deus coloca diante do pecador o céu ou o inferno para que ele escolha (e se o pecador pode ver claramente ele sem dúvida escolherá o céu), Deus também coloca o reino e o mundo diante do cristão para que ele escolha. Escolhemos o reino? Ou escolhemos o mundo? Quão triste é que o pecador goste de escolher o céu, ao passo que um grande número de cristãos prefere ter o mundo! Muitos de nós pensamos que ser salvo é suficiente; no entanto vamos perceber que depois que nascemos de novo Deus coloca o futuro reino diante de nós para escolhermos.

Aquele que está satisfeito agora perderá a satisfação na glória e não desfrutará mais. “Quem ama a sua vida, perdê-la-á” declara o Senhor, “e quem neste mundo odeia a sua vida, guardá-la-á para a vida eterna”. – Quão intimamente enlaçada está a nossa alma ao mundo! Amar a alma neste mundo é gratificar-se a si mesmo neste mundo. Comer e se vestir bem, ter muitos amigos e fãs, e gozar de fama e louvores entre homens – tudo é desejável mas fazem alentar a alma! No entanto aquele que alenta sua alma agora a perderá no reino.

Perder a alma não é ir para o inferno fazendo com que a alma sofra mas é não poder reinar com o Senhor.

Extraído do livro “A Salvação da Alma” – Watchman Nee

Post anterior
Uma Importante Decisão
Próximo post
A Oração do Apóstolo Paulo

3 Comentários. Deixe novo

  • Juliana dos Santos Quintino
    5 de dezembro de 2021 05:59

    Bom dia,
    Acordei e veio a mim esse versículo na Bíblia online, porém não consegui entender, mas busquei esse site e aprendi corretamente o significado. Fiquei super feliz com o aprendizado, esse site é maravilhoso, nos dá entendimento, e explica de uma forma fácil de entender o quanto é importante nossa salvar nossa alma. Obg que Deus abençoe vcs.

    Responder
  • gleyciane da cruz maciel
    12 de março de 2024 23:54

    Eu amei a explicação muito obrigado

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.