Participante de Cristo
“Quem creu em nossa pregação? E a quem foi revelado o braço do SENHOR?” (Isaías 53:1).
Em Isaías 53 temos a resposta para tudo! T. Austin-Sparks considera esse o capítulo mais abrangente da Bíblia. Ali temos a descrição de “a quem” foi revelado o Braço do Senhor. O Senhor vindicou o Seu Servo – evidenciou a Sua aprovação, como que atestando: “MEU SERVO ESTAVA CERTO”. Essa é a chave. O SERVO é vindicado! O Seu fruto é indestrutível, está estabelecido. Deus ali colocou o Seu selo.
Outro exemplo desse princípio pode ser visto na vida do Apóstolo Paulo. Ele trabalhou muito na região da Ásia (At 19:10,26), mas, mesmo depois de ter partido, o Senhor retorna para falar com as sete igrejas daquela região (Ap 1-3) e essa é uma das evidências de que o Senhor aprovou toda a obra feita por Paulo.
Alguns Princípios em Isaías 53
Nessa porção das Escrituras temos a descrição do Servo e dos Seus sofrimentos. Aquele que está descrito em Isaías 53 é Quem iria ver a manifestação do braço do Senhor. Ele foi objeto de tragédia, aflição e incompreensão.
“Quem creu na nossa pregação?”
É importante perceber que, antes dos registros de Isaías 53, onde o Senhor mostra os sofrimentos que Seu servo deveria passar, temos o capítulo 52, evidenciando o que aconteceria no final com o Servo: “Eis que o meu Servo procederá com prudência; será exaltado e elevado e será mui sublime” (Is 52:13). Ou seja, o Senhor mostra primeiro a exaltação final de Seu Servo, para depois mostrar Seus sofrimentos.
O Servo mencionado nos capítulos 42, 52 e 53 de Isaías é uma referência clara de Cristo. Vemos também Ele assim sendo chamado 11 vezes no Novo Testamento. Mas, além de Cristo, O Senhor chama também de Servo: a Israel (Is 41:8 / 44:1,2,21 – Israel falou) e a Igreja (Is 54:17 / 65:13,14 – Crentes fiéis no plural).
O servo Jesus Cristo é único – e só Ele poderia levar a termo a obra da expiação. Mas se tomarmos essa palavra no sentido puro do serviço, Israel e a Igreja também estão envolvidos, e tudo tem como base o mesmo princípio. Se voltarmos para o texto de Isaías 52:13, que descreve o destino final do Servo, podemos remetê-lo à Filipenses 2, onde o apóstolo Paulo faz menção do Servo obediente e exaltado.
“Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz” (Fp 2:5-8).
Veja o fim do Senhor em Isaías 53: “Ele será exaltado, verá o fruto do Seu trabalho, será satisfeito”, isso estava estabelecido desde o início.
O mesmo princípio se aplica a nós – os também Servos:
“Ora, se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo; se com ele sofremos, também com ele seremos glorificados” (Rm 8:17).
“Se perseveramos, também com ele reinaremos” (1Tm 2:12).
Há 3 palavras em destaque no capítulo de Isaías 53: iniquidade, transgressão e pecado, nos remetendo à Levítico 16:16,21. Jesus foi o bode expiatório.
“O braço do Senhor não se separa da CRUZ! O suporte, a presença, o poder do Senhor, TUDO só pode acontecer no terreno da CRUZ do Senhor Jesus” (T. Austin-Sparks).
O Braço do Senhor opera por meio da cruz – “Cristo crucificado, poder de Deus”. Ele nunca poderá operar na nossa independência e individualismo.
Deus vindica o Seu Filho – o viver é Cristo – esse foi o segredo de Paulo! Se tentarmos tomar parte na obra de Deus para contibuir para seu sucesso, Deus vai nos deixar ter toda a responsabilidade sobre ela. A obra é Dele, e Dele somente!!!
“Que tenhamos uma paixão pela Honra, Glória e o Nome do Filho de Deus e Ele fará o resto” (T. Austin-Sparks).
Baseado em um texto de T.Austin-Sparks, do livro “To Whom the Arm of the Lord is Revealed”.
4 Comentários. Deixe novo
Estou sem saber explicar esta parte quem manifestou o braço do senhor
Prezada Marta, o texto é baseado em Isaías 53:1 “E a quem foi revelado o braço do SENHOR?” – ou seja, para quem o Senhor manifestou seu braço, indicando Seu apoio, Sua força? Vemos um exemplo disso em Êxodo 6:1, quando Deus tirou o povo de Israel do Egito, “com mão poderosa, e com braço estendido”. Tudo isso indica o apoio e aprovação do Senhor. Então, o texto fala que Isaías 53 indica que JESUS é O GRANDE SERVO, e ELE é a nossa referência de A QUEM o Senhor revela o Seu braço. O texto de Isaías não indica alguém manifestando o braço do Senhor, mas O SENHOR REVELANDO O SEU BRAÇO AO SEU SERVO, no caso Jesus. Isso pelo caráter e obediência do Senhor Jesus. Ele manifestou o Seu braço ao Seu SERVO e ainda manifesta àqueles que compartilham do Seu Espírito (de servo obediente como em Isaías 53). Espero ter ajudado a compreender melhor o texto.
Jesus não seria o Braço do Senhor que foi revelado depois de tantos anos??? O mistério que esteve oculto, dentre todos os séculos e todas as gerações? Mas que agora foi manifesto, Cristo em nós, a esperança da Glória! Jesus alcançando a humanidade que outrora estava perdida… o braço do Senhor alcançando aquilo que havia se perdido… Assim como em Ezequiel 37 diz que a mão do Senhor é Espírito Santo! A mão do Senhor estava sobre mim, e por seu Espírito ele me levou a um vale cheio de ossos. O Espírito Santo a mão que nos guia, nos ajuda, nos mostra o caminho… Nos inspira a viver de modo digno da vocação ao qual fomos chamados! Esse mesmo Espírito que conduziu Jesus para o deserto… A mão de Deus que o levou até lá pra cumprir todo o plano… Pra Deus tocar novamente na humanidade ele precisou do braço e da mão!! Esse Deus Trono novamente entrando em ação como uma grande equipe para resgatar o que tinha sido criado pelos 3 (Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo) em Gênesis 1:26 – Façamos o homem a nossa imagem, conforme a nossa semelhança…
Maravilhoso
Ao None de JESUS Toda HONRA e Glória !!!!
À DEUS Obediência de Jesus MARIA e José = O SIM = FIAT PERFEITO À Plena Vontade do PAI !!!!