Participante de Cristo
“Onde está o SENHOR, Deus de Elias?” (2 Reis 2:14).
Essa pergunta foi feita por Eliseu diante das águas do Jordão, logo depois que Elias foi arrebatado até os céus, deixando cair seu manto diante dele. Se compreendermos o momento em que o profeta Elias foi levantado em Israel, compreenderemos sua importância para nós nos dias de hoje. O reino de Israel estava em apostasia, e nada menos que um poderoso ministério profético poderia ser um testemunho do Deus vivo naquele momento tão crítico.
Elias foi uma pessoa chave no tempo em que viveu. Mas vamos descobrir, por meio de pistas deixadas na própria palavra de Deus, que o segredo não era o “homem” Elias.
Muitos anos à frente, anunciando à Zacarias a respeito do nascimento de seu filho, o anjo falou que João Batista iria adiante do Senhor no “espírito e poder de Elias” (Lc 1:17).
Também, falando sobre oração, o nome de Elias novamente é mencionado por Tiago:
“Elias era homem semelhante a nós, sujeito aos mesmos sentimentos, e orou, com instância, para que não chovesse sobre a terra, e, por três anos e seis meses, não choveu. E orou, de novo, e o céu deu chuva, e a terra fez germinar seus frutos” (Tg 5:17,18).
Juntando esses trechos do Novo Testamento, podemos compreender que o Espírito que estava em Elias foi a chave para a sua vida. Eliseu certamente sabia qual era o segredo de Elias, e por isso pediu ao profeta uma porção dobrada do seu espírito. Não é à toa que os milagres realizados através de Eliseu foram o dobro dos realizados através de Elias!
O encargo do nosso coração nesses dias é aprender, aos pés do Senhor, alguns segredos ocultos na vida desse grande profeta, que foi um homem semelhante a nós, sujeito aos mesmos sentimentos, mas que fez uma grande diferença na sua geração. Que possamos ser encorajados a aprender com o Senhor e ser conduzidos nesse caminho, para sermos também “seguidores do Cordeiro, por onde Ele for” (Ap 14:4).
1 Comentário. Deixe novo
Muito bom esse estudo! Deus o abençoe!