Igreja em Casa – O que podemos aprender com Noé?

Print Friendly, PDF & Email

O QUE PODEMOS APRENDER COM NOÉ?

“Assim como foi nos dias de Noé, será também nos dias do Filho do Homem: comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e veio o dilúvio e destruiu a todos” (Lucas 17:26-27).

“E não poupou o mundo antigo, mas preservou a Noé, pregador da justiça, e mais sete pessoas, quando fez vir o dilúvio sobre o mundo de ímpios” (2 Pedro 2:5).

Noé era um homem justo e íntegro, que viveu em um tempo onde o mundo todo havia se desviado. A bíblia diz que ele andava com Deus. Esse homem foi avisado antecipadamente sobre algo terrível que aconteceu no mundo antigo. O que podemos aprender com ele?

Alguns pontos importantes a respeito de Noé:

  1. Seu nome significa Descanso. A palavra diz que ele achou graça diante de Deus. Ele foi salvo da mesma forma que nós fomos, pela graça, mediante a fé (Gn 6:8; Hb 11:7).
  2. Ele obedeceu a Deus em tudo, mesmo quando um dilúvio parecia totalmente improvável. Sua obediência foi ativa, pois ele precisou construir a Arca. O escritor de Hebreus diz que ele o fez em temor, pois nada ao seu redor dava a ele a impressão de que a Palavra de Deus era real (Hb 11:7).
  3. Noé precisou ser paciente. Em todo o processo – construção da arca, a entrada nela, o período durante o dilúvio e o tempo de sair da arca – Noé dependia de direções estritas de Deus. Ele era um homem que havia aprendido a andar com Deus, por isso sabia esperar pacientemente por Sua direção.
  4. Noé andou com Deus. Isso é algo impressionante! Em um tempo quando a apostasia era completa – todos ao seu redor haviam se desviado – esse homem conseguiu viver uma vida de comunhão com o Senhor. Essa vida possibilitou a salvação da sua casa, dos animais e a preservação tanto das espécies humana e de animais.

Para estudar mais a respeito desse patriarca:

Leitura 1

Gênesis 6:1-10 – Nesse texto vemos um retrato do que aconteceu com a humanidade pré-diluviana. Deus claramente vê a maldade do homem, mas também nota uma pessoa especial. Essa pessoa atrai a Sua graça. Graças à esse homem, temos um “porém” – “Porém Noé achou graça diante do SENHOR” (Gn 2:8). Não podemos deixar de nos lembrar das palavras do apóstolo Paulo em Efésios, que nos lembra da nossa natureza e do mundo: “Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, — pela graça sois salvos” (Ef 2:4,5). Que maravilha! “Noé achou graça diante do SENHOR”, “pelas graça somos salvos”. Essa é a base da salvação.

Leitura 2

Gênesis 6:11-22 – No verso 13, vemos algo maravilhoso: “Então, disse Deus a Noé”. Como Amós bem retratou: “Certamente, o SENHOR Deus não fará coisa alguma, sem primeiro revelar o seu segredo aos seus servos, os profetas” (Am 3:7). Deus se expressa ao seu servo, revela o Seu propósito e mostra o caminho de escape. Deus estabelece uma aliança com Noé. “Assim fez Noé, consoante a tudo o que Deus lhe ordenara” (vs 22). O servo crê nas Palavras do Senhor e age de acordo com ela.

Leitura 3

Gênesis 7:1-16 –  Sete dias antes do dilúvio, Deus chama Noé para dentro da Arca. A primeira vez que Noé é mencionado na Bíblia, ele tinha 500 anos (Gn 5:32). Quando o dilúvio inundou a terra, ele tinha 600 anos (Gn 7:6). Isso indica que ele pode ter aguardado aproximadamente 100 anos até o cumprimento da palavra do Senhor. Noé foi mais uma vez obediente, agindo pela fé, não por vista. A palavra diz que “o Senhor fechou a porta após ele”.

Leitura 4

Gênesis 7:17-24 – O dilúvio durou aproximadamente um ano. Tempo suficiente para a fé de Noé ser fortalecida. Nesse tempo, “ficou somente Noé e os que com ele estavam na arca”. Ali eles viveram da provisão que tinham tomado e da graça de Deus. Ao seu redor era total desolação, mas ali na arca, eles experimentavam salvação (Leia também 1Pe 3:18-21).

Leitura 5

Gênesis 8:1-19 – A palavra diz: “Lembrou-se Deus de Noé e de todos os animais selváticos e de todos os animais domésticos que com ele estavam na arca” (vs 1). Deus nunca se esquece dos Seus. O processo da saída da arca se inicia com o baixar das águas, mas Noé só saiu quando Deus lhe disse para fazê-lo. O servo continuou vivendo na mesma dependência de outrora, e dessa forma foi preservado até o fim. Como Moisés bem disse em Deuteronômio 8:3, “não só de pão viverá o homem, mas de tudo o que procede da boca do SENHOR viverá o homem.

Leitura 6

Gênesis 8:20-9:19 – Noé levantou um altar, fez uma oferta queimada e o Senhor estabeleceu uma aliança com ele. Essa maravilhosa aliança estabelecida com Noé garantiu que não ocorreria mais dilúvio sobre a terra, como aconteceu naquela ocasião (vs 11). Essa aliança foi incondicional com todos os seres viventes e é eterna (veja Ap 4:3).

Leitura 7

Gênesis 9:20-29 – Um homem justo, que anda com Deus, pode falhar. Esse registro nos mostra um momento de deslize na vida desse homem. Será que ele deixou de andar com Deus? Não sabemos o que aconteceu, mas o Senhor deixa esse registro para que possamos atentar para nossa caminhada (1Co 10:12). Finalmente, sabemos pelo testemunho no Novo Testamento e de outros profetas do Antigo Testamento que Noé foi um homem justo. Como todos nós, ele pôde ter um testemunho do Senhor positivo a seu respeito (Ez 14:14,20; Hb 11:7; 2Pe 2:5).

Textos selecionados:

Noé – Um Andar Mais Próximo Com Deus
Poder com Deus
Nos Dias de Noé
Nos Dias de Noé – Deus Cuida dos Seus
Nos Dias de Noé – Deus se Lembra dos Seus

Post anterior
Nos Dias de Noé – Deus se Lembra dos Seus
Próximo post
A Revelação de Jesus Cristo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.