O Sangue e a Adoração

Print Friendly, PDF & Email

Watchman Nee (1903-1972)

Tendo, pois, irmãos, intrepidez para entrar no Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus,  pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou pelo véu, isto é, pela sua carne, e tendo grande sacerdote sobre a casa de Deus, aproximemo-nos, com sincero coração, em plena certeza de fé, tendo o coração purificado de má consciência e lavado o corpo com água pura” (Hebreus 10:19-25).

Consideremos brevemente a respeito de como aprenderemos a louvar a Deus. Ao se aproximam de Deus, alguns crentes sentem que não estão com o humor adequado para isso, outros acreditam que não se comportaram bem o suficiente na semana anterior, e ainda outros têm a consciência que não obedeceram a Palavra de Deus. Pelas mais variadas razões, eles não conseguem se aproximar para adorar a Deus espontaneamente e com ternura nos corações. Por isso, iremos analisar como os homens devem se achegar a Deus para adorá-Lo.

O Sangue é a Base para Todo Louvor

Muitos nutrem a ideia de que devem se achegar a Deus e adorá-Lo, porque realizaram boas obras que são dignas do Seu louvor. Tais pessoas não conseguem se achegar e adorar ao Senhor se não se comportaram bem e se fizeram coisas desagradáveis a Deus.

Precisamos compreender que nossa conduta, boa ou má, não tem uma relação direta com nossa aproximação de Deus: “Tendo, pois, irmãos, intrepidez para entrar no Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus” (Hb 10:19). Nos é dito nesse verso de Hebreus que nossa aproximação de Deus é baseada em nada além do sangue do Senhor Jesus.

Não são boas obras, nem zelo e nem experiências espirituais que nos qualificam a nos aproximarmos de Deus. O sangue do Senhor Jesus é o único meio que nos capacita a nos aproximarmos Dele. Se alguém falhar em ver o sangue do Senhor Jesus como base suficiente para se aproximar de Deus, posso dizer com franqueza que essa pessoa não terá a menor possibilidade de conseguir se achegar a Ele.

Alguns de nós, que nos aproximamos para louvar o Senhor, pecamos, outros caíram gravemente, e alguns podem ter até mesmo escorregado. Como poderemos louvar em comum acordo, se nossa aproximação de Deus depende da condição espiritual de cada um de nós? Nossas mãos podem não estar limpas, ao contrário, podemos tê-las manchadas e sujas; e ainda assim poderemos louvar a Deus com ousadia, porque existe o Sangue. Sem o sangue, não há louvor, mas com o sangue, o louvor se torna possível. O sangue do nosso Senhor Jesus é efetivo não apenas na terra, mas também no céu. Não apenas na cruz, mas também diante do trono. Ele nos possibilita entrar no santo lugar e adorar a Deus.

Certas pessoas encaram isso como uma graça exagerada, não percebendo que apenas por meio do sangue podemos louvar. Verdade, essa graça é superabundante, mas não é exagerada.

Se o Senhor perdoasse nossos pecados e nos desse acesso para adorá-Lo de forma descuidada, então isso seria muita graça. Ainda assim, preciso declarar que aqueles que tem mais conhecimento Bíblico, uma experiência espiritual mais profunda, e um maior número de boas obras não são mais qualificados que os demais para adorar a Deus.

Cada um de nós que deseja se achegar a Deus precisa do sangue, pois todos precisamos do limpar do precioso Sangue para nos capacitar para essa aproximação. Deus não aceitará nenhum louvor de qualquer assembleia que substitua o Sangue por boas obras ou por experiências espirituais. Da mesma maneira, aqueles, que dependem de suas obras e experiência da semana anterior como uma condição para louvar, nada sabem a esse respeito. Vamos nos aproximar e adorar a Deus por meio do Sangue.

O Louvor da Nova Aliança e o da Antiga Aliança

Muitos acreditam que os cristãos da Nova Aliança possuem muitas similaridades com os filhos de Israel. Eles sugerem que o louvor dos filhos de Israel tinha três níveis. O primeiro nível era o da oferta dos sacrifícios de animais fora da tenda da congregação; o segundo era o do serviço no santo lugar, e o terceiro era o ministrar a Deus no Santo dos santos. Dessa forma, eles sugerem que o louvor dos cristãos também deveria ser dividido nesses três níveis. Mas, quem quer que advogue esse tipo de louvor, não sabe o que é cristianismo, nem conhece verdadeiramente a sua essência.

Sabemos que somos diferentes dos filhos de Israel no louvor, já que todos nós podemos ter acesso ao Santo dos santos e adorar a Deus por causa do Sangue; e isso não era possível aos filhos de Israel.

A Aliança do Antigo Testamento apresenta-nos uma figura de distância, porque a congregação não poderia fazer nada por si mesma. Eles não poderiam louvar diretamente a Deus. Mesmo o imolar do gado ou da ovelha deveria ser realizado pelos sacerdotes. Eles eram separados de Deus e não poderiam se achegar a Ele.

Isso não acontece no Novo Testamento. Cada crente pode adorar no Santo dos santos, e ninguém deve louvar no lugar de outra pessoa. Falando de forma estrita, nem mesmo o Senhor Jesus louva em nosso lugar.

É bem verdade que o período do Antigo Testamento dividia os adoradores em três classes: a congregação, os sacerdotes e o sumo-sacerdote. Apenas o sumo-sacerdote poderia entrar no Santo dos santos uma vez por ano com o sangue; ninguém mais.

Mas hoje, cada um de nós é como o sumo-sacerdote, porque todos podemos entrar diretamente no santo dos santos. Dizemos que o Senhor Jesus é o grande Sumo-sacerdote. Ele é verdadeiramente o nosso Sumo-sacerdote diante de Deus o Pai, e todos somos sacerdotes. Mas no momento do louvor não é assim.

Alguns dizem que Cristo faz tudo por nós, uma vez que Ele é nosso Mediador. Ainda assim, os versos 19 e 20 de Hebreus 10 nos dizem que o Senhor Jesus morreu por nós para que pudéssemos nos aproximar de Deus por nós mesmos.

O sangue no altar – mencionado tanto no Antigo Testamento como no Novo – era, e ainda é, para a remissão dos pecados. Mas o sangue derramado na cruz também capacita o homem a se aproximar de Deus.

Alguns podem até mesmo ser levados a acreditar que precisam do sangue da cruz para o perdão dos pecados, mas que dependem de suas próprias obras para se aproximar de Deus. Assim, tem ousadia para louvar, cantar e orar quando fizeram boas obras durante a semana; mas se não foram muito bem em outra semana, consideram-se inadequados para adorar. Eles não ousam abrir seus lábios, e não tem fé em suas orações. Mas ao fazer isso, eles desvalorizam o valor do Sangue; porque adoramos por meio do Sangue, da mesma forma que foi por meio dele que recebemos perdão dos pecados.

O Sangue mencionado em Romanos e Hebreus

Romanos e Hebreus falam do sangue. Entretanto, cada livro retrata um dos seus aspectos. Romanos menciona o sangue sobre o propiciatório, indicando o aspecto da expiação do nosso pecado. Hebreus fala do sangue diante do véu, que trata de outro aspecto – da nossa aproximação de Deus. Isso porque o sangue não somente nos possibilita o perdão e limpeza do pecado, mas também nos conduz à aproximação e louvor a Deus.

Ainda assim, alguns podem questionar que não se comportaram bem durante aquela semana, e por isso não ousam se aproximar de Deus com ousadia. Então vamos nos perguntar: ‘Quando seremos bons o suficiente para sentirmos que não existe nada de errado conosco, ao ponto de termos ousadia para nos achegarmos e louvarmos a Deus?’ Quanto tempo precisaremos aguardar por tal dia? Quando, então, nosso coração será capaz de irromper em aleluias? Se formos depender da nossa própria capacidade, só seremos capazes de adorar quando formos finalmente arrebatados! Vejamos que nosso louvor não é determinando por nossas obras, mas pela nossa confiança no Sangue.

Suponha que os discípulos mais queridos do Senhor – Pedro, João e Paulo – nos encontrassem hoje, e nós fôssemos adorar da mesma maneira que eles. Deixe-me dizer que os três só poderiam fazê-lo pelo Sangue, e pelo Sangue somente. Não pense que Pedro, João e Paulo iriam louvar porque são mais próximos de Deus e mais aceitáveis a Ele. Nada disso! Se qualquer um de nós nutrir esse tipo de pensamento, acredito que os três seriam os primeiros a se levantar contra essa ideia. Eles seriam capazes de se aproximar do Senhor apenas por meio do Seu Sangue, assim como nós.

Se Aproxime de Deus com Ousadia

Ouvi pessoas dizerem que estariam satisfeitas se pudessem subir até os céus e ao menos ficar atrás da porta! Que pudéssemos perceber que não precisamos rastejar para louvar ao Senhor com tal temor e tremor! Ousadia é a maneira certa de nos achegarmos a Deus. Temos autoridade para ser Seus filhos, porque isso foi prometido pelo Senhor.

Quando era jovem, meu coração saltava sempre que via alguém. Temia ser recusado em uma entrevista. Não ousava bater em uma porta com força, para não incomodar. Não tinha coragem suficiente para encontrar as pessoas. Mas essa não é a maneira de nos achegarmos a Deus! Chegamos a Ele com autoridade, porque recebemos um mandamento para isso, assim como bateria ousadamente na minha própria porta, entrando naturalmente por ali.

Devemos ter tal atitude quando chegamos ao Santo dos santos para encontrar a Deus. Se verdadeiramente conhecermos o valor do Sangue de Jesus, isso certamente acontecerá. Conhecer o valor do Sangue é a única condição para o louvor. Para termos uma reunião de louvor poderosa, precisamos permanecer sob o Sangue. Mesmo o mais fraco e pobre dos crentes tem a mesma autoridade para louvar que os apóstolos tiveram. O valor e a eficiência do Sangue nunca poderão ser diminuídos pela obra de uma pessoa. Cada vez que adoramos, a nossa adoração deve ser por meio do Sangue de Jesus. Nossas boas obras não acrescentam nada a isso.

Quando partimos o pão (o corpo de Cristo), isso significa que o véu (esse corpo de Cristo) foi rasgado. Todos os obstáculos para o Santo dos santos foram removidos. Beber do cálice representa a morte do Senhor em nosso favor. Seu sangue nos dirige a nos aproximarmos de Deus. Preciso enfatizar fortemente que nossa fraqueza não interfere em nada com nossa aproximação de Deus. A única base é o Sangue. Se olharmos esse Sangue, podemos diariamente nos achegar a Deus, sem nos desencorajarmos.

Lembre-se de como você se achegou ao Senhor pela primeira vez, com todos os seus pecados, invocando o nome do Senhor. Da mesma maneira, podemos ousadamente chegar e louvar a Deus hoje sem medo de sermos impedidos pelas nossas obras, se apenas olharmos para o Sangue do Senhor. Que possamos compreender isso, então poderemos louvar em comum acordo. Pelo sangue do Senhor temos autoridade para servir e louvar a Deus.

Tradução do capítulo 5 do livro “From Faith to Faith”, de Watchman Nee, publicado pela Christian Fellowship Publishers.

Post anterior
Você Precisa de Vida?
Próximo post
Asas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.