A Restauração do Testemunho do Senhor – Parte 4

Print Friendly, PDF & Email

T. Austin-Sparks (1888-1971)

“Então, lhe falou Pedro: Eis que nós tudo deixamos e te seguimos; que será, pois, de nós?” (Mateus 19:27).

Essa série de quatro mensagens é uma coletânea de textos dos irmãos Stephen Kaung, Watchman Nee e T.Austin Sparks, escritos em diferentes oportunidades e publicadas em livros distintos. Nosso trabalho foi de coletar tais preciosidades em seus livros e reuni-los aqui para compor o assunto dessa série.

O tema diz respeito ao remanescente, como foi necessário que eles retornassem à Jerusalém quando toda a tribo de Judá estava cativa na Babilônia, e como isso se aplica a nós hoje como igreja que vive no tempo do fim.

Na primeira mensagem, o nosso irmão Stephen Kaung nos mostrou como, após setenta anos na Babilônia, a maioria do povo de Deus estava enraizada na terra do cativeiro, onde haviam construído suas próprias casas e estabelecido seus próprios negócios. Eles estavam satisfeitos em continuar vivendo ali. Mas, aqueles que vivem para Deus precisam retornar.

Na segunda mensagem, usando exemplos da própria Palavra de Deus, Stephen Kaung e Watchman Nee nos falaram do primeiro dos três princípios fundamentais relacionados ao processo de restauração: A Necessidade de uma Revelação do Propósito Eterno de Deus.

Na terceira mensagem aprendemos com os nossos irmãos Kaung e Nee sobre os outros dois princípios, relacionados à Vontade e o Tempo de Deus e ao fato de que a Obra deve ser feita Mediante o Poder de Deus.

Agora fica a grande pergunta: E aqueles que foram em frente com o Senhor? Aqueles que abriram mão de tudo, que passaram por tantos sofrimentos… e eles? É o que queremos descobrir nessa quarta e última mensagem da série, escrita em 1931 pelo nosso irmão T.Austin Sparks.

A Lista de Honra de Deus

“São estes os cabeças de famílias, com as suas genealogias, os que subiram comigo da Babilônia, no reinado do rei Artaxerxes” (Esdras 6:1).

“Mas Jesus, sabendo disto, disse-lhes: Por que molestais esta mulher? Ela praticou boa ação para comigo. Porque os pobres, sempre os tendes convosco, mas a mim nem sempre me tendes; pois, derramando este perfume sobre o meu corpo, ela o fez para o meu sepultamento. Em verdade vos digo: Onde for pregado em todo o mundo este evangelho, será também contado o que ela fez, para memória sua” (Mateus 26:10-13).

Existe um outro aspecto que é digno de menção. Aquele povo que retornou e abriu mão de tudo, tinha um valor especial para Deus. Como sabemos disso? Na Palavra de Deus, o capítulo 8 de Esdras foi inteiramente devotado à registrar nominalmente cada um daqueles que voltaram para Jerusalém. Deus se lembra de cada um… cada um, de cada grupo que retornou, teve seus nomes registrados não somente na Palavra de Deus, mas no Seu coração por toda a eternidade.

É impressionante pensar na importância que o Deus Altíssimo dá à manifestação de amor de criaturas tão pequenas como nós! Cada ato, por menor que seja, sendo feito com verdadeiro amor e entrega de coração, nunca será apagado da memória Divina.

Encontramos vários nomes mencionados no texto de Esdras 6, nomes dos “que subiram comigo da Babilônia“. Ali temos um registro daqueles que se separaram completamente para seguir com Deus; e é como se o Espírito Santo estivesse tomando a pena e registrando os nomes de homens que assumiram responsabilidade pelo testemunho com Deus; e Ele está enumerando cada uma daquelas pessoas que foi até o fim com Ele, pois o Espírito Santo teria feito algum comentário se alguém tivesse parado no caminho. Não, estes deixaram a relativa facilidade e conforto da Babilônia por uma jornada longa e difícil, repleta de muitos perigos, e voltaram para uma cidade arruinada.

Havia trabalho árduo, sofrimento, oposição e assim por diante, mas eles estavam dispostos a pagar o preço e seguir em frente; e estes são aqueles cujos nomes foram gravados separadamente com tal cuidado, que seus nomes permanecerão enquanto a Bíblia existir. Eles são “chamados, eleitos e fiéis” [Ap 17:14], inteiramente para Deus, qualquer que seja o preço.

Dando uma Chance a Deus

O que vemos em seguida é Esdras proclamando um jejum (8:21-23). O que isso representa espiritualmente? Diria apenas isto: o Senhor vendo você! Isso é tudo. Sim, foi um teste de fé novamente, pois aquela foi uma jornada de . Pode mesmo o Senhor nos ver, não seria melhor falar com o rei? Em outras palavras, fazer um bazar, um apelo por ajuda; certificar-se por um salvo conduto – é isso que aquela posição representava.

Mas nos posicionamos no sentido de que podemos seguir sem os recursos do mundo; de que podemos contar com DEUS, pois ELE nos vê; esse é o testemunho, amado – DEUS ESTÁ NOS VENDO – esse é nosso salvo conduto bem-sucedido e triunfante. Coloque os Salmos 121-134 depois do texto de Esdras 8:21; observe que há uma ascendência neles o tempo todo, uma forte nota de confiança e vitória. Alguns pensam que esses salmos foram cantados nesta jornada. Eles expressam essa total confiança em DEUS – “Como em redor de Jerusalém estão os montes, assim o Senhor, em derredor do seu povo” [Sl 125:2]. Isso é algo melhor que todos os cavaleiros e cavalos deste mundo. O Senhor pode ver você através de todas as circunstâncias. Confie Nele; não desça ao Egito nem ao rei da Babilônia em busca de ajuda; dê ao Senhor uma chance de sustentar Seu próprio testemunho.

Assim, o remanescente seguiu nesta jornada de fé, e o Senhor vindicou a sua confiança.

O Depósito da Fé

Esdras 8:24-30 trata do depósito, da santa oferta voluntária ao Senhor: “Vigiai-os e guardai-os até que os peseis na presença dos principais sacerdotes, e dos levitas, e dos cabeças de famílias de Israel, em Jerusalém” (vs 29). É abençoado considerar isso como o depósito que o Senhor nos confiou no princípio da nossa caminhada. É o que o apóstolo escreve a Timóteo: “guarda o que te foi confiado” (1 Timóteo 6:20). Pelo Seu testemunho, o Senhor confiou ao vaso as coisas que representam a plenitude de Sua salvação. Temos o bronze, a prata e o ouro; sabemos o que isso significa, e tudo isso é o depósito, as coisas sagradas da “fé que uma vez por todas foi entregue aos santos” [Jd 3]. Aqueles grandes fatores de salvação – Justiça – Redenção – e Santificação.

O bronze que você encontra imediatamente quando adentra o átrio – o Altar de Bronze – com todo o seu maravilhoso significado do corpo do Senhor Jesus plena e totalmente consagrado à vontade de Deus, “nessa vontade é que temos sido santificados” – toda a Oferta Queimada que serviu para a nossa santificação (Hb 10:10). A prata da nossa Redenção e o ouro dessa conformidade com a Imagem Divina. Esse é o depósito da fé. Judas exorta os crentes a quem ele escreve que lutem fervorosamente pela fé que de uma vez por todas foi entregue aos santos; esse é o depósito que nos foi confiado no início de nossa caminhada e que será entregue no final da jornada. Paulo pôde afirmar no final de sua vida: “Guardei a fé” [2 Tm 4:7], e entregou tudo de volta no final, na consumada Casa de Deus.

Isso representa o ministério relacionado à Casa de Deus, todo o testemunho, o Evangelho completo. A fé completa que foi de uma vez por todas entregue aos santos é confiada a nós; e tem que ser consagrada dentro da Casa de Deus, salvaguardada na jornada, e finalmente deve ser apresentada ao Senhor sem mistura, o claro testemunho; nem um til caiu, mas tudo entregue.

Que o Senhor nos dê graça e força para guardar nossa confiança e apresentá-la a Ele dizendo: “Não perdemos nada, mantivemos a fé, corremos a corrida – doravante há uma coroa de justiça”.

Tudo isso é muito bom como verdade bíblica, mas se for somente até aí, falei em vão. Acredito que você tenha uma certa percepção de como as coisas estão hoje; estão terríveis espiritualmente, mas temos aqueles que buscam mais de Deus, se perguntando onde podem encontrar alimento espiritual.

O Senhor, creio eu, fará algo em nossos dias, um dia de pequenas coisas; e Ele começará tendo um instrumento com um encargo, com quem será depositada a revelação completa do Senhor Jesus; e que dará um passo de fé e confiará no Senhor; dando a Ele a chance de vindicar a Si mesmo. Que o Senhor nos constitua parte de tal instrumento e que atraia outros também. Pergunte ao Senhor sobre esse assunto e, se for verdade, que Ele o coloque em Seu coração e te traga para uma comunhão com Ele mesmo naquilo que Ele fará hoje.

A boa mão do nosso Deus estava sobre nós e livrou-nos das mãos dos inimigos e dos que nos armavam ciladas pelo caminho… pesamos, na casa do nosso Deus, a prata, o ouro, os objetos… tudo foi contado e pesado, e o peso total, imediatamente registrado” (Esdras 8: 31-34).

Extratos do artigo “O Tempo em Que Vivemos”, de T.Austin-Sparks, publicado no site www.austin-sparks.net.

Post anterior
A Restauração do Testemunho do Senhor – Parte 3
Próximo post
A Esperança do Nosso Chamamento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.