A Esperança do Nosso Chamamento

Print Friendly, PDF & Email

Christian Chen

No suor do rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, pois dela foste formado; porque tu és pó e ao pó tornarás” (Gênesis 3:19).

“Olhando Jesus para ele, disse: Tu és Simão, o filho de João; tu serás chamado Cefas (que quer dizer Pedro)” (João 1:42).

Quando o Senhor Jesus chamou o Apóstolo Pedro, Ele lhe disse: “Vem e segue-Me”. E a última palavra do Senhor Jesus para esse homem foi, “Vem e segue-Me”. Ele era um dos pescadores no mar da Galiléia. Pedro era um homem comum. Se Cristo não o tivesse chamado, ele teria sido simplesmente mais um no meio da multidão; ninguém, hoje, saberia quem foi Pedro. Mas, dentre tantos pescadores, o Senhor Jesus chamou Pedro. Esse é o chamamento com esperança! Sem esse chamamento, Pedro seria simplesmente um desconhecido no meio da multidão. Ele poderia ter vivido uma vida maravilhosa, mas teria sido somente isso.

Todavia, graças a Deus, um dia Cristo veio e buscou Pedro. Dentre tantas pessoas, Cristo encontrou Pedro e disse: “Segue-Me”. E a última palavra do Senhor Jesus para Pedro foi: “Segue-Me”. O Senhor Jesus estava dizendo a Pedro: “Você precisa deixar tudo e seguir-Me”. Às vezes, podemos achar que isso foi relativamente fácil para Pedro porque ele não possuía muitas coisas. Pedro era pobre, ele tinha algumas redes, alguns barcos, alguns peixes, e isso era tudo.

Uma Grande Honra

Seguir o Senhor Jesus seria sacrifício ou seria a glória de Pedro? Às vezes quando recebemos o chamamento de Cristo, temos medo que Deus nos peça para esquecermos e abandonarmos tudo.

Quando dizemos que recebemos o chamamento de Cristo, isso significa para nós um tipo de sacrifício. Mas pensar dessa forma é um erro, um erro muito grave. Um dia, Deus abriu os meus olhos e, então, pude entender que o chamamento de Cristo é uma grande honra, é uma grande glória para nós. Se não fôssemos chamados por Cristo, seríamos mais um no meio da multidão. Podemos viver uma vida maravilhosa, mas isso é tudo, não contribuímos em nada. Temos a nossa família, temos o nosso futuro e isso é tudo.

Graças a Deus, dentre tantas pessoas que existem neste mundo, Deus está chamando a você e a mim para seguir-Lhe. E Cristo disse: “Deixa tudo, abandona tudo. Para Pedro, abandonar tudo não significa muito, pois abandonar alguns peixes, abandonar alguns barcos ou algumas redes não era muito e, na realidade, ele não tinha muito para abandonar. Quando falamos que seguir a Cristo é um sacrifício, então o Senhor nos pergunta: “Quanto é que você tem? Todo o Universo está em minhas mãos e Eu estou te chamando para Me seguir”.

Qual é a esperança do nosso chamamento? Vejamos como o Senhor Jesus chamou a Pedro. Quando Cristo viu Pedro, Ele disse: “Tu és Simão, filho de Jonas.” Sabe o que isso significa? Em Israel muitos judeus chamavam-se Jonas, esse nome era muito popular, como João ou Maria. Aqui no Brasil, há muitas pessoas que se chamam Maria e João. O nome Jonas era muito comum na Palestina. Jonas, no Antigo Testamento, é João no Novo Testamento. Ao dirigir-se a Pedro dessa forma, o Senhor Jesus está lembrando a Pedro: “É uma honra para você ser chamado por mim. Você não é ninguém especial. Ora, tantas pessoas por aí se chamam João e Maria. Há tantos filhos de João e Maria por aí. Não é porque tenha algo especial que estou lhe chamando. Você é simplesmente como todos os outros, filho de Jonas, filho de Adão”.

Essa é nossa natureza. Se fomos chamados, não é porque há algo especial em nós, somos exatamente como todos os outros filhos de Jonas.

Se Cristo nos aceita como Seus discípulos, isso é uma honra para nós, não é honra para o Senhor. Lembremo-nos sempre disso. Spurgeon, um famoso pregador, disse certa vez: “Desejo que o meu filho, da posição de pregador, desça para a posição de servo de Deus e se humilhe cada vez mais até assumir a posição de um rei”. Esta é a glória de servir a Deus. Se Cristo nos chama, lembremo-nos da esperança do Seu chamamento. A esperança não está em mim, filho de Jonas, filho de Adão. Nada mais sou do que pó. Especialmente depois da queda do homem, nada somos.

A Vida de Adão: do Pó ao Pó

No suor do rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, pois dela foste formado; porque tu és pó e ao pó tornarás” (Gênesis 3:19).

Deus disse para Adão depois da queda: tu és pó, porque ele havia sido criado do pó. Mas Deus também disse, e ao pó tornarás. Isso significa que Adão um dia voltará ao pó. Isso significa morte. Ele era pó, e um dia ao pó retornaria; seria sepultado no pó. Do pó ao pó — esse é o passado e o futuro de Adão; esse é o passado e o futuro dos filhos de Adão: começa no pó e termina no pó.

Do Pó à Pedra

“Tu és Simão, o filho de João; tu serás chamado Cefas (que quer dizer Pedro)” (João 1:42).

Graças a Deus, quando Cristo chamou a Pedro, Ele disse: Você é o filho de Jonas, você será chamado Pedro. O que significa Pedro? Pedro significa pedra. Oh, quando somos salvos, não somos mais pótornamo-nos em pedra. Por essa razão, Pedro nos diz: Nós somos as pedras vivas, que chegamos à presença de Deus [1 Pe 2:5].

Graças a Deus, não há mais barro, não há mais pó, o barro agora passou a ser pedra. Mas, se Cristo chamou Pedro, Ele nunca desiste. Ele agora quer transformar Pedro e, devido a essa obra de transformação, podemos ver a condição final de Pedro.

No Capítulo 21 de Apocalipse, na Nova Jerusalém, há 12 pedras preciosas, e Pedro é uma delas [vs 14]. No princípio ele era pó, agora ele é uma pedra, e aquela pedra passou por uma transformação. Aquele Pedro, na sua natureza, era opaco, como uma pedra qualquer, dessas que você pega na rua e depois joga fora. Esse é Pedro. Opaco. Não é nada. É uma pedra, mas não uma pedra preciosa. Opaco, não uma pedra transparente. Mas, graças a Deus, por meio da obra de transformação do Espírito Santo, Pedro foi transformado.

Do Pó Para Pedra: De Pedra Para Pedra Preciosa

Desde o primeiro encontro entre o Senhor Jesus e Pedro, o Senhor começou Sua obra de transformação. Pedro, ao final, não é simplesmente uma pedra, mas tornou-se em uma pedra preciosa. Quando olhar para Pedro, verá um brilho semelhante ao fogo; enxergará nele um arco-íris, porque Pedro tornou-se transparente.

Que bom seria se pudéssemos ver a nós mesmos na vida de Pedro. Pedro sempre falava muito — ele deu muito trabalho para o Senhor. Da mesma forma nós, hoje em dia, também damos muito trabalho para o Senhor. Mas, graças a Deus, mesmo que sejamos como Pedro, vamos nos lembrar da esperança do nosso chamamento. A esperança do nosso chamamento significa que seremos transformados do pó para a pedra e, então, para pedra preciosa. Não é mais do pó para o pó. É do pó para pedra e, depois, da pedra para pedra preciosa.

É por essa razão que o Espírito Santo precisa trabalhar hoje em nós. Não podemos permanecer os mesmos porque, se vivemos nesta Terra, Deus tem um propósito conosco. Deus não irá descansar até que a beleza e a glória de Cristo possam ser vistas em nós e, dessa forma, mostraremos ao mundo a beleza e a glória de Cristo.

Sendo assim, não perderemos tempo neste mundo. Devemos nos lembrar que o Senhor voltará em breve. O tempo é curto — ele passa muito velozmente. Logo, logo passamos de jovens para homens e mulheres adultos. Mas por que motivo ainda estamos aqui? Há um propósito; ainda estamos aqui porque Deus não concluiu a Sua obra em nós. O Espírito Santo ainda tem algo a realizar em nós. Devemos nos lembrar que Jesus Cristo tem uma herança nos Seus santos. Um dia Ele voltará. Mas por que Ele voltará? Para limpar e enxugar todas as lágrimas, Ele voltará para nos encontrar. Mas isso não é tudo: Ele voltará para reivindicar a Sua herança. O Seu tesouro está nos santos. Hoje o Espírito Santo está trabalhando nessa direção.

Oh, que maravilhoso é que hoje, pela Palavra de Deus, podemos ver o processo da Sua obra em nossa vida. Cooperemos hoje com o Senhor, rendamo-nos ao Espírito Santo, deixemos que o Espírito Santo nos encha, deixemos que Ele nos controle e guie dia após dia. Dessa forma, seremos transformados à imagem do Senhor Jesus, de glória em glória.

Extratos do capítulo 1 do livro “Pedras Preciosas: Sendo Transformados de Glória em Glória”, de Christian Chen. Livro publicado pela Edições Tesouro Aberto. Edição do Kindle.

Post anterior
A Restauração do Testemunho do Senhor – Parte 4
Próximo post
Quem é a Babilônia?

1 Comentário. Deixe novo

  • Sisinio Braga. Pr.
    14 de agosto de 2020 10:42

    Parabéns..
    Graça e paz.
    Os artigos são de grande relevância para os cristãos que desejam uma edificação segura na vida cristã.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.