Considerados Dignos do Reino – 1

Print Friendly, PDF & Email

Considerados Dignos do Reino é a tradução do capítulo 6 do livro “Breaking the Satanic Siege”, de Harry Foster publicado pela Emmanuel Church. Originalmente, esse artigo foi publicado na revista A Witness and A Testimony” no 1, Vol 36 de Jan-Fev de 1958.

***

Harry Foster

“Sinal evidente do reto juízo de Deus, para que sejais considerados dignos do reino de Deus, pelo qual, com efeito, estais sofrendo” (2 Tessalonicenses 1:5).

Leitura: Daniel 7:9-14

Sabemos que os capítulos do livro do profeta Daniel não estão elencados em ordem cronológica, e por isso acreditamos que foram arranjados em uma sequência espiritual. Aqueles que conhecem o significado do número sete ficarão surpresos ao descobrir que o Capítulo 7 nos dá uma visão geral e final do livro como um todo, quando vemos o Filho do Homem sentado no Trono. Os primeiros seis capítulos são relacionados a uma narrativa, descrevendo experiências pelas quais os servos de Deus passaram, ou nas quais eles estavam associados. Qual o sentido de tais experiências?  A resposta está no Capítulo 7.

A Vinda do Reino Eterno

No Capítulo 7 do livro de Daniel vemos que “assentou-se o tribunal, e se abriram os livros” (v. 10). Tudo chega a um ponto de revisão à luz da eternidade: tudo é colocado de acordo com os valores Divinos, e a questão em vista é nada menos que a Vinda em glória do Senhor Jesus, e Sua posse do Reino Universal de Deus.

Foi-lhe dado domínio, e glória, e o reino” (7:14). Se Daniel perguntasse qual era o objetivo de todo o serviço de sua vida e testemunho, e se eu perguntasse qual o alvo da nossa própria vida, a resposta seria a mesma. Tudo se relaciona à coroação de Cristo, Sua coroação como literalmente o Senhor de tudo. Qualquer coisa que contribui para esse fim é vital e de grande valor para Deus; e qualquer coisa que não se relaciona a esse fim glorioso não tem sentido nenhum na prestação final de contas. Isso explica e justifica o sofrimento dos santos. Esse é o propósito inclusivo em toda a experiência pela qual temos que passar dentro da vontade de Deus.

Precisamos olhar mais de perto para esse assunto do estabelecimento do Reino eterno de Deus. Aquele a Quem é entregue o reino pelo “Ancião de Dias” (7:9) é considerado “como o Filho de Homem” (7:13). Sabemos que esse é o Senhor Jesus, porque Ele mesmo citou essa referência quando foi questionado pelo Sumo Sacerdote (Mateus 26:64). Esse título enfatiza Sua capacidade representativa e implica na existência de participantes humanos em Sua vida e destino. Sabemos que outros são chamados pela graça para participar de Seu governo, e isso não é apenas suportado por muitas coisas que estão no Novo Testamento, mas está distintamente especificado na interpretação da visão de Daniel.

O reino, e o domínio, e a majestade dos reinos debaixo de todo o céu serão dados ao povo dos santos do Altíssimo; o seu reino será reino eterno, e todos os domínios o servirão e lhe obedecerão” (Daniel 7:27); “e veio o tempo em que os santos possuíram o reino” (vs 22).

Isso significa, em outras palavras, que a questão dessa dispensação e das eras é a entrega do Reino aos “santos” em associação com o seu Senhor, o “Filho do Homem”.

Características Daqueles que Reinarão com Cristo

Essa é a resposta e a razão de toda a batalha espiritual: a volta do Senhor Jesus em glória e o chamamento dos santos sofredores triunfantes para compartilhar com Ele da administração do Reino eterno. Temos abundante confirmação disso no Novo Testamento.

Mas o que o Livro de Daniel pode nos ensinar no que diz respeito àquelas condições práticas de caráter e conduta que irão nos capacitar para esse chamamento celestial? O que tem nos conduzido para esse dia de coroação? Se o sétimo capítulo nos indica o clímax, então o que os demais capítulos nos indicam à luz disso? Veremos que cada um dos seis primeiros capítulos do livro de Daniel tem sua própria ênfase, e cada um demonstra uma característica essencial para reinar com Cristo.

A Série “Considerados Dignos” do Reino continua no próximo post.

Post anterior
O Chamado do Senhor – Meditações sobre a Vida de Abraão
Próximo post
Considerados Dignos do Reino – 2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.