Participante de Cristo
“E Jesus, fitando-o, o amou e disse: Só uma coisa te falta: Vai, vende tudo o que tens, dá-o aos pobres e terás um tesouro no céu; então, vem e segue-me” (Mc 10:21).
É impressionante como Jesus conseguia sabiamente agregar tudo em poucas palavras. Aquele jovem buscou Jesus, desejava saber como herdar a vida eterna (vs 17). A Palavra nos mostra que ele era rico, o que traz um constraste maior ainda ao quadro que temos diante de nós. Um jovem rico, que responde a Jesus com toda a segurança:
“Mestre, tudo isso [mandamentos] tenho observado desde a minha juventude” (Mc 10:20).
Ainda assim, esse jovem sabia que havia algo a mais, o que o motivou a buscar ao Senhor. Jesus lhe responde com muito discernimento, porque ele conhecia as pessoas (Jo 2:25). Ele disse: “Uma coisa te falta…” Infelizmente, aquele jovem não conseguiu responder positivamente à palavra de Jesus. É um triste registro de alguém que olhou para si mesmo, e não estava disposto a dar um passo de fé em direção ao Senhor. O Senhor então acrescentou algo mais, depois que o jovem partiu:
“Então, Jesus, olhando ao redor, disse aos seus discípulos: Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas!” (Mc 10:23).
O jovem perguntou pela vida eterna, e Jesus mais a frente relacionou isso ao Reino de Deus. Ele deixou registrado algo de suprema importância para cada um de nós – os ricos dificilmente entrarão no reino dos céus.
Algumas pessoas pensam que riqueza está apenas relacionada a dinheiro propriamente dito, mas uma pessoa pode ser rica em outras esferas. Tudo aquilo que não posso entregar ao Senhor é minha riqueza. A questão não é dispor de bens, mas de ser o DONO deles.
Logo mais à frente desse episódio, no Evangelho de Lucas, vemos um rico, Zaqueu (Lc 19), que espontaneamente entregou seus bens e reparou suas dívidas. É lindo pensar que um rico, que ansiava por ver Jesus, pode ser impactado a distribuir metade dos bens aos pobres pelo mero contato com o Senhor.
Isso é maravilhoso! O Jovem rico olhou para si mesmo. Zaqueu olhou para Jesus. A pergunta do jovem já indica o seu maior problema:
“Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna?” (vv 17).
Que farei? Ele olhou para si mesmo, para sua capacidade. Ele cumpria a lei rigorosamente, mas faltou em ver que Jesus era a resposta. Jesus não chamou discípulos perfeitos – mas eles se lançaram após Ele confiando Nele mesmo. Jesus chamou aquele jovem, mas ele olhou para si mesmo e voltou atrás.
Jesus chamou Zaqueu e ele foi em frente, o hospedou com grande alegria, e naturalmente foi tocado pelo Senhor.
Que possamos ser assim como Zaqueu, ansiar por estar com Jesus, e responder à Ele de acordo com a Vida que Ele colocou em nós! Ele é capaz!