Alimento na Palavra

Print Friendly, PDF & Email

“Alimento na Palavra” são extratos selecionados do capítulo 2 do livro “Experimentando Deus através da Oração”, de Madame Guyon. Livro publicado pela Danprewan Editora (esgotado – nova edição Editora dos Clássicos).

***

Madame Guyon (1648–1717)

“Meditarei no glorioso esplendor da tua majestade e nas tuas maravilhas” (Salmos 145:5).
“A minha casa será chamada casa de oração” (Mateus 21:13; Marcos 11:17; Lucas 19:46; Isaías 56:7).

Há duas maneiras de inicia-lo na oração: uma é pela meditação nas Escrituras, e a outra é lendo a Palavra e então meditando em oração.

MEDITAR NAS ESCRITURAS simplesmente significa tomar uma pequena porção das Escrituras, lê-la e então permitir que seja “digerida” antes de passar para outra porção. Extraia dela todos os ensinos. Medite nela completamente. Experimente relacioná-la com outras passagens das Escrituras. Memorize-a. Então, havendo examinado profundamente, continue e tome outra passagem e faça a mesma coisa. Estou certa que fazendo assim, terá feito da meditação sobre a palavra um hábito que promoverá o seu crescimento como cristão.

Não tente ler mais do que a metade de uma página de cada vez. Não é a quantidade das Escrituras que lê, mas a qualidade que beneficiará você. Aqueles que são leitores rápidos não obtêm maiores vantagens que uma abelha, que voa superficialmente sobre uma flor, em vez de penetrá-la e extrair-lhe o pólen.

No sustento físico você não é nutrido enquanto não mastiga e engole a comida. Na boca, a comida pode ter bom paladar, podendo ser apreciado o seu sabor. Porém, é engolindo e digerindo que se obtém os benefícios para o corpo. Num ato de amor, pleno de respeito e confiança em Deus, engula o abençoado alimento espiritual que Deus lhe deu. Isto tornará você um cristão amadurecido.

Uma palavra de precaução para os iniciantes. Não vagueie de verdade em verdade e de assunto em assunto, mas permita que cada verdade em particular seja meditada enquanto sua doce fragrância permanece fresca. Certamente não enchemos mais a nossa boca com outro bocado de alimento, antes de ter engolido o bocado anterior. As verdades da Bíblia serão digeridas da mesma maneira.

Logo que se desenvolva o hábito de meditar na Palavra de Deus, tornar-se-á mais fácil trazer à lembrança outras passagens da mesma natureza. Isto, mais adiante, melhorará sua habilidade para trazer a Palavra de Deus para a realidade de sua vida.

Orar a Palavra

Quando for a Deus em oração, abra sua Bíblia no lugar onde estava meditando. Lembre-se nesse momento que seu principal objetivo é concentrar-se na presença de Deus. O seu versículo da Bíblia manterá a sua mente distanciada de outras coisas. Esta forma de orar pode ser usada mesmo por aqueles de pequenina fé, porque afastará suas mentes de distrações e aumentará a proporção de sua fé.

Oh, meus queridos, Jesus prometeu que voltaria e faria sua morada com aquele que fizessem a sua vontade (veja João, 14:23). Ele prometeu morar no íntimo do nosso ser – o nosso lugar do Santo dos Santos.

Santo Agostinho, uma vez, lamentava-se por todo o tempo perdido tentando encontrar a vontade de Deus quando, desde o início, poderia ter conseguido por esta maneira de orar a Palavra.

Assim que tenha estabelecido um espírito pleno de paz e completamente ciente da presença de Deus, logo que a alma estiver devidamente alimentada na Palavra de Deus e tenha escolhido, de vontade própria, acreditar nisto, estará agora pronto para comunicar-se com o seu Pai Celestial. Oh, você que deseja uma caminhada mais profunda com Deus, venha, entre na Sua presença através de Sua palavra. É desejo de Deus comunicar-se com você, para conceder-lhe graça abundante, e permitir-lhe gozar da Sua presença.

Leia mais artigos selecionados da mesma autora aqui.


Jeanne Guyon (1648 – 1717)

Mais conhecida como Madame Guyon, foi levantada por Deus num contexto católico, em pleno século XVII, quando as nuvens da apostasia ainda eram densas, apesar da fresta de luz da Reforma. Deus a usou de forma especial para abrir caminho para a restauração da vida interior, da comunhão profunda com Ele através da oração, da consagração plena, da santificação e do operar da cruz. Seus inspirados escritos, especialmente gerados na prisão, influenciaram a muitos ao redor do mundo e a notáveis líderes, tais como o Arcebispo Fenelon, os Quacres, John Wesley, Zinzendorf, Jessie Penn-Lewis, Andrew Murray e Watchman Nee. Eles foram marcados por Deus através de suas mensagens, que muitas das verdades comentadas e vividas por eles tiveram origem, de alguma maneira, no que herdaram de Madame Guyon. 

Post anterior
À Procura de Sinais
Próximo post
A recompensa do silêncio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.