A cena da ascensão

Print Friendly, PDF & Email

Os Ofícios do Cristo Ascendido é parte de uma coletânea baseada no livro homônimo de Witness Lee. Livro publicado pela Editora Árvore da Vida (esgotado). Nessas mensagens vamos meditar a respeito da obra do Senhor Jesus em nossa dispensação, pois apesar de ter cumprido plenamente a obra da redenção, o Senhor continua exercendo um ministério de extrema importância para a Igreja.

***

Witness Lee (1905-1997)

 

“Todavia, um dos anciãos me disse: Não chores; eis que o Leão da tribo de Judá, a Raiz de Davi, venceu para abrir o livro e os seus sete selos. Então, vi, no meio do trono e dos quatro seres viventes e entre os anciãos, de pé, um Cordeiro como tendo sido morto.” (Apocalipse 5:5,6).

Apocalipse 4 e 5 apresentam uma cena dos céus abertos. Vemos um trono onde Deus está assentado, cercado por outros vinte e quatro tronos. Há também vinte e quatro anjos e quatro seres viventes. Sem dúvida há ainda miríades de anjos presentes, como também todos os demais seres criados. Esse quadro retrata Deus no trono como o centro do universo.

A seguir João viu um rolo de pergaminho nas mãos dAquele que se encontrava assentado no trono. Então surgiu a pergunta acerca de quem poderia abrir o livro, João chorou por não haver ninguém qualificado para fazê-lo. “Não chores“, disse-lhe um dos anciãos, “eis que o Leão da tribo de Judá, a Raiz de Davi, venceu para abrir o livro e os seus sete selos” (Ap 5:5). Quando João olhou, viu um Cordeiro com sete olhos. Esse Cordeiro-Leão estava de pé, não assentado, e Seus sete olhos eram flamejantes. A partir desse quadro podemos ver claramente que Sua obra não está concluída. O que fora concluído em João 19 foi a obra de redenção. No entanto Sua posição de pé e Seus sete olhos flamejantes indicam  que ainda está em atividade.

“Veio, pois, e tomou o livro da mão direita daquele que estava sentado no trono” (Ap 5:7). Esse é o início do ministério de Cristo nos céus. Sem esses dois capítulos ficaríamos sem saber o que aconteceu quando Cristo ascendeu aos céus. Em Apocalipse 4 e 5 vemos que, ao ascender, Cristo foi diretamente ao trono no centro do universo. Diante do trono, diante dos vinte e quatro anciãos, e cercado por todos os seres criados, Ele recebeu a comissão de cumprir o propósito divino, simbolizado por aquele livro.

Apreciamos cantar hinos baseados em Apocalipse 5:12-13. O louvor, a honra e a glória são para o Cordeiro, não na cruz, mas de pé diante do trono, no centro do universo, onde recebeu uma comissão universal! Não devemos ser tão superficiais a ponto de restringir nossos louvores a Cristo apenas pela redenção. Precisamos ampliar nossa visão, a fim de enxergar esse mesmo Cordeiro realizando uma obra de dimensões incomensuráveis e eternas.

Observe esse quadro que João retrata para nós. O Cordeiro redentor se encontra agora de pé no centro do universo, diante do trono de Deus. Isso nos revela que o Redentor se ocupa nesse momento com a administração divina. Ele é o Administrador do universo e não está lá sentado ou dormindo, porém de pé, com sete olhos flamejantes, observadores, perscrutadores, ardendo em chamas. O universo inteiro observa essa cena. Os quatro seres viventes, os vinte e quatro anciãos, miríades de anjos e todas as demais criaturas estão totalmente despertas, em estado de alerta, a observar. É nessas circunstâncias que proclamam: “Àquele que está sentado no trono e ao Cordeiro, seja o louvor, e a honra, e a glória, e o domínio pelos séculos dos séculos” (Ap 5:13).

Como sabemos que essa cena ocorreu por ocasião da ascensão de Cristo? Concluímos isso por Apocalipse 5:6, onde o Cordeiro é descrito como “tendo sido morto”. O tempo verbal grego aqui indica de que Ele acabara de ser morto. Logo após Sua morte sacrificial, Ele recebeu a comissão universal e eterna das mãos de Deus.

Continue lendo aqui.

Post anterior
Os Ofícios do Cristo Ascendido
Próximo post
A obra dupla de Cristo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.