Os da fé são os filhos de Abraão

Print Friendly, PDF & Email

O artigo “Os da fé são os filhos de Abraão” é uma compilação de extratos selecionados do livro “O Deus de Abraão, Isaque e Jacó”, de Watchman Nee, publicado pela Editora Árvore da Vida (esgotado).

***

Watchman Nee (1903-1972)

“Ouvi-me vós, os que procurais a justiça, os que buscais o SENHOR; olhai para a rocha de que fostes cortados e para a caverna do poço de que fostes cavados. Olhai para Abraão, vosso pai e para Sara, que vos deu à luz; porque era ele único, quando eu o chamei, o abençoei e o multipliquei” (Isaías 51:1-2).

O nome original de Abraão era Abrão. Mais tarde, Deus mudou seu nome para Abraão (Gn 17:5). Vemos a raiz abba nos dois nomes, que na língua original significa “pai”. Abraão tinha em si mesmo a essência de um pai, e essa foi a lição que ele aprendeu: conhecer Deus como Pai. Durante toda a sua vida, essa foi a principal lição que ele aprendeu.

Isso, entre outras coisas significa aprender que tudo vem de Deus.

Mas ele lhes disse: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também” (Jo 5:17).

Jesus não disse: “Meu DEUS trabalha até agora”, mas “MEU PAI trabalha até agora”. O fato de Deus ser Pai implica que Ele é Criador, o único Originador de tudo.

“Então, lhes falou Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que o Filho nada pode fazer de si mesmo, senão somente aquilo que vir fazer o Pai; porque tudo o que este fizer, o Filho também semelhantemente o faz” (Jo 5:19).

Bendito será o dia que conhecermos a Deus como Pai. Perceberemos que, sem Ele, não poderemos fazer nada. De fato, sem Ele, estamos desamparados. Não foi Abraão que iniciou nada, mas o Senhor. Esse não pode ser um conhecimento “doutrinário”! É um conhecimento experimental, que é a base da caminhada do povo de Deus.

Que possamos experimentar essa bendita lição em nossas vidas, pela graça de Deus, porque Deus nos “tirou do poço”, Ele nos chamou. Esse chamado é pessoal e intransferível. O desenvolvimento de nosso relacionamento com o Pai, todavia, depende de trilharmos os passos da obediência que teve nosso Pai Abraão (pela fé). Para viver a vida cristã serão necessários fé e confiança, que se desenvolverão à medida que seguimos o Pai.

Sabei, pois, que os da fé é que são filhos de Abraão” (Gl 3:7).


Watchman Nee (1903-1972) nasceu em Swatow, na China. Quando entregou completamente sua vida ao Senhor, foi inundado por um amor pela Palavra de Deus, que o levou a estudá-la incessantemente, de maneira que rapidamente a leu por diversas vezes. Logo se tornou uma testemunha de Cristo, determinado a seguir a Palavra de Deus e nada mais. Seu ministério exerceu uma enorme influência na China, dada a sua ampla visão a respeito da Igreja do Senhor e do eterno propósito de Deus. Quando os comunistas assumiram o controle da China, Nee compreendeu que deveria permanecer ali, apesar de saber que isso provavelmente lhe custaria sua liberdade. De fato, ele foi sentenciado à prisão pelo regime, permanecendo preso por 20 anos, até a sua morte.

Pela soberania do Senhor, as mensagens compartilhadas por esse irmão foram disseminadas por todo o mundo enquanto ele estava aprisionado, e até os nossos dias são fonte de vida e edificação para muitos de nós. Vários títulos de sua autoria são  publicados na língua portuguesa, ainda que grande parte de sua obra ainda não foi traduzida. As seguintes editoras publicam ou comercializam alguns de seus livros:

Editora dos Clássicos
Editora Restauração
Edições Tesouro Aberto
Editora Vida

Post anterior
O Que é Crescimento Espiritual
Próximo post
O que é um Cristão?

1 Comentário. Deixe novo

  • Isso significa que as 11 tribos de Israel estão atualmente na Igreja do SENHOR JESUS em toda a terra, os da fé são os verdadeiros descendentes de Israel.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.