T. Austin- Sparks
“De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam” (Hb 11:6)
LEITURA : Hb.4:1-13; 11:5-6.
O Resultado da Fé
(a) Descanso
Então, finalmente, vamos descrever em poucas palavras o resultado da fé. Em primeiro lugar, é claro, fé é descanso. Não estamos pensando agora em um descanso futuro, uma terra futura, independente do que nossos escritores de hinos tem a dizer sobre isso. Você leu novamente este quarto capítulo da carta aos Hebreus, e vê: “Nós, que cremos, é entramos no descanso”. Alguns de nós já entraram, diz o Apóstolo. Deus define um Dia – e não é no futuro – e alguns de nós já entramos nele. Este descanso não é um período de tempo, é um estado, e o Apóstolo diz aqui de forma tão clara que, entrar no descanso é simplesmente uma questão de entrar em uma fé estabelecida em Deus. Você sabe muito bem que, por mais doutrinário e técnico que isto possa parecer, é muito verdadeiro. Podemos prová-lo quase em todos os dias de nossas vidas. Quando chegarmos ao lugar onde colocamos a nós mesmos e aquilo que gostaríamos de lado, e aceitamos a vontade do Senhor – não apenas dizendo, com resignação: “Bem, se é isso que o Senhor quer, me rendo; se pudesse tê-lo de outra forma, o faria, mas isto é, evidentemente, o que o Senhor quer”, mas, se de todo o coração aceitarmos a situação e entrarmos nela com o Senhor cooperando com Ele, quando chegamos lá, o descanso entra em nossas almas, nossas almas chegam ao descanso. Isso em todos os tipos de coisas, pequenas e grandes.
(b) Poder com Deus
Em seguida, vem a vitória, porque a fé é poder. Se a Palavra de Deus é forte e clara sobre uma coisa, é sobre isso. Oh, fé é poder! Primeiro de tudo, é o poder de Deus. O que é mais poderoso com Deus do que ser agradável a Ele, e é por isso que eu leio sobre Enoque: “Pela fé Enoque foi trasladado para não ver a morte, e ele não foi achado, porque Deus o trasladara, pois antes da sua transladação alcançou testemunho de que agradara a Deus”(Hb 11:5). Tudo isso está centrado, e baseado sobre a fé. “Sem fé é impossível agradar a Deus.” Certamente, essa é a nossa ambição acima de tudo – ser agradáveis a Deus. Como posso agradá-Lo? – Acreditar Nele, confiar Nele, repousar a fé nEle, para ser agradável a Ele. Esse é o poder com Deus. Podemos considerar esse mesmo ponto ao longo da outra linha, de que a nossa fraqueza com o Senhor é sempre encontrada em uma reserva, um questionamento, uma dúvida ou incerteza. Essa é a nossa fraqueza com Deus.
(c) Poder sobre Satanás
A Fé é vitória sobre o diabo porque, se há uma coisa que é o playground do diabo, é a incredulidade. Se há uma coisa que o Diabo está sempre em busca de promover e manter, isso é a falta de fé. A marca do trabalho do Diabo desde o Jardim até o fim é a incredulidade, a dúvida e relação a Deus, o questionamento a respeito Dele e dos Seus caminhos. Um questionamento a respeito dos motivos de Deus. É assim que o diabo começa o tempo todo – com um ‘se’. “Se” isto, e “se” aquilo. “Se” Deus fosse o que Ele diz que é, então isto não aconteceria. Você provavelmente já conhece os milhares de “se’s” e “mas” do diabo. O único poder de vitória sobre o diabo é a fé em Deus. Podemos usar uma linguagem de vitória e de poder sobre Satanás, mas isto não contaria para nada. Temos que ter uma nova posição de poder sobre o inimigo. A chave é a fé; pode ser a fé no sangue, ou no Nome, ou no Senhor, mas é a fé.
(d) Poder Sobre o Mundo
A Fé é poder sobre o mundo. “Esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé” (1 João 5:4). O mundo, nesse sentido, é que todo o sistema, a ordem, a atmosfera e a atitude diante das coisas deve ser vista, e isso no presente. O que é a marca do mundo? É preciso ver, e deve ser agora. Tudo o que é invisível e não está no presente é totalmente fora da mentalidade do mundo, e nós sabemos o quanto do mundo há em nossa natureza e a batalha está lá. A fé supera esse mundo que está em nossa própria natureza e à nossa volta. “As coisas que se vêem são temporais, mas as que se não vêem são eternas” (2 Co 4:18). A fé tem a ver com essas coisas.
Poderíamos falar por muitas horas sobre a questão da fé. Por favor, não pense que estou estabelecendo uma lei para você. Deus sabe a batalha em nossos corações neste assunto, e como sabemos que isso é verdadeiro em nossa própria experiência. Nós simplesmente falamos uns com os outros solenemente. Devemos sempre nos prostrar diante Dele e dizer: “Senhor, aumenta a nossa fé!” Vão haver muitos momentos em que você dirá: “Senhor, não tenho fé para isso, não tenho fé para enfrentar isso, aceitar isso”. É uma questão de encarar de novo com o Senhor essa questão de fé. Existe o fato, que tem de ser enfrentado, bem estabelecido, resolvido uma e outra vez. Tudo depende disso – a vitória em todos os domínios, para seguir em frente com o Senhor, receber aquilo que Deus propôs. Tudo isso é uma questão de fé em Deus, e sendo assim, de ser agradável a Deus. “Aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam” (Hebreus 11:6). Senhor, aumenta a nossa fé!
Publicado pela primeira vez na revista “A Testemunha e um testemunho ” em maio-junho de 1945, Vol. 23-3 “The Most Difficult Thing in the World”- T. Austin-Sparks. Revisão nossa.