Participante de Cristo
“Chamaram, pois, a Rebeca e lhe perguntaram: Queres ir com este homem? Ela respondeu: Irei” (Gn 24:58).
“Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. Porque não recebestes o espírito de escravidão, para viverdes, outra vez, atemorizados, mas recebestes o espírito de adoção, baseados no qual clamamos: Aba, Pai…. Ora, se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo; se com ele sofremos, também com ele seremos glorificados” (Rm 8:14-17).
O processo de escolha de Rebeca como esposa para Isaque é muito instrutivo. Quando o servo de Abraão busca essa noiva, o próprio Deus a coloca diante dele. Tudo é dirigido pelo Senhor. O servo de Isaque mostra todas as riquezas do seu senhor, Rebeca escolhe se quer ou não se casar com ele e então, seguir com esse servo para a terra distante.
Rebeca escolheu seguir com o servo. Assim, partiu ela sem saber exatamente para onde ia. Em certo sentido, ela representa a noiva de Cristo, que é convidada pelo Espírito Santo para segui-lo em sua vida diária, para que possa ser preparada pelo servo para as bodas com o nosso verdadeiro Isaque, Jesus.
O que chama muita atenção é que Deus não impõe à noiva esse casamento, mas deixa a escolha a critério dela.
“A obra do Espírito na vida do Cristão é dirigida no sentido de trazer esse indivíduo ao ponto onde ele pode ser confrontado com essa questão. Então, a resposta do cristão a essa pergunta vai permitir que o Espírito continue a Sua obra nessa vida daí por diante. O objetivo é trazer o Cristão a um ponto em que seja permitido que, no futuro, ele possa ser parte da noiva de Cristo. Uma resposta negativa vai “entristecer” (suprimir) a obra contínua do Espírito no que tange a sua preparação por meio das circunstâncias ordenadas para seu amadurecimento (Ef 4:30)” (Chitwood).
Que possamos responder positivamente ao chamado do Senhor, e estar dispostos a enfrentar o grande deserto desse caminho de encontro com o nosso Isaque. Temos o Espírito Santo como guia, que é o nosso Consolador e Mestre nessa caminhada.
“Então, disse Jesus a seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me. Porquanto, quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a vida por minha causa achá-la-á. Pois que aproveitará o homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou que dará o homem em troca da sua alma? Porque o Filho do Homem há de vir na glória de seu Pai, com os seus anjos, e, então, retribuirá a cada um conforme as suas obras” (Mt 16:24-27).