A Necessidade de Verdadeira Fé

Print Friendly, PDF & Email

Andrew Murray (1828-1917)

Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado” (Marcos 16:16).

Se você decidiu buscar sua própria salvação e não a salvação que Cristo te ofereceu, essa passagem das Escrituras é para você: “Quem crer… será salvo”. Deus não requer nada além de simples fé. Entretanto, Ele não vai aceitar nada menos do que isso. Fé é o único caminho para a salvação, e não há outro. “Quem, porém, não crer será condenado”. Assim, Deus busca nos trazer à fé em Cristo, por um lado nos atraindo pela graça, e por outro pela ameaça de Sua ira. Fé é o requisito indispensável da salvação.

Não importa quantas pessoas se oponham a esse método, chegará o tempo quando tanto o perdido no inferno, quanto o salvo no céu, chegarão à conclusão de que Deus é justo em todos os Seus caminhos. Todo o universo reconhecerá a afirmação: “Quem crer não será condenado”.

Nosso gracioso Senhor sempre encarou o pecador com essa maravilhosa oferta do completo perdão, oferecendo a ele tudo o que fosse necessário para uma salvação eterna. O Senhor não requer dignidade ou mérito, mas simplesmente isso: que o homem aceite o que lhe foi oferecido e creia no que lhe foi dito.

Para remover qualquer empecilho que pudesse impedir a fé de ganhar o coração dos homens, Deus enviou as boas novas da salvação por meio de Seu próprio Filho, Jesus Cristo, que Se manifestou da forma mais atrativa e amorosa. Além disso, Ele selou Seu amor com o Seu próprio sangue precioso. Como resultado disso, aquele que mesmo assim não crer “será condenado”.

Quando um homem não se permite ser redimido de todos os seus pecados, é como se ele colocasse um selo sobre todos eles. Aos pecados anteriores, o pecador acrescenta o maior de todos: ele afronta a autoridade de Deus, despreza o Seu amor e tem pouca consideração ao Filho de Deus. Com isso, ele afasta de si a salvação oferecida pelo Senhor. Por meio de sua incredulidade, ele demonstra sua inimizade e rejeição contra Deus. Assim, o decreto não pode, nem deve, ser colocado de nenhuma outra forma que não seja essa: “aquele que não crer será condenado”.

A absoluta necessidade de fé é confirmada quando estudamos o outro lado desse versículo: “Aquele que crê… será salvo”. O homem não tem nada, absolutamente nada de sua própria contribuição para favorecer a própria salvação. Ele não pode se colocar em nenhuma posição que possa acelerar esse processo. O Senhor não fará nada enquanto não encontrar uma cooperação da parte do homem, pois Ele somente reinará sobre um povo que está desejoso disso. Como o homem não é uma pedra, ele precisa fazer sua parte. Como pode ser isso? O homem não pode fazer nada e ainda assim deve fazer alguma coisa? A fé resolve esse enigma tão difícil.

A Fé é manifestada no reconhecimento da pobreza, da miséria, na confissão da incapacidade e na impotência. Fé é vista no consentimento, submissão e entrega à graça de Deus, que deve ser tudo para nós. Deus não pode requerer mais do que fé, e também não pode requerer menos, porque Ele não fará nenhuma injustiça à Sua própria honra ou à liberdade do homem. Ele requer fé, fé somente, e Sua graça flui em direção à nossa fraqueza. “Aquele que crer… será salvo”.

Perceba que temos duas alternativas: crer e ser salvos, ou não crer e ser condenados. Faça sua escolha. Não pense nisso por mais tempo, nem se pergunte se existem outras possibilidades. Não, venha e se submeta a Deus e à palavra de Sua graça: “Aquele que crer… será salvo”. Coloque de lado o pensamento de que outra coisa é necessária.

Você pode sentir que a salvação eterna é uma benção muito grandiosa para a escassa e insignificante fé que você tem. Também pode achar que é muito arriscado para você, em sua pecaminosidade, se aventurar tão longe meramente pela fé.

Sim, foi Deus Quem disse isso, e Ele concede a salvação àqueles que vêm à Ele por meio da Fé. Quem possui essa fé tem tudo, porque, por meio dela, tem Cristo. Aquele que não tem fé nada tem, mesmo se possua tudo mais. A Fé é absolutamente necessária.

Um Glorioso Retrato de Jesus

No Evangelho de Marcos, encontramos a história de uma mulher que creu e foi salva. Ela disse: “Se eu apenas lhe tocar as vestes, ficarei curada” (Marcos 5:28). Que glorioso retrato do Senhor Jesus dado pelas simples palavras dessa mulher! Ela O viu tão cheio do poder Divino da vida – como certamente Ele é – que esse poder fluiria para qualquer um que apenas O tocasse em fé. Aquela mulher tinha a certeza que mesmo a mínima comunhão com Ele seria abençoada e que, pelo simples toque em Sua Pessoa, ela iria experimentar o poder curador da vida que nEle havia.

Nem por um momento ela duvidou do Seu poder, nem do Seu desejo de curar. Ele não tinha vindo para os doentes? Por que ela deveria continuar a mendigar, como se não tivesse o direito à cura? Não, ela sabia que havia cura nEle e que essa cura era para ela também. Ela pode ter tido mais dúvidas a respeito do seu direito de usufruir da luz do sol, do que a respeito do seu direto à Jesus. Ela poderia ter tido mais questionamentos se deveria ter tomado um copo d’água de um rio caudaloso, do que questionamentos se havia saúde para ela em Jesus.

Oh, alma hesitante, oro para que você pense no Senhor Jesus assim como essa mulher. É sempre o grande prazer do Pai que toda a plenitude habite nEle (Colossenses 1:19). O Pai se propôs a colocar toda a plenitude do Seu amor e vida em Jesus, o Filho do Homem, para que isso seja verdadeiramente visível e acessível a nós. Nele habita o poder de uma nova vida ressurreta dentre os mortos, a qual Ele obteve pagando o preço pelos nossos pecados. Essa nova vida tem o poder de gerar saúde às almas que estão doentes mortalmente. É a vida proposta a nós pecadores, mortos e condenados.

Anseio que você compreenda o que essa mulher nos mostra pelo seu exemplo. A bênção e a aprovação de Jesus são o selo da verdade de Suas palavras. Em Jesus temos vida, vida disponível ao mais terrível pecador.

A Figura da Verdadeira Fé

A história dessa mulher não somente demonstra a gloriosa figura de Jesus Cristo, mas também uma maravilhosa figura da verdadeira fé, como um meio da nossa participação na plenitude de Cristo. A mulher sabia que não tinha nada a fazer, nem deveria se esforçar para receber sua cura. Ela não tinha necessidade de considerar, como deve ter feito com outros médicos e curandeiros, se ela tinha condições de pagar o preço cobrado. Não, ela apenas deveria tocar nEle, ou seja, ela realmente só teria que tomar posse do que já estava preparado para ela. A cura estava lá assim que ela esticasse a mão para recebê-la.

Alma ansiosa, você tem buscado por muito tempo uma forma de se encaixar na grande tarefa de crer? Ponha um fim nessa infrutífera preparação e deixe que o exemplo dessa pobre mulher te ajude a corrigir o seu erro. Tudo está pronto em Jesus; você apenas deve esticar sua mão. Jesus é dado a você pelo Pai e está pronto para ser sua libertação. Tudo o que você precisa fazer é tocá-Lo com a firme convicção da fé: “Jesus é para mim”.

Estique sua mão com um simples pensamento: “Tenho o direito a Ele. NEle há salvação para mim também”. Toque-O, e, tão certo como o nome Dele é Jesus, você será salvo. Você pode não sentir essa cura imediatamente, mas espere, segure firme e diga a cada dia: “Se tocá-Lo, serei curado”. Então você ficará consciente da sua cura.

A Representação de Uma Bênção Maior

A história dessa mulher também nos dá uma maravilhosa representação de bênçãos ainda maiores, que Jesus concede por meio da fé. O fato da mulher ter sido curada é a grande bênção. Entretanto, as Escrituras falam de outra bênção ainda superior – que Jesus observou aquela pobre e trêmula crente, que não se ocultou em vergonha, mesmo que os outros estivessem O buscando na multidão. Ele deu a ela a garantia do Seu agrado e favor. Ele a levou a confessá-Lo abertamente. Além disso, o Senhor louvou a sua fé e a tornou um exemplo e uma bênção para milhares de outras pessoas.

Se você está buscando e ansiando pela salvação da sua alma, tente compreender o que está esperando por você em Jesus, e o que você pode esperar nEle. Ele não apenas o tornará um participante do perdão dos pecados e da libertação da destruição, mas a amizade e amor do Salvador também serão sua porção. Por meio deles, Ele te tornará uma bênção para outros. Amado leitor, o que mais é necessário para levá-Lo a dizer humildemente e com lábios gaguejantes, seguindo o exemplo daquela mulher, “Se eu tocar apenas em suas vestes, serei curado” (Marcos 5:28)? Quando você buscá-Lo, encontrará Nele a fonte da verdadeira fé.

Tradução do capítulo 1 do livro “Como Fortalecer Sua Fé” (How To Strengthen Your Faith), de Andrew Murray.

Se você gostou desse texto, veja esse outro que a gente selecionou para você: Aquietai-vos e Sabei que Eu Sou Deus

Post anterior
A Mesa do Senhor
Próximo post
Pelo Espírito e Pela Palavra – 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.