Santidade

Print Friendly, PDF & Email

Santidade é uma coletânea de extratos selecionados da mensagem 3 do Estudo – Vida de Efésios, volume 1, de Witness Lee. Livro publicado originalmente pela Editora Árvore da Vida (esgotado). 

***

Witness Lee (1905-1997)

“Paulo, apóstolo de Cristo Jesus por vontade de Deus, aos santos que vivem em Éfeso, e fiéis em Cristo Jesus… Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo, assim como nos escolheu nele antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele” (Efésios 1:1; 3,4).

Santidade

Deus nos escolheu para que fôssemos santos. As palavras “santo” e “santidade” tem sido deturpadas pelos ensinamentos dos cristãos de hoje. O entendimento que temos pode ser influenciado por esses ensinamentos. 

Muitos acreditam que santidade é ausência de “pecado”. De acordo com tal conceito, uma pessoa só é santa se não pecar. Isso é absolutamente errado. Santidade significa algo separado para Deus, e também algo diferente, distinto do que é comum.

Somente Deus é absolutamente distinto de todas as coisas. Ele é santo! Santidade é a Sua natureza.

A maneira de Deus tornar-nos santos é dispensar a Si mesmo, o Santo, no nosso interior, assim seremos tomados por Sua natureza santa. Para nós, ser santos equivale a participar da natureza Divina (2Pe 1:4). Isso difere do conceito de perfeição sem pecado.

Ser santo equivale a ser separado de tudo que não é Deus (Lv 11:44 / 1Sm 2:2). 

Santo é o Lugar que Deus está

A palavra “santo” não é encontrada no livro de Gênesis. Sua primeira menção está no livro de Êxodo. Em certo sentido, o homem em Gênesis ainda não havia sido conduzido a Deus. Foi no livro de Êxodo, não em Gênesis, que Deus começou a ter uma habitação na terra, conduzindo o homem a um relacionamento com Ele no Santo dos Santos. 

Em Êxodo algo extraordinário aconteceu, na terra, entre os homens, havia um lugar chamado Santo dos Santos, e Deus estava lá. Os homens podiam ir até aquele lugar e encontrar a Deus. A partir dali Deus falava.  

Essa palavra começou a ser usada quando Deus encarregou Seu povo de construir o tabernáculo. 

Na verdade, a primeira menção está no chamamento de Moisés, em Êxodo 3. Quando apascentava o rebanho, ele viu uma sarça ardendo no deserto. Ao virar-se para ver o que acontecia, Deus lhe falou no meio da sarça, dizendo: “Não te chegues para cá; tira as sandálias dos pés, porque o lugar em que estás é terra santa” (Êx 3:5). Isso indica que onde quer que Deus esteja, esse lugar é santo. Lembre-se, somente Ele é santo. Se você não tem nada a ver com Deus, não é santo independente de sua perfeição. Você pode não ter pecado, ser absolutamente perfeito, mas se não estiver ligado a Deus, não será santo. Uma vez ligado a Deus, torna-se imediatamente santo.

Tudo o que é de Deus e é para Deus é santo (Lv 20:26; Nm 16:5; Ne 8:9; Êx 30:37). 

O Espírito que nos Alcança é Santo

Além disso, quando o Espírito de Deus nos alcança, Ele também é santo (Lc 1:35; Mt 1:20; 28:19; ver Rm 1:4). Essa é a razão pela qual o termo “Espírito Santo” não é mencionado no Antigo Testamento (as ocorrências desse termo no Salmo 51:11 e Is 63:10 e 11 devem ser traduzidas como “o espírito de santidade”). Esse termo foi usado pela primeira vez quando o Senhor Jesus estava prestes a ser concebido em Maria (Lc 1:35). 

A Santidade é o próprio Deus

A santidade conduz Deus ao homem, e o homem a Deus. A santidade é o próprio Deus. A primeira vez que a palavra “santo” apareceu foi quando Deus começou a ter um povo na terra entre o qual podia habitar e que podia ir à Sua presença no Santo dos Santos. Dessa época em diante, essa palavra passou a ser usada diversas vezes em Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio. Isso porque Deus veio na direção do homem, e os homens foram conduzidos a Ele. Tudo que se relacionava ao tabernáculo e ao sacerdócio eram santas. 

Entretanto, no Novo Testamento, temos o termo “Espírito Santo” sendo usado pela primeira vez quando o Senhor Jesus foi concebido na virgem Maria. Isso foi algo excepcionalmente maior do que Deus habitando em um tabernáculo entre os homens. O tabernáculo era a habitação de Deus, mas a encarnação de Cristo era o armar do tabernáculo de Deus entre os homens (Jo 1:14). Isso teve início quando Jesus foi concebido no ventre de Maria. 

Embora muitas coisas no Antigo Testamento fossem santas, não havia nada que fosse do Espírito Santo. Somente na época do Novo Testamento, quando Deus entrou no homem e tornou-se homem, em Cristo, temos realmente algo que é do Espírito Santo (Mt 1:20).

Hoje o Espírito Santo não está somente em nós, mas se torna um conosco. Em 1 Coríntios 6:17, Paulo nos diz: “aquele que se une ao Senhor é um espírito com ele”. A santidade é ser unido e tomado por Deus. 

Ser santo é, em primeiro lugar, ser separado para Deus, então, ser tomado por Ele, a partir daí, Ele nos possui até chegar ao ponto de sermos tão saturados do Senhor que estaremos em unidade total Ele.

O resultado final da Bíblia, a Nova Jerusalém, é chamada cidade santa, que não é somente pertencente a Deus, mas também é uma com Ele.

Post anterior
Santifica-os na verdade
Próximo post
O poder de Deus se manifesta na fraqueza

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.