O artigo “Permanecendo Inabaláveis” é a tradução do texto homônimo publicado na Revista “A Witness and a Testimony” de Jan-Fev de 1946, de James Outram Fraser.
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James Outram Fraser (1886-1938)
“Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis” (Efésios 6:13).
Enquanto Efésios 6:10-18 permanecer na Bíblia, devemos estar preparados para um sério combate – “depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis”. Precisaremos lutar do princípio ao fim, e então permanecer firmes e vitoriosos no campo de batalha.
Não seria esse o segredo de tantas orações não respondidas: o fato de não orarmos até o fim?
Se o resultado não for obtido tão rapidamente quanto esperado, os Cristãos rapidamente desfalecem, e se a demora ainda se prolongar, tendem a abandonar o propósito completamente.
Na Inglaterra, costumamos dar nomes a lugares que tem a construção abandonada na metade do processo de: ‘tolice do fulano’.
Imagino se muitas de nossas orações não merecem esse mesmo estigma.
O texto de Lucas 14:28-30 se aplica tanto à orações quanto à construções. Precisamos avaliar o custo antes de começar a orar a oração de fé. Devemos estar dispostos a pagar o preço. Devemos ser sérios em relação a isso, e estar dispostos a ir até o fim (Ef 6:18 – com toda a perseverança).
Nossa força natural irá sucumbir, e nesse ponto reside a necessidade de uma fé concedida pelo alto. Só dessa forma poderemos descansar nos Braços Eternos do Senhor e renovar nossas forças continuamente. Assim poderemos combater e descansar. Nesse conflito de oração, depois do exercício da fé, não é necessário pedir, repetidamente, pela mesma coisa. Isso me parece inconsistente. Debaixo desse tipo de circunstâncias, diria que a oração deveria tomar o seguinte curso:
(a) Um posicionamento firme no terreno concedido por Deus, em uma declaração constante de fé e reivindicação da vitória.
(b) Uma luta definida e uma resistência às hostes malignas no Nome do Senhor Jesus Cristo. Gosto de ler passagens das escrituras como 1 João 3:8, ou Apocalipse 12:11 em oração, usando-as como armas diretas contra Satanás.
(c) Orar do início ao fim em relação a cada aspecto do assunto relacionado.
James Outram Fraser (1886-1938) foi um missionário do “MIC – Missões para o Interior da China” e foi pioneiro entre o povo Lisu, que é considerada uma das minorias oficiais da China. O povo Lisu é originário do leste do Tibete, onde tinham um reino no século 10, antes de migrarem para as atuais regiões que vivem na China e no Mianmar. Antes de se tornarem cristãos, os Lisus eram descritos como absolutos selvagens. Eram dominados pela bebida e pelo jogo. A conversão dos Lisus é uma das mais interessantes histórias do trabalho missionário. Alguns missionários trabalharam de forma sacrificial entre esse povo antes de 1949, inclusive James O. Fraser, A.B. Cooke, John e Isobel Kuhn e a família Morse. Hoje, estima-se um número de 300.000 cristãos Lisus na China. Outros 4% ainda precisam ouvir o Evangelho, enquanto 54% ouviram, mas não se converteram. A igreja Lisu atingiu muitos outros grupos na região.