Entregue Tudo a Cristo

Print Friendly, PDF & Email

Cristão Desconhecido

“Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional” (Romanos 12:1).

O Que Realmente Significa uma “Entrega Absoluta a Deus”, e os Resultados que Seguem essa Atitude de Fé

Duas coisas são absolutamente necessárias na vida de uma pessoa antes que possa entrar na Vida Vitoriosa: entrega e fé. Elas equivalem a parte do homem e a parte de Deus.

Primeiramente, precisamos estar desejosos de abrir mão de todo pecado conhecido e vontade própria, nos entregando completamente nas mãos de Deus. Assim, em fé, precisamos buscar a santificação de Deus. Podemos então resumir a entrada nessa vida na seguinte afirmação:

Entregue para Deus

Mas é impressionante como é difícil compreender o que é “entrega”. Mesmo quando as pessoas compreendem o que é, é ainda mais difícil persuadir as pessoas que isso é para o seu bem!

Escrevi para um amigo Cristão há uma semana, e na carta escrevi: “Posso te perguntar se você já se entregou completamente a Cristo?” Ele me retornou no dia seguinte, porque havia ficado ofendido com outro colega Cristão, que tinha sido muito cortês e justo com ele, porém firme.

Irritação, censura e divergência da verdade foram exibidos nos primeiros cinco minutos de contato. Então, ao deixar o aposento, ele se virou para mim em um tom de surpresa e disse, “A propósito, o que você quis dizer por aquela indireta na sua carta, de que não me entreguei completamente a Deus? Sou inteiramente entregue a Ele”. É bem óbvio que ele pouco conhecia a esse respeito. Ele me parecia totalmente satisfeito consigo mesmo.

O Que Entrega Significa

Muitos que estão lendo esse artigo agora também podem estar sentido a mesma coisa. Mas muitos estão gemendo por uma vitória que ainda não possuem, apesar de a terem buscado por muitos anos. Vamos examinar nossa entrega? O que ela representa? Se desejarmos ser completamente entregues a Cristo, precisamos deixar três coisas com Ele: o Passado, o Futuro e o Presente.

Isso envolve a entrega do EGO – não meramente de coisas. “Mas oferecei-vos a Deus” (Rm 6:13). Um clérigo nos Estados Unidos me disse certa vez: “Você sabia que Campbell Morgan veio para nosso país e em uma pregação destruiu 40 anos dos meus sermões? Por 40 anos preguei sobre a tarefa do sacrifício – negar as coisas para nós mesmos; abrir mão disso e daquilo. Praticávamos isso em nossa família. Nós abríamos mão da manteiga por uma semana e tentávamos usar o dinheiro em alguma outra coisa. Campbell Morgan disse que não precisávamos abrir mão de coisas, mas de nós mesmos, e essa era a única coisa que não tínhamos entregado em nossa casa. Tínhamos entregado tudo debaixo do sol, menos nosso Ego. Estávamos dando tantas coisas que nos tornamos orgulhosos de nossa humildade!”. Vamos então olhar para o ego. Estou disposto a entrega-lo inteiramente a Deus e simplesmente “deixá-lo lá”?

O Passado

“Mas o passado está morto e foi deixado para trás”, você pode exclamar! Longe disso. “Mesmo quando os pecados do passado são perdoados, que peso eles são em nosso pescoço!”, disse um obreiro Cristão. Você está disposto a deixar o passado para trás?

Quando Deus perdoa, Ele esquece. “Pois, para com as suas iniquidades, usarei de misericórdia e dos seus pecados jamais me lembrarei” (Hb 8:12; 10:17). Por que, então, deveríamos continuar nos lembrando dos pecados do passado? Certamente nenhum bem pode vir disso.

Destruidores do Serviço

Uma lembrança momentânea daquilo do qual Deus nos salvou pode acrescentar algo ao nosso louvor a Ele. Mas não teríamos nós motivos suficientes para louvar e bendizer Seu glorioso nome, mesmo sem essas olhadelas para trás? É ruim o suficiente ter pecado no passado, mas é certamente uma coisa ainda mais terrível permitir que os pecados do passado arruinem nosso serviço presente.

Quando você perdoa seu filho por algum mal-feito, será que deseja afligi-lo sobre isso, deixando-o miserável por dias, semanas, meses ou anos? Ainda assim, muitos filhos de Deus estão nessa situação. Auto-exame tem seu lugar, mas destruir o presente lamentando o passado é pecado.

Veja Simão Pedro. Ele negou o Senhor com juramentos e pragas. Nosso Senhor o perdoou, o restabeleceu e o usou. Aquele dentre os doze que caiu mais fundo foi exatamente o escolhido para ser o porta-voz no dia do Pentecostes. Pedro certamente não deixou sua queda do passado o embaraçar naquele momento, uma vez que ele acusou os judeus do próprio pecado que ele mesmo cometeu.

Vós, porém, negastes o Santo e o Justo”, clamou ele (At 3:14). Vamos louvar a Deus porque os pecados do passado foram apagados, e não vamos nunca entristecê-Lo estragando o nosso presente, nos reprovando com o triste passado. “Olhando para Jesus” deve ser nossa atitude. “Esquecendo-me das coisas que para trás ficam… prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus” (Fp 3:13).

O Futuro

Será que estamos dispostos a deixar o futuro inteiramente nas mãos de Deus? Muitas pessoas parecem pensar que Deus irá levar vantagem sobre elas! Elas parecem imaginar que se concordarem em obedecer a todos os desejos de Deus, Ele as tornará miseráveis. Essas pessoas não conseguem confiar que Deus irá encher suas vidas de alegria, então buscam satisfazer seus prazeres no mundo, e algumas vezes até no pecado.

O Senhor Jesus disse aos Seus discípulos: “Tenho-vos dito estas coisas para que o meu gozo esteja em vós, e o vosso gozo seja completo” (Jo 15:11). De que coisas Ele estava falando? Apenas de habitar nEle e guardar Seus mandamentos. Seu gozo – a própria alegria de Deus!

Poderíamos desejar algo mais do que isso – melhor que isso? Sim, se Ele habita dentro de nós e vive nossa vida, teremos Seu gozo.

Será que um Deus de Amor irá se aproveitar de nós, se nos entregarmos completamente a Ele? Será que Ele irá permanecer em dívida conosco? Lembre-se, Deus não tem apenas a vontade, mas também o poder de nos tornar absolutamente felizes. Temos nossos planos de futuro. Será que Deus sabe o que é melhor para nós? Ainda assim, como é comum que os crentes estejam indispostos a confiar nEle para fazer o melhor.

Deveríamos orar como um caro santo o fez: “Oh, Deus! Não deixe que ninguém fique com medo de Ti”.

Você está com medo de Deus? Se há alguma coisa que você não deseja abrir mão, Deus deve lhe mostrar que Sua vontade é que você abra mão disso.

O Presente

Como isso será afetado? Toda a falta de amor, amargura, irritabilidade, orgulho, ciúmes, ressentimentos, censuras – tudo isso deve ser deixado para trás. Dr. Schofield disse: “Se você tem um pecado em sua vida que não consegue deixar, traga até Jesus e deixe que Ele o mate”. Pode ser um hábito que outros consideram inofensivo. Não deixe que o medo do futuro te roube a vitória do presente. “Entreguei tudo à Cristo e estou muito feliz, mas estou temerosa do que irá me acontecer ao chegar em casa”, disse uma missionária em Keswick no verão passado. Veja, o futuro não estava entregue.

Dr. A. T. Pierson, em sua última pregação em Mildmay, disse: “Acredite em mim, como um homem morto, ninguém jamais recebeu tanto de Deus quanto eu”. Por que? Porque Deus não pode dar tudo até que nós entreguemos tudo que temos e somos. Se tivermos alguma dificuldade nesse quesito, então entregue sua entrega ao Senhor Jesus.

Hoje é o Dia da Vitória

O presente é o tempo da Vitória. Que seu alvo seja glorificar o Senhor Jesus agora. Muitos Cristãos deixam as oportunidades do presente passarem, porque suas mentes estão fixas em algo que farão amanhã ou no próximo domingo. Aprenda a viver no presente. Como pode Cristo Jesus manifestar Sua glória através de mim hoje, nesse exato momento?

Talvez o segredo da vitória resida nisso. Deus concede a graça necessária apenas quando precisamos dela.

Entregue. Deixe ir. Então olhe para Cristo em fé. Deixe tudo com Deus.

Peça ao Senhor Jesus Cristo para te crucificar e te conceder Sua vida de ressurreição.

Mas tenha cuidado de lembrar que entrega não é simplesmente fazer uma promessa a Deus de esquecer o pecado e fazer Sua vontade. Isso seria viver sob a Lei. Entrega é trazer para Deus tudo o que somos e temos, para que Ele faça o que Lhe aprouver. Os Cristãos que se entregaram muitas vezes são derrotados, porque pensam que podem levar adiante suas boas resoluções com a ajuda do Senhor. Não! Entregue-se a si mesmo a Deus, e então confie em Cristo para fazer Sua parte. “Ele é fiel para guardar”.

Não é a nossa entrega, nem mesmo a nossa fé que nos concede a vitória. É o PRÓPRIO CRISTO – que é fiel.

Entregue e confie, e Cristo nunca falhará.

Tradução de extratos selecionados do capítulo 8 do livro “How to Live the Victorious Life”, de um Cristão Desconhecido.

Post anterior
Consagração
Próximo post
Os Vencedores e a Vontade de Deus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.