Consagração

Print Friendly, PDF & Email

Andrew Murray (1828-1917)

“Porque quem sou eu, e quem é o meu povo para que pudéssemos dar voluntariamente estas coisas? Porque tudo vem de ti, e das tuas mãos to damos” (1 Crônicas 29:14).

Sermos capazes de oferecer algo a Deus é o mais perfeito dos mistérios. Consagração é um milagre da graça. “Tudo vem de Ti, e das tuas mãos to damos”. Nessas palavras residem quatro preciosos princípios:

  1. Deus é o Dono de tudo, e nos dá tudo.
  2. Não temos nada além daquilo que recebemos, e tudo que precisamos deve ser recebido de Deus.
  3. É nosso privilégio e honra devolver a Deus o que dEle recebemos.
  4. Deus tem um prazer redobrado em Suas possessões, quando Ele recebe de volta aquilo que deu.

Quando aplico isso à minha vida – meu corpo, minha saúde, propriedades e todo o meu ser, incluindo meus dons e capacidades, então compreendo o que Consagração deve ser.

1 – Ser sempre o DOADOR é a glória de Deus, e é inerente a Sua própria natureza. Deus é o dono de tudo. Não existe poder, riquezas, bondade ou amor fora da Sua Pessoa. É da própria natureza de Deus o fato dEle não viver para Si mesmo, mas para Suas criaturas. O Seu amor sempre se deleita em dar. Aqui chegamos ao primeiro passo da consagração. Precisamos ver que tudo que temos foi dado por Ele, e precisamos aprender a crer em Deus como o grande Dono e Doador de Tudo. Devemos nos apegar a isso. Não temos nada além do que, de fato, pertence a Deus.

Da mesma maneira que alguém diz: “esse dinheiro em minha carteira me pertence”, Deus também é o Proprietário de tudo. Tudo pertence somente a Ele. Ainda assim, faz parte de Sua vida e deleite estar sempre doando.

Tome posse desse precioso pensamento – não existe nada que Deus possua, que Ele não deseje doar. É de Sua natureza, e portanto quando Deus lhe pede algo, Ele deve lhe dar de Si mesmo primeiro, e O fará. Nunca tema as demandas de Deus, porque Ele requererá o que já Lhe pertence; e o que Ele lhe pedir, primeiramente te dará. O Possuidor, o Dono e Doador de Tudo! Esse é o nosso Deus. Isso pode ser aplicado a você, suas capacidades e tudo o que você tem. Estude isso, creia nisso, viva com base nisso diariamente, a cada hora e a cada momento da sua vida.

2 – Da mesma forma que é a natureza de Deus ser o DOADOR, é a natureza e glória do homem sempre RECEBER. Para que fomos criados por Deus? Fomos criados como vasos nos quais Deus pode derramar Sua vida, beleza, felicidade e amor. Fomos criados para ser um receptáculo e reservatório da vida e bênção Divinas, na mesma medida que Ele puder nos encher. Será que compreendemos que nossa maior obra, o objetivo da nossa criação é estar sempre recebendo? Se conseguirmos penetrar plenamente nessa verdade, aprenderemos algumas coisas muito preciosas. Uma delas é sobre a grande tolice de ser orgulhoso ou convencido. Que ideia! Imagine tomar emprestado um belo vestido e andar por aí se vangloriando como se fosse seu. Os outros diriam: “Que tolice!”. Pois existe um Deus Eterno que possui tudo o que é nosso. Será que iremos nos exaltar às custas daquilo que Lhe pertence? Então que bela lição é aprender a nossa posição!

Minha posição é sempre receber de um Deus cuja natureza é sempre dar. Assim como uma fechadura e uma chave se encaixam perfeitamente, assim Deus, o Doador, se encaixa em mim, o receptáculo.

Como costumamos nos atribular a respeito de certas coisas, e oramos a respeito delas, ao invés de ir direto à sua raiz, dizendo: “Senhor, apenas anseio por ser o recipiente daquilo que a Vontade de Deus tem para mim; do poder, os dons, do amor e do Espírito de Deus”. O que pode ser mais simples que isso? Venha como um recipiente: limpo, vazio e humilde. Venha, e então Deus se deleitará em enchê-lo. Se puder, com toda reverência dizer isso, Ele não poderá evitar fazê-lo, pois é Sua promessa, Sua natureza.

A bênção está sempre fluindo a partir dEle. Você sabe que a água sempre flui para os lugares mais baixos. Se estivemos vazios e quebrantados, e não passarmos de meros recipientes, que vida bendita viveremos! Dia a dia apenas O louvando – O Senhor dá, eu recebo. O Senhor concede, me regozijo em receber. Quantas milhares de pessoas disseram nessa manhã: “Que lindo dia! Vamos abrir as janelas e deixar a luz do sol entrar com seu calor e alegria!” Que nossos corações possam aprender, a cada momento, como absorver a luz do amor de Deus. “Quem sou eu, e quem é o meu povo para que pudéssemos dar voluntariamente estas coisas? Porque tudo vem de ti, e das tuas mãos to damos”.

3 – Se Deus concede tudo e tudo recebe, o terceiro pensamento é muito simples – preciso DEVOLVER tudo a Ele. Que privilégio é ouvir do Deus Eterno: “Venha e Me devolva tudo que Te dei”. Assim poderei me manter em um amoroso e grato relacionamento com Ele. Entretanto, as pessoas dizem “Oh, mas devo devolver tudo?”. Irmão, você não sabe que não existe felicidade e bênção se não dermos tudo a Deus? Davi sentiu isso. Ele disse: “Senhor, que inexprimível privilégio é poder dar de volta a Ti o que Lhe pertence!” Apenas receber tudo dEle, e então devolver em amor a Ele aquilo que Ele deu. Você sabe para que Deus precisa de você? Algumas pessoas dizem: “Deus não nos concede os dons para desfrutarmos deles?” Mas você sabia que a realidade do desfrute está em poder devolver tudo a Ele?

Olhe para Jesus – Deus Lhe deu um corpo maravilhoso. Ele o preservou santo, até que o entregou como sacrifício a Deus. Essa é a beleza de se ter um corpo. Deus nos deu uma alma; e essa é a beleza de se ter uma alma – poder entregá-la de volta a Deus. As pessoas falam da dificuldade que encaram por ter uma vontade muito forte. Você nunca poderá ter uma vontade forte demais. O problema é que você não entregou essa forte vontade a Deus. Ao entregá-la, Ele poderá torná-la em um vaso no qual irá derramar Seu Espírito, preparando-a para um esplêndido serviço, para Seu propósito.

Já falamos nas três coisas: Deus nos dá tudo, recebemos tudo, e então Lhe devolvemos. Será que podemos fazer isso agora?

Será que podemos dizer: “Meu Deus, ensina-me a entregar tudo?” Tome sua cabeça, sua mente, com todo o seu poder para falar, suas propriedades, seu coração com suas afeições – as melhores e mais secretas – o ouro e a prata, tudo, coloque aos Seus pés e diga: “Senhor, existe uma aliança entre nós. O Senhor Se deleita em dar tudo, e eu me deleito em Te devolver”.

Senhor, ensina-nos essa lição! Se essa simples lição for aprendida, tantos problemas que enfrentamos para descobrir a Vontade de Deus, ou tentando reter as coisas chegarão ao fim. Isso porque estará escrito em nossos corações: “Deus pode fazer comigo o que desejar, pertenço a Ele, eu e tudo que possuo”. Em vez de estarmos sempre dizendo a Deus: “Dá, dá, dá”, [Pv 30:15] diremos:”Sim, Senhor, o Senhor deu, o Senhor ama dar, e eu amo devolver a Ti”. Tente viver essa vida e descobrirá que ela é a mais elevada de todas.

4 – Deus dá tudo, recebo tudo, devolvo tudo. Então temos um quarto pensamento. Deus se regozija naquilo que Lhe devolvi. Não sou apenas eu que sou o recebedor e doador, mas Deus também o é. Posso afirmar, com toda a reverência, que Ele tem mais prazer em receber tudo de volta, do que teve em doar. Com nossa pequena fé, pensamos constantemente que aquilo que devolvemos a Deus retornará deturpado. Deus diz: “Não, tudo retorna belo e glorificado”. A entrega do Seu querido filho, com suas aspirações e ações de graças, dão a Deus um novo valor e beleza.

Filho de Deus, você não sabe quão precioso é o dom que você entrega ao seu Pai diante de Seus olhos. Você já viu uma mãe dar ao seu filho um pedaço de bolo, e então a criança retornar com esse pedaço para dividir com ela? Como ela valoriza esse dom! E o seu Deus, meus amigos, seu Deus, Seu coração, Seu coração paternal de amor anseia profundamente por nossa entrega a Ele. Não é uma demanda. É sim, uma demanda, mas não feita por um Mestre duro, é o chamado de um Pai amoroso, que sabe que cada dom que você traz a Deus irá trazê-lo para mais perto de Sua Pessoa, e cada entrega tornará seu coração mais alargado para receber mais dons espirituais. Amigos! O dom de Deus tem, aos Seus olhos, um valor infinito. Ele se deleita neles. Ele vê o trabalho penoso de Sua alma e está satisfeito. E isso traz uma bênção inexprimível a você. Esses são os pensamentos que nosso texto sugere.

Então surge a aplicação prática. Quais seriam as lições disso para nós? Quais são as verdadeiras disposições da vida Cristã?

Estar e permanecer em contínua dependência de Deus. Se tornar nada, começar a compreender que somos nada menos do que um vaso terreno, no qual Deus irá reluzir o tesouro do Seu amor. Bendito o homem que sabe o que é ser nada, sabe que é um vaso vazio preparado para o uso de Deus. Como disse o Apóstolo, é Deus quem efetua em nós tanto o querer como o realizar.

Irmãos, assumam a posição de profunda dependência de Deus. Então tenham uma confiança pueril e expectativa nEle. Contem com o seu Deus para fazer tudo por você. Honre a Deus como Aquele que concede liberalmente. Honre-O e creia que Ele não demanda nada de você, mas irá primeiramente doar. E então louve, entregue-se e consagre-se. Louve-O pelo que pediu! Deixe que cada sacrifício feito a Ele torne-se em uma oferta de gratidão. O que iremos consagrar? Primeiramente nossas vidas. Talvez existam pessoas perguntando: “o que você deseja que eu faça, me torne um missionário?” Não, não é isso.

Entre em contato com Deus, venha até Ele e diga: “Senhor de tudo, pertenço a Ti, estou absolutamente à Tua disposição”. Entregue-se a Ele. Muitos não poderão ser missionários, mas entreguem-se a Deus para ser consagrados para a obra do Seu Reino. Vamos nos curvar diante Dele, entregar a Ele todas as nossas capacidades – nossa cabeça para pensar no Seu Reino, nosso coração para sair e amar os homens, e não importa quão fraco isso seja, venhamos e digamos: “Senhor, eis me aqui, para viver e morrer pelo Teu Reino”.

Alguns falam e oram sobre o enchimento do Espírito Santo. Que eles possam orar mais e crer mais. Mas lembre-se de que o Espírito Santo veio preparar homens para ser mensageiros do Reino, e não poderemos esperar sermos cheios com o Espírito a não ser que desejemos viver para o Reino de Cristo. Não podemos esperar todo o amor, paz e alegria celestiais em nossa vida como Seus tesouros, a menos que nos entreguemos absolutamente para o Reino de Deus, e os possuamos e usemos apenas para Ele. É a alma completamente entregue a Deus que receberá, em seu esvaziamento, a plenitude do Espírito Santo.

Queridos, precisamos consagrar não apenas nós mesmos – corpo e alma, mas tudo que temos. Alguns podem ter filhos, talvez você tenha apenas um filho, e tenha um pavor terrível de deixá-lo ir. Cuidado, Deus merece sua confiança, seu amor, sua entrega. Pleiteio com você, tome seu filho e diga a Jesus: “Qualquer coisa, Senhor, que Te agradar”. Eduque teus filhos para Jesus. Deus te ajude a fazer isso. Existe o dinheiro. Ouço apelos por dinheiro por toda parte, e vejo o quanto os Cristãos na Inglaterra gastam com lazer, e quão pouco é gasto com Missões. Existe algo terrível nisso. Os filhos de Deus com tanta riqueza e conforto, e repartindo uma porção tão pequena! Que Deus seja louvado por cada exceção à regra! Existem muitos que doam muito pouco. Nosso doar deve ser na mesma proporção do doar de Deus. Ele nos dá tudo. Vamos tomar isso em nossa oração de Consagração: “Tome tudo, Senhor, cada centavo que possuo. Tudo Te pertence”. Vamos dizer: “Tudo é dEle”. Você pode não saber quanto deve dar. Entregue tudo, coloque tudo em Suas mãos, e Ele te ensinará se você esperar nEle. Você ouviu a mensagem preciosa dos lábios de Davi. Será que nós, Cristãos do século dezenove, aprendemos a conhecer o Deus que está disposto a dar tudo? Deus nos ajude. Não temos nada que não tenha sido recebido. Qualquer coisa que recebermos, entreguemos de volta a Deus. Isso trará uma bênção dupla a nossa alma.

O que quer que Deus receba de volta de nós, volta a Ele no Céu e Lhe dá uma infinita alegria e felicidade, na medida que Ele vê Seu objetivo atingido.

Vamos nos achegar no espírito de Davi, com o Espírito de Jesus Cristo em nós. Vamos orar nossa oração de Consagração. E possa o Espírito Bendito dar a cada um de nós graça para pensar e dizer a coisa certa, e para fazer aquilo que for agradável aos olhos do Pai.

Extratos do livro “The Deeper Christian Life” (Consecration), de Andrew Murray.

Post anterior
União com Cristo na Consagração
Próximo post
Entregue Tudo a Cristo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.