Na Arena da Fé – Parte 3

Print Friendly, PDF & Email

“Na Arena da Fé – parte 3” é parte da tradução do capítulo 5 do livro “In the arena of faith”, de Erich Sauer.

 

Erich Sauer (1898 – 1959)

“Além disso, tínhamos os nossos pais segundo a carne, que nos corrigiam, e os respeitávamos; não havemos de estar em muito maior submissão ao Pai espiritual e, então, viveremos? Pois eles nos corrigiam por pouco tempo, segundo melhor lhes parecia; Deus, porém, nos disciplina para aproveitamento, a fim de sermos participantes da sua santidade” (Hebreus 12:9,10).

Na primeira mensagem fomos convidados a meditar na sabedoria infinita de Deus em Seus tratos conosco. Também vislumbramos 7 características da fé provada pelas adversidades, que estão sendo descortinadas passo a passo em nossas mensagens. Na primeira mensagem, descobrimos que a verdadeira fé vê nas dificuldades dessa vida provas da Paternidade de Deus.

A segunda característica dessa fé provada foi abordada na segunda mensagem. Avaliamos como a verdadeira fé considera as aflições e provas caminhos do amor de Deus, e como as preocupações e ansiedades são antagônicas à nossa posição como Filhos de Deus.

A Verdadeira fé confia, em meio a todo sofrimento, na infalibilidade e fecundidade de todas as decisões da sabedoria de Deus

Os pais terrenos, mesmo quando muito experientes, cheios de amor e sabedoria na seleção de seus métodos educacionais, ainda assim são passíveis de erro.

Eles precisam sempre decidir baseados em um horizonte mais ou menos restrito, que é o seu ponto de vista humano, e isso pode levar o homem comum a errar. O melhor que eles podem fazer é tomar as suas decisões de acordo com seu conhecimento e sua consciência.

Mas o Pai celestial nunca comete erros.

Ele nunca erra em Sua disciplina.

Em Seu tratamento amoroso de Seus filhos, Ele nunca adota uma medida errada.

Tudo é escolhido com um objetivo específico. Tudo é planejado para alcançar o grande objetivo ideal, e esse alvo é verdadeiramente o mais elevado possível, a saber: transformar Seu filho à imagem de Sua própria natureza santa.

“Deus, porém, nos disciplina para aproveitamento, a fim de sermos participantes da sua santidade” (Hebreus 12:10).

Assim a fé não precisa apenas se apoiar no amor de Deus, mas também pode se apoiar em Sua sabedoria.

A Fé sabe: “Sou um filho de Deus, e não Seu conselheiro” (Tersteegen).

Sempre que estiver em meio à tribulação e prova e não conseguir ver uma saída, posso afirmar: ‘Sua mão me sustenta. Meu Pai governa sobre tudo e Ele sabe o que é melhor!’

Versão em inglês aqui.

Quando os remidos estão passando por dificuldades, uma questão que traz conforto e ajuda é se lembrar que não é apenas o perfeito amor e sabedoria do Pai que governam as circunstâncias que nos cercam, mas também Sua Divina onipotência.

Toda a situação será resolvida. Nosso Pai celestial deseja ajudar, sabe como ajudar, e pode fazê-lo.

Essa trindade do poder Divino operando em conjunto, nos garante que, não importa quantas forem as dificuldades e privações no caminho, finalmente tudo redundará em bem para cada um de nós.

Continue a leitura aqui.


Erich Sauer (1898-1959) foi um dos teólogos alemães mais conhecidos deste século. O teólogo britânico F. F. Bruce afirmou que “provavelmente, Sauer era teólogo e professor bíblico mais capacitado nos círculos de irmãos do continente [europeu]“. Seus livros sobre a história da salvação tiveram grande circulação e foram traduzidos para diversos idiomas. Muitos cristãos se beneficiaram de seu trabalho e receberam inestimável ganho espiritual por meio de seus escritos.

Apesar de ter problemas nos olhos, Sauer lia muito. Sua extensa biblioteca testemunhava do seu hábito de leitura. Ele era dotado da capacidade de sintetizar as verdades bíblicas de maneira condensada e estruturada. Mas Erich Sauer também escrevia. Sua grande influência, tanto na Alemanha quanto no exterior, decorreram de sua obra literária. Seus livros não são uma leitura rasa para a hora de dormir, são livros de estudo, contando com muitas referências bíblicas em cada frase ou afirmação.
O tema principal dos escritos de Sauer é a história da salvação de Deus, da criação à perfeição, conforme revelado na Bíblia. “A história do mundo é o andaime da história da salvação.” Para Sauer, a história da salvação não corre de forma paralela ou superior à história mundial, mas é a interpretação da história do mundo a partir da perspectiva de Deus.
Post anterior
Na Arena da Fé – Parte 2
Próximo post
Uma Suprema Ambição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.