“Na Arena da Fé – parte 3” é parte da tradução do capítulo 5 do livro “In the arena of faith”, de Erich Sauer.
Erich Sauer (1898 – 1959)
“Além disso, tínhamos os nossos pais segundo a carne, que nos corrigiam, e os respeitávamos; não havemos de estar em muito maior submissão ao Pai espiritual e, então, viveremos? Pois eles nos corrigiam por pouco tempo, segundo melhor lhes parecia; Deus, porém, nos disciplina para aproveitamento, a fim de sermos participantes da sua santidade” (Hebreus 12:9,10).
Na primeira mensagem fomos convidados a meditar na sabedoria infinita de Deus em Seus tratos conosco. Também vislumbramos 7 características da fé provada pelas adversidades, que estão sendo descortinadas passo a passo em nossas mensagens. Na primeira mensagem, descobrimos que a verdadeira fé vê nas dificuldades dessa vida provas da Paternidade de Deus.
A segunda característica dessa fé provada foi abordada na segunda mensagem. Avaliamos como a verdadeira fé considera as aflições e provas caminhos do amor de Deus, e como as preocupações e ansiedades são antagônicas à nossa posição como Filhos de Deus.
A Verdadeira fé confia, em meio a todo sofrimento, na infalibilidade e fecundidade de todas as decisões da sabedoria de Deus
Os pais terrenos, mesmo quando muito experientes, cheios de amor e sabedoria na seleção de seus métodos educacionais, ainda assim são passíveis de erro.
Eles precisam sempre decidir baseados em um horizonte mais ou menos restrito, que é o seu ponto de vista humano, e isso pode levar o homem comum a errar. O melhor que eles podem fazer é tomar as suas decisões de acordo com seu conhecimento e sua consciência.
Mas o Pai celestial nunca comete erros.
Ele nunca erra em Sua disciplina.
Em Seu tratamento amoroso de Seus filhos, Ele nunca adota uma medida errada.
Tudo é escolhido com um objetivo específico. Tudo é planejado para alcançar o grande objetivo ideal, e esse alvo é verdadeiramente o mais elevado possível, a saber: transformar Seu filho à imagem de Sua própria natureza santa.
“Deus, porém, nos disciplina para aproveitamento, a fim de sermos participantes da sua santidade” (Hebreus 12:10).
Assim a fé não precisa apenas se apoiar no amor de Deus, mas também pode se apoiar em Sua sabedoria.
A Fé sabe: “Sou um filho de Deus, e não Seu conselheiro” (Tersteegen).
Sempre que estiver em meio à tribulação e prova e não conseguir ver uma saída, posso afirmar: ‘Sua mão me sustenta. Meu Pai governa sobre tudo e Ele sabe o que é melhor!’
Versão em inglês aqui.
Quando os remidos estão passando por dificuldades, uma questão que traz conforto e ajuda é se lembrar que não é apenas o perfeito amor e sabedoria do Pai que governam as circunstâncias que nos cercam, mas também Sua Divina onipotência.
Toda a situação será resolvida. Nosso Pai celestial deseja ajudar, sabe como ajudar, e pode fazê-lo.
Essa trindade do poder Divino operando em conjunto, nos garante que, não importa quantas forem as dificuldades e privações no caminho, finalmente tudo redundará em bem para cada um de nós.
Continue a leitura aqui.
Erich Sauer (1898-1959) foi um dos teólogos alemães mais conhecidos deste século. O teólogo britânico F. F. Bruce afirmou que “provavelmente, Sauer era teólogo e professor bíblico mais capacitado nos círculos de irmãos do continente [europeu]“. Seus livros sobre a história da salvação tiveram grande circulação e foram traduzidos para diversos idiomas. Muitos cristãos se beneficiaram de seu trabalho e receberam inestimável ganho espiritual por meio de seus escritos.