Perturbações

Print Friendly, PDF & Email

Perturbações são extratos selecionados do livro “Experimentando Deus através da Oração”, de Madame Guyon. Livro publicado pela Danprewan Editora (esgotado – nova edição Editora dos Clássicos).

***

Madame Guyon (1648-1717)

“Deus está no meio dela; jamais será abalada; Deus a ajudará desde antemanhã” (Salmos 46:5).

Talvez agora seja uma boa oportunidade para lidar com o problema da perturbação enquanto tentamos orar. Não importa quão sincero você seja, haverá uma ocasião em que sua mente irá vaguear, parecendo impossível não ficar perturbado.

Deixe-me dar-lhe um princípio importante. Não lute com suas tentações ou perturbações, pois elas somente parecem aumentar sua intensidade de desviá-lo do seu único propósito de buscar a Deus. Simplesmente desvie-se do mal e aproxime-se de Deus.

Se uma criança pequena teme um monstro imaginário, ela não se levanta para combate-lo. Ao contrário, fecha os olhos e encolhe-se no seio de sua mãe para segurança.

Se em nossa fraqueza tentarmos atacar os inimigos de nossa alma, seremos feridos, se não derrotados. Porém, simplesmente pelo permanecer na presença de Deus nós acharemos uma imediata provisão de força e sustento.

Davi sabia ser esta a sua fonte de energia. Ele disse: “PORTANTO ESTÁ ALEGRE O MEU CORAÇÃO E SE REGOZIJA A MINHA GLÓRIA; TAMBÉM A MINHA CARNE REPOUSARÁ SEGURA” (Salmo 16:9). Êxodo 14:14 diz-nos: “O SENHOR PELEJARÁ POR VÓS, E VÓS VOS CALAREIS”.

Seja cuidadoso também em não permitir que sua mente se detenha demais em sua fraqueza e indignidade. Estes sentimentos exagerados nascem de uma raiz de orgulho e de amor à sua própria excelência.

Tornar-se desanimado enfraquece sua vida de oração, e isto é tão ruim quanto suas próprias imperfeições. Por mais miserável que você se veja, isto deve motivá-lo a abandonar-se em Deus.

Apresse-se em ter um mais íntimo relacionamento com Ele.

O próprio Deus disse: “INTRUIR-TE-EI, E ENSINAR-TE-EI O CAMINHO QUE DEVES SEGUIR; GUIAR-TE-EI COM OS MEUS OLHOS”. (Salmo 32:8).

Leia mais artigos selecionados da mesma autora aqui.


Jeanne Guyon (1648 – 1717)

Mais conhecida como Madame Guyon, foi levantada por Deus num contexto católico, em pleno século XVII, quando as nuvens da apostasia ainda eram densas, apesar da fresta de luz da Reforma. Deus a usou de forma especial para abrir caminho para a restauração da vida interior, da comunhão profunda com Ele através da oração, da consagração plena, da santificação e do operar da cruz. Seus inspirados escritos, especialmente gerados na prisão, influenciaram a muitos ao redor do mundo e a notáveis líderes, tais como o Arcebispo Fenelon, os Quacres, John Wesley, Zinzendorf, Jessie Penn-Lewis, Andrew Murray e Watchman Nee. Eles foram marcados por Deus através de suas mensagens, que muitas das verdades comentadas e vividas por eles tiveram origem, de alguma maneira, no que herdaram de Madame Guyon.

Post anterior
O amargo e o doce
Próximo post
Prossiga em conhecer a Deus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.