Stephen Kaung (1915—)
“Desde os dias de João o batista até agora…” (Mateus 11:12).
O agora chegou. “O reino dos céus é tomado a força, e pela força se apoderam dele”. Durante aquele tempo muito particular, houve uma mudança. O reino dos céus estava apenas próximo, mas o reino dos céus agora está aqui. Por quê? Naquele tempo o Senhor já tinha Seus discípulos. O que significa ser Seu discípulo? O que significa ser discípulo de Cristo? Ser discípulo de Cristo significa que você tem que se colocar completamente sob o Seu governo. Você permite que Ele o mude. Você permite que Ele o transforme. Você permite que Ele deixe Seu caráter ser impresso e implantado em você. Isso é discipulado.
Antigamente os discípulos eram diferentes dos estudantes de hoje. Os estudantes de hoje vão à escola para aprender do professor. Eles ouvem as leituras e tentam absorver tudo o que o professor sabe; e isso é tudo. Eles não aprendem do professor sua vida, seu modo ou seu caráter. Isso não importa. Tudo é impessoal. Mas nos tempos antigos um discípulo era diferente. Se você quisesse aprender uma profissão, você tinha que deixar seu lar e viver com seu mestre. Você se tornava alguém da família do mestre. Você vivia ali. Durante o primeiro ano, ele não poderia nem ao menos falar com você sobre a profissão. Você faria coisas diferentes na família – esfregar o chão, ajudar com as crianças, ou servir o mestre como um escravo, como um servo. Gradualmente, ele poderia permitir que você tocasse nas ferramentas e contaria alguns segredos. Mas através dos anos você aprenderia mais do que uma profissão; você aprenderia ao seu mestre. Você começaria a falar como ele, pensaria como ele, andaria como ele. Você começaria a assumir sua maneira. Você não aprenderia apenas sua habilidade mas também sua vida. Isto é discipulado.
Aqui você encontra que nosso Senhor Jesus chamou alguns para serem Seus discípulos. Ele chamou Pedro, André, João, Filipe, Natanael e Mateus. Eles começaram a deixar todas as coisas para ficarem com Ele e aprenderem Dele. Por isso Ele já tinha Seu reino. Ele tinha pessoas completamente sob Ele.
O agora começou naquele momento e continua até hoje. Ainda estamos no agora. O reino dos céus está aqui agora. Ele não pode ser visto a olho nu. Onde quer que haja pessoas que se coloque sob o governo absoluto do Rei dos céus, o céu começa a aparecer em suas vidas.
Graças a Deus, quando cremos no Senhor Jesus, é mais do que um perdão pessoal. Algo mais foi feito quando fomos salvos. Quando nós a princípio cremos no Senhor Jesus, não sabemos muito. Nós o conhecemos somente como nosso Salvador. Não O conhecemos como nosso Rei, e contudo Deus já havia feito algo em nós.
Em Colossenses 1:13 é dito: “Ele nos libertou do poder das trevas e nos transportou para o reino do Filho do Seu amor”. O que é o reino do Filho do amor de Deus? É o reino dos céus, porque o Filho do amor de Deus veio dos céus. Ele trouxe o céu para a terra e Ele irá estabelecer Seu reino na terra. Assim estamos todos posicionalmente no reino dos céus.
O reino dos céus nos recebeu, mas recebemos nós o reino? Posicionalmente, estamos todos no reino dos céus, mas condicionalmente, experimentalmente, realmente estamos vivendo sob o governo do céu? Estamos nós ainda vivendo nossa vida velha? Estamos nós ainda seguindo o caminho do mundo? Realmente andamos num caminho celestial? Somos pessoas celestiais na terra, mas andamos nós numa vida celestial? Quem é nosso rei? Quem está governando nossa vida? Qual caráter esta sendo edificado em nós e manifestado através de nós? Estas são questões sobre as quais deveríamos meditar.
Extraído do livro “Meditações sobre o Reino”, de Stephen Kaung, publicado pela Editora Restauração.