• Home
  • Postagens
  • Estudos
  • Ebooks
  • Sobre esse site
  • Devocional

Deus está em movimento

8 anos atrás
admin
A Igreja, Ezequiel, Mateus, Theodore Austin-Sparks
2 Comentários
Print Friendly, PDF & Email

Deus está em movimento é um artigo baseado capítulo 4 do livro “O Persistente Propósito de Deus” de T.Austin-Sparks.

***

T.Austin-Sparks

“Vi os seres viventes; e eis que havia uma roda na terra, ao lado de cada um deles….Andando elas, podiam ir em quatro direções; e não se viravam quando iam. As suas cambotas eram altas, e metiam medo; e, nas quatro rodas, as mesmas eram cheias de olhos ao redor. Andando os seres viventes, andavam as rodas ao lado deles; elevando-se eles, também elas se elevavam. Para onde o espírito queria ir, iam, pois o espírito os impelia… porque nelas havia o espírito dos seres viventes. Andando eles, andavam elas e, parando eles, paravam elas, …porque o espírito dos seres viventes estava nas rodas” (Ezequiel 1:15-21).

Quando Ezequiel foi chamado para servir ao Senhor ele teve uma grande visão, e dela podemos destacar:

1) A visão incluía querubins e rodas ao lado deles.

2) Essas rodas são símbolos de movimento, significam mobilidade e também falam de direção.

3) Elas começam na terra, e são levantadas da terra para o céu, e, então, parecem tocar a terra novamente, em momentos diferentes. Em seus movimentos, elas parecem tocar a terra de tempos em tempos.

4) Essas rodas são cheias de olhos em todo o seu redor.

5) O Espírito de vida está nas rodas.

Muito resumidamente, gostaríamos de abordar esses 5 aspectos:

1) Deus está em movimento

Estamos aqui diante dos movimentos do Trono sobre rodas. Isso indica que Deus requer liberdade absoluta para se mover. Total liberdade de movimentos! Nenhum livro é melhor para retratar isso no Novo Testamento do que o livro de Atos. Quando chegamos ao livro de Atos, descobrimos duas coisas: que o Trono está em movimento e que o Homem assentado no Trono também está se movendo. Atos não é um livro estático. O Senhor não está parado.

Por isso, o Ele demanda por espaço para se mover, e essa liberdade de movimento precisa ser reconhecida e aceita. Podemos nos lembrar do incidente de Pedro na casa de Cornélio [Atos 10]. Aquela visão que Pedro teve no terraço está sempre presente em nossa mente. O Senhor está se movendo de Israel para os Gentios, de Jerusalém para as regiões baixas. Isto é o que vemos na visão de Ezequiel. Pedro, no entanto, quis parar o movimento do Senhor. Ele disse: “Não, Senhor”. Mas as mãos do Senhor não estão amarradas pela tradição, nem pelo preconceito. Essa foi uma crise tremenda para Pedro. O Senhor estava dizendo a ele: “Pedro, estou me movendo. Você vai comigo? Se você não for comigo, não faz diferença. Simplesmente vai ficar para trás. Mas, se você for comigo, terá que me dar toda a liberdade de movimento. A sua mente, tradições religiosas, preconceitos não podem interferir”. Essa foi a natureza da crise de Pedro.

O Senhor está se movendo. É isto o que vemos logo no início na visão das rodas. Precisamos nos lembrar de que Deus está sempre se movendo em direção ao Seu Eterno Propósito, e nós não podemos colocar coisa alguma no Seu caminho. O Senhor diz: “Tenho ainda mais luz e verdade para revelar em minha Palavra. Vocês ainda não chegaram ao final dos meus movimentos. Há muito mais adiante, em relação ao que o que ficou para trás, e vocês precisam dar a Mim total liberdade para prosseguir”.

2) As rodas falam de direção sem desvios

Este é um dos pontos mais difíceis de interpretar nesta visão. Pessoalmente, penso o seguinte: quando Deus segue adiante, Ele jamais é pego de surpresa por algo que não tenha previsto. Se Deus muda de direção, é porque tudo já estava previsto, não é de uma emergência, como se Ele não tivesse antecipado a situação. Provavelmente vocês irão encontrar dificuldade para entender isto. Voltemos para o que estávamos falando sobre Pedro. Parece que Deus está mudando de direção, pois, até aquele ponto, Ele estava se movendo com Israel. Todos os Seus movimentos até então estavam relacionados somente a Israel. Parecia como se Deus estivesse mudando de direção, e isto foi um problema para Pedro. Foi uma mudança muito grande na direção de Deus.

Parecia que Deus estava mudando o Seu curso só porque havia enfrentado dificuldades em Israel. É assim que muitos expositores da Bíblia interpretam. Alguns dizem que a ida aos gentios foi uma política adotada pelo Senhor, porque os Judeus lhe apresentaram dificuldade. É assim que Pedro viu, sentindo-se muito mal com isso: “Senhor, você não pode fazer isso. Você andou com Israel por séculos, não pode mudar o curso agora”. Os irmãos estão entendendo esta questão agora? – o fato é que Deus não estava mudando o curso. A Bíblia deixa bem claro que Deus sempre teve os gentios em mente. Ele queria alcançar os gentios por meio dos Judeus. Se os Judeus fracassaram em servir a Deus desta maneira, Ele simplesmente continua firme com o Seu propósito de sempre.

As rodas seguem em frente. Elas podem mudar de direção, mas isto não significa mudança de propósito. Mesmo numa aparente mudança de direção, elas ainda continuam em frente. Deus não deixa o Seu caminho por causa das circunstâncias, mas segue em frente. Isto é algo muito difícil de entender enquanto vemos esta visão das rodas, mas penso que a ilustração de Israel e dos gentios é a chave para esta situação.

3) As rodas tocam a terra e voltam a subir para o Céu

Finalmente, parece que as rodas voltam para a terra novamente e aí permanecem. Então os seres viventes abaixam suas asas, e, por um tempo, tudo parece ficar imóvel. Subitamente, temos uma inferência e elas prosseguem novamente.

O Senhor começou algo no dia de Pentecostes em Jerusalém. Podemos dizer que Ele começou, por assim dizer, algo na terra. Seus movimentos estavam sobre a terra – e Ele estava numa posição sobre a terra. Então, Ele parou. Isto não é uma contradição daquilo que acabamos de falar. Há tempos quando o Senhor precisa esperar – esperar por algo – Seus movimentos adiante parecem estacionar.

Observem as nossas próprias vidas. Há um movimento de Deus, e, então, parece haver um período de espera – o Senhor está esperando algo. Pode ser que Ele esteja esperando pelo nosso ajustamento à alguma luz que Ele tenha nos concedido. Pode ser que esteja esperando pela remoção daquilo que entrou em nossa vida, mas que não veio Dele. Podem ser muitas causas, mas sabemos que isso de fato acontece em nossas próprias vidas. Há períodos em que parece que o Senhor não está se movendo.

Talvez Ele tenha parado o Seu movimento – talvez esteja agora esperando algo. Durante esse período de espera, precisamos refletir muito seriamente – “Por que será que o Senhor não está se movendo?” O que o Ele está esperando? De que ajuste estou precisando? O que será que preciso tirar do caminho do Senhor? Precisamos nos exercitar todas as vezes que o Senhor parar e ficar esperando algo.

4) As Rodas são Cheias de Olhos

Nós nos deparamos com esses olhos em muitas ocasiões na Palavra de Deus. Encontramos esses olhos na profecia de Zacarias e também em Apocalipse. Naturalmente, sabemos o que eles simbolizam. Eles representam a completa e perfeita inteligência do Trono de Deus. O governo do Homem do Trono é um governo de perfeita inteligência. Se transferirmos este princípio para o início do livro de Apocalipse, veremos o seu significado. As igrejas estão prestes a serem julgadas, mas Aquele que as julga é Alguém cujos olhos são chamas de fogo. E esta Pessoa diz às igrejas: “conheço as suas obras”. Então, Ele prossegue, falando tudo o que conhece sobre elas. Vemos que Ele conhece mais sobre as igrejas do que elas mesmas conhecem sobre si.

Ele se dirige a uma igreja que pensa que é rica e abastada, que de nada têm falta. Mas, Ele diz: “Vocês não sabem que são pobres, cegos e nus”. Então, o que Ele diz a eles? “Aconselho que de Mim comprem colírio, para que possam ver” – para que possam ver aquilo que Eu vejo. O Senhor conhecia mais e enxergava mais do que aquela igreja conhecia a respeito de si mesma. Todos os movimentos desse Trono sobre rodas são de completa inteligência. Aquele que está no Trono vê e conhece tudo. O Senhor não é cego nem ignorante.

5) ) Espírito de Vida está nas Rodas

O princípio que governa os movimentos do Senhor é a Vida. O governo o Trono é baseado no princípio da Vida. Todos os movimentos de Deus desde a eternidade se dão nesta base, com esta questão da Vida.

TODO PODER ME FOI DADO NO CÉU E NA TERRA

Resumindo e trazendo isso para o Novo Testamento. Lendo Mateus 28:18-20. Jesus disse: “Toda autoridade me foi dada no céu e na terra”. Esta é a primeira metade da declaração que Ele faz nessa parte das Escrituras. Esse texto nos faz voltar para o Trono sobre rodas, e relacionado à toda criação. Vemos que toda a autoridade está investida no Homem assentado sobre o Trono. Observem a palavra “autoridade” usada por Jesus. Ele não disse, “todo poder Me foi dado no céu e na terra”. Isto naturalmente estava implícito no que Ele disse, mas Ele usou outra palavra grega. Ele disse: “Toda autoridade Me foi dada”. Autoridade é algo maior do que poder. O poder está contido na autoridade. A autoridade é o exercício do poder. Jesus disse, “A Mim pertence toda autoridade de governo no céu”. Em outras palavras, parafraseando: “Os homens podem me chamar apenas de Jesus de Nazaré, podem me considerar como um homem qualquer, mas eles acabarão descobrindo que em Mim está toda a autoridade do céu.” E foi isso o que eles de fato descobriram.

Então, temos a outra metade dessa declaração, nesse texto de Mateus 28: “Por isso, ide por todo o mundo… e eis que estarei convosco todos os dias“. Aqui estão os movimentos do Trono “por todo o mundo”, e a autoridade de Jesus Cristo está com a Igreja. Toda autoridade do céu está com a Igreja, quando ela se alinha aos movimentos do Trono.

Assim, podemos usar o texto de Mateus 28:18-20 para trazer mais luz à visão de Ezequiel, naquilo que diz respeito à preparação do servo para a obra. Ezequiel certamente precisou dessa preparação. Se ele não tivesse tido essa visão, a sua obra teria sido impossível. Todo servo do Senhor precisa dessa visão.

“Se não tivermos claro diante de nós que o Homem no Trono governa, e que tem o controle e autoridade sobre tudo que acontece no universo, não seremos capazes de cooperar em Sua obra”.

Post Views: 12.094

Related posts:

  1. Direção Divina
  2. Deus Escolheu as Coisas Fracas
  3. Nobres Cristãos de Beréia
  4. O Exemplo de Israel, um Encorajamento
Post anterior
Contemplando…
Próximo post
O que é o Novo Testamento?

2 Comentários. Deixe novo

  • Claudia Oliveira de Sena
    4 de outubro de 2022 23:11

    Nossa vou levar está palavra , exatamente para o púlpito da minha igreja.
    Obrigada.

    Responder
  • Adriana José Joaquim
    24 de dezembro de 2022 09:41

    Eu sempre fiz alguns questionamentos, e pergunta ao Senhor a respeito da minha vida.
    É tenho vivido momentos e experiência, a sensação é que tem horas que a minha vida parece que parar tudo.
    Eu literalmente já me sinto como Jonas na boca do peixe.
    Mas graças ao Senhor Jesus na minha vida, ele este ano de 2022 trouxe resposta, pra muita pergunta que eu fazia para o Senhor a respeito de muitas coisas na minha vida.
    A resposta veio, tudo isso tem haver com a minha vida ministerial, é essa questão de eu estar em uma determinada igreja, e Deus querer eu me posicione, há onde ele quer eu esteja.

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Artigos

Nesta página você encontra artigos e resumos de textos de diversos autores para seu alimento espiritual. Boa Leitura!

Autores

  • Ada Habershon
  • Albert Benjamin Simpson
  • A. Edwin Wilson
  • Adoniram Judson Gordon
  • Andrew Murray
  • Amy Carmichael
  • Arlen Chitwood
  • Arthur Tappan Pierson
  • Aiden Wilson Tozer
  • Charles Andrew Coates
  • Charles Haddon Spurgeon
  • Clifford Ogden
  • Christian Chen
  • Dana Congdom
  • David Martyn Lloyd-Jones
  • David Wilkerson
  • Dwight Lyman Moody
  • Desconhecido
  • David Morrieson Panton
  • Erich Sauer
  • Edward McKendree Bounds
  • Emmanuel Church
  • Ethelbert William Bullinger
  • Francis Havergal
  • Frederick Brotherton Meyer
  • George Cutting
  • George Hawkins Pember
  • George Henry Lang
  • George Müller
  • G. Steinberger
  • Gino Iafrancesco
  • Harry Foster
  • Henri Suso
  • Henry Drummond
  • Horatius Bonar
  • Hudson Taylor
  • Isabella Lilias Trotter
  • Irmão Lawrence
  • James Kimball
  • James O. Fraser
  • Jan Amos Comenius
  • Jeanne Guyon
  • Jessie Penn-Lewis
  • João da Cruz
  • Joseph Dillow
  • John Christian Metcalfe
  • Lance Lambert
  • Major W. Ian Thomas
  • Philip Mauro
  • Robert Cleaver Chapman
  • Robert Govett
  • Ruth Paxson
  • Stephen Kaung
  • Theodore Austin-Sparks
  • Thomas Dehany Bernard
  • Watchman Nee
  • William Hake
  • Witness Lee