Propósito na Oração

Print Friendly, PDF & Email

E. M. Bounds (1835-1913)

“Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei, e abrir-se-vos-á. Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e, a quem bate, abrir-se-lhe-á” (Mateus 7:7,8).

Minha crença me leva a pensar que a oração é eficaz. Certamente, um dia pedindo a Deus para intervir em todos os eventos que nos rodeiam, definitivamente, não será perdido.

Ainda existe um sentimento muito comum que nos faz pensar que um homem, quando está orando, não está fazendo nada. Esse sentimento nos leva a dar pouca importância à esse serviço, fazendo com que tornemos o tempo de oração curto e apressado, ou até mesmo totalmente negligenciado.

Será que não estamos confiando muito no nosso braço ao longo do dia? Será que as maravilhas de outrora não podem mais ser realizadas hoje? Será que os olhos do Senhor não passam mais sobre a terra, para mostrar-Se forte para com aqueles cujo coração é totalmente Dele? Oh, que Deus me dê uma fé mais prática Nele! Onde está o Senhor Deus de Elias hoje? Ele está esperando Elias chamá-Lo.

Quanto mais orações existirem no mundo, melhor ele será, e mais poderosas serão as forças contra o mal em todo lugar. Uma das fases da oração é desinfetante e preventiva. Ela purifica o ar, destruindo o contágio do mal.

Oração não é uma coisa incerta, vacilante, de vida curta. Não é uma voz clamando sem ser ouvida ou sem ser percebida em meio ao silêncio, mas é uma voz que chega aos ouvidos de Deus. Ela vive tanto tempo quanto os ouvidos e coração de Deus estiverem abertos aos santos apelos. Deus molda o mundo pela oração. As orações são imortais. Os lábios que as pronunciam podem ser fechados pela morte, o coração que as sentiu pode parar de bater, mas as orações ficam vivas diante de Deus, e o Seu coração está sempre colocado nelas. As orações vivem mais tempo do que as vidas daqueles que as pronunciaram, mais tempo do que uma geração, mais tempo do que uma era, mais tempo que o mundo. Os homens imortais são aqueles que mais oraram. Eles são os heróis de Deus, os Seus santos e servos, Seus assessores.

Um homem pode orar melhor e viver uma vida mais santa por causa das orações do passado. O homem que faz muitas orações aceitáveis a Deus realizou o serviço mais glorioso e verdadeiro para a próxima geração.

As orações dos santos de Deus fortalecem a próxima geração contra as desoladoras ondas do pecado e do mal. Ai da geração de filhos que encontram vazios seus preciosos incensários de oração, cujos pais eram muito ocupados ou incrédulos para orar. Essa geração terá como sua infeliz herança os perigos inexplicáveis e as consequências indescritíveis dessa conduta dos pais. Felizes são aqueles cujos pais e mães deixaram um rico patrimônio de oração.

As orações dos santos de Deus são como um verdadeiro capital nos céus pelo qual Cristo leva a termo Sua grande obra na terra. As grandes agonias e poderosas convulsões na terra são resultados dessas orações. A terra é transformada e revolucionada, anjos se movem de forma poderosa, as diretrizes de Deus são moldada à medida que as orações são mais numerosas e mais eficientes.

É verdade que os maiores sucessos na causa de Deus são criados e conduzidos pela oração. O dia de poder de Deus, os dias de poder e de atividades angélicas acontecem quando a Igreja de Deus se aproxima da sua mais poderosa herança de fé e oração poderosas. Os dias de conquista de Deus acontecem quando os santos se entregam às poderosas orações. Quando a casa de Deus na terra é uma casa de oração, então a casa de Deus nos céus fica ocupada e potente em seus planos e movimentos, e Seus exércitos terrenos são revestidos de triunfos e despojos de vitória, enquanto seus inimigos são derrotados por todos os lados.

Deus condiciona a própria vida e prosperidade de Sua casa à oração. A condição foi colocada na própria existência da causa de Deus nesse mundo. “Pede a Mim” é a condição que Deus coloca no próprio avanço e triunfo de Sua causa.

Homens devem orar pelo avanço da causa de Deus. Oração coloca Deus em plena força no mundo. Ao homem de oração, Deus é presente em força real. Para uma Igreja de oração, Deus é presente em glorioso poder. O segundo Salmo é a descrição Divina do estabelecimento da causa de Deus por meio de Jesus Cristo. Todas as dispensações anteriores se mesclaram na entronização de Jesus Cristo. Deus declara a entronização de Seu Filho. As nações se inflamam com ódio feroz contra Sua causa. Deus é descrito rindo do débil ódio de Seus inimigos. O Senhor ri; o Senhor escarnece deles. “Eu estabeleci Meu Rei no Meu monte Sião”. O decreto passou imutável e eterno [Sl 2:7-9]:

“Proclamarei o decreto do SENHOR: Ele me disse: Tu és meu Filho, eu, hoje, te gerei. Pede-me, e eu te darei as nações por herança, E as extremidades da terra por tua possessão. Com vara de ferro as regerás e as despedaçarás como um vaso de oleiro”.

Pede a mim é a condição para um povo desejoso e obediente que ora. “Continuamente se fará por ele oração” [Sl 72:15]. Sob essa universal e simples promessa, homens e mulheres dos tempos antigos se lançaram diante de Deus. Eles oraram e Deus respondeu as suas orações, e a causa de Deus foi sustentada viva no mundo pela chama de suas orações.

Oração se tornou a única condição estabelecida para mover o reino de Seu Filho. “Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei, e abrir-se-vos-á” [Mt 7:7]. O mais forte no reino de Cristo é aquele que bate melhor. O segredo do sucesso do reino de Cristo é a habilidade de orar. Aquele que pode manejar o poder da oração é o forte, o santo no reino de Cristo. A lição mais importante que podemos aprender é como orar.

Oração é a chave da vida mais santificada, do ministério mais santo. Aquele que faz mais para Deus é o mais habilitado na oração. Jesus Cristo exercitou Seu ministério dessa maneira.

Tradução do Capítulo 1 do livro “Purpose in Prayer” de E. M. Bounds.

Post anterior
Há Alguma Palavra do Senhor?
Próximo post
Direito de Primogenitura – Receba em Casa Gratuitamente um Livreto sobre o Assunto

3 Comentários. Deixe novo

  • Ivonize de Souza Barreto
    21 de novembro de 2020 00:08

    Deus é maravilhoso em todos os tempos, obrigada pelo aprendizado, mim ajudou muito, Deus te abençoe grandemente.

    Responder
  • Maria das Graças Menezes Campos Lima
    4 de março de 2021 23:02

    O propósito da oração , e muito gratificante nós que somos católica faz parte da nossa vida , a oração é um encontro com Deus , e muito importante pra nosso dia dia fazendo as nossas orações sempre amém boa noite padre Fábio lindo texto gostei que Jesus esteja presente sempre na sua vida hoje e sempre 🙏❤️🌷

    Responder
  • Mucia Seleide Dantas
    28 de novembro de 2023 09:38

    Fui grandemente abençoada por esse estudo, espero abençoar outros, O SENHOR te abençoe.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.