Descanso e satisfação

Print Friendly, PDF & Email

Descanso e satisfação é um artigo baseado em meditações no capítulo 4 de Rute. Tomamos por referência o livro “Estudos sobre o livro de Rute” de H. L. Heijkoop.

“Assim, tomou Boaz a Rute, e ela passou a ser sua mulher; coabitou com ela, e o SENHOR lhe concedeu que concebesse, e teve um filho. Então, as mulheres disseram a Noemi: Seja o SENHOR bendito, que não deixou, hoje, de te dar um neto que será teu resgatador, e seja afamado em Israel o nome deste. Ele será restaurador da tua vida e consolador da tua velhice, pois tua nora, que te ama, o deu à luz, e ela te é melhor do que sete filhos. Noemi tomou o menino, e o pôs no regaço, e entrou a cuidar dele. As vizinhas lhe deram nome, dizendo: A Noemi nasceu um filho. E lhe chamaram Obede. Este é o pai de Jessé, pai de Davi.” (Rt 4:13-17).

***

O louvor, o descanso e o resgate

“Então, as mulheres disseram a Noemi: Seja o SENHOR bendito, que não deixou, hoje, de te dar um neto que será teu resgatador, e seja afamado em Israel o nome deste” (Rt 4:14).

Percebemos uma alegria imensa do povo quando Boaz e Rute se casaram, desejando que eles fossem abençoados pelo Senhor. Esse testemunho evidencia que, quando Deus está fazendo uma obra, todos ao redor começam a perceber, e como resultado, todo povo de Deus irrompe em louvor. 

Podemos relembrar como a história de Rute remete à nossa própria história pessoal com o Senhor. Primeiro saímos de Moabe, então começamos a colher das respigas dos campos de Boaz, até o ponto de chegarmos à união com o Senhor, que é representada pelo casamento de Rute e Boaz. Deus não deseja que sejamos somente Seus servos, mas também anseia por uma união plena conosco.

Vemos uma situação semelhante quando Isabel estava grávida de João Batista, e os seus vizinhos e parentes se alegraram muito. Aquela alegria também não se restringiu a ela.

“Ouviram os seus vizinhos e parentes que o Senhor usara de grande misericórdia para com ela e participaram do seu regozijo” (Lc 1:58). 

As mulheres disseram: “Seja o SENHOR bendito”…

O LOUVOR deve ser sempre a nossa primeira resposta quando percebemos que não somos merecedores das maravilhas e bênçãos incomparáveis que o Senhor dispensa a nós. 

É importante notar também que a palavra “bendito”, usada pelas mulheres tem dois sentidos: 

BENDITO (barak) significa “dotado de poder para o sucesso, prosperidade, fecundidade, longevidade”. Esse verbo também traduz a ideia de ajoelhar-se, ser ou assumir uma posição em que se fica de joelhos, em contraste com aquele que fica firme sobre seus pés. 

Então, essa palavra indica uma posição de ADORAÇÃO e HUMILHAÇÃO. Nesse contexto, barak significa falar palavras que invocam o favor divino, com a intenção de que o objeto tenha circunstâncias ou goze de estado favorável em um momento futuro. A Septuaginta traduz barak neste versículo com eulogetos, que significa ser bem falado ou inerentemente digno de louvor.

Invoco o SENHOR, digno de ser louvado (2 Sm 22:4 e Sl 18:3).

No SALMO 103, onde encontramos quase que um retrospecto da história de NOEMI, Davi BENDIZ a Jeová:

“Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e tudo o que há em mim bendiga ao seu santo nome. Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e não te esqueças de nem um só de seus benefícios. Ele é quem perdoa todas as tuas iniquidades; quem sara todas as tuas enfermidades; quem da cova redime a tua vida e te coroa de graça e misericórdia; quem farta [satisfaz] de bens a tua velhice, de sorte que a tua mocidade se renova como a da águia” (Sl 103:1-5).

As mulheres disseram a Noemi: “Seja o SENHOR bendito, que não DEIXOU”…

A palavra “deixou” no hebraico é sabat, que significa DESCANSAR. 

A ideia no contexto é que Jeová não descansou até concluir a Sua obra em favor de Noemi, para prover suas necessidades. Em outras palavras, o povo vê claramente a mão de Deus em sua vida, por meio do casamento de Boaz com Rute e o nascimento de Obede. A Deus seja a glória!

Essa união gerou o Obede, que foi o filho de Boaz e Rute. Esse filho é chamado no vs 14 de resgatador, afamado em Israel.

As mulheres continuam: “De te dar um neto que será teu RESGATADOR”…

(ga’al) – significa RESGATADOR

Essa palavra, que havia sido usada antes com referência à Boaz, agora se refere à Obede. Por quê? Fruchtenbaum explica que o redentor de Noemi foi Obede, porque ele seria aquele que, um dia, iria resgatar todas as posses de Noemi. Como filho de Rute, Obede também era filho de Noemi e, como tal, tiraria de Noemi a ofensa de não ter descendentes. Rute era a única que poderia gerar um filho capaz de herdar a propriedade de Elimeleque, e este filho confortaria Noemi, cuidando dela em sua velhice e tornando-se no seu verdadeiro goel. Esta é a única vez que o termo goel é usado com referência à uma criança, não a um adulto. Esta é a criança pela qual Boaz prometeu que daria continuidade ao nome de Elimeleque e que herdaria sua propriedade. 

Mas, considerando o contexto profético das Escrituras, a aplicação tanto no que tange a Noemi e a cada pessoa já nascida relaciona-se à Semente Maior de Boaz, o Messias, o Redentor de todos aqueles que assim O recebessem.

Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus (João 1:11-13)” (preceptaustin.org).

Satisfeitos pela união com Cristo

Notemos que, a partir desse momento, o nome de Rute não é mais mencionado. Seu nome significa “satisfeita”. Ao se casar com Boaz, Rute chegou à posição de completa satisfação. O seu objetivo, representado pelo significado do seu nome, foi alcançado. 

Para a Igreja na terra não existe uma posição mais elevada do que estar unida com Cristo no céu. É por meio da consciência desse fato e o seu desfrute prático que o coração dos verdadeiros crentes fica plenamente satisfeito. 

Não precisamos esperar o céu para encontrar a satisfação. Na nossa casa já podemos desfrutar dessa união com o Senhor. Vemos muitos procurando tantas coisas, com tantos alvos e objetivos, e algumas delas são até adequadas, mas o ápice do que podemos buscar é estar em união plena com o Senhor.

“Foi neste momento que surgiu Filadélfia. Então veio o fruto. Daí em diante, não houve mais a busca pela verdadeira posição da Igreja e dos seus membros. A partir de então, tudo se tornou na questão de perceber, apropriar-se e manifestar o que o Senhor já realizou.

Quando o Senhor, há cento e cinquenta anos, abriu os olhos de algumas pessoas para enxergarem o declínio e a corrupção na igreja católica e a morte nas igrejas protestantes, quem poderia acreditar que essa situação mudaria? Mas o Senhor a transformou. E o fruto do conhecimento da verdadeira posição da Igreja foi a separação dos crentes do mundo e da cristandade nominal, fazendo com que vivessem na prática esse fato de serem cidadãos do céu, peregrinando aqui neste mundo.

Hoje em dia também há muitos crentes que, como Rute, não conhecem as riquezas e as delícias que Deus deu à Igreja, ou que, como Noemi, deixaram tudo isso para trás e partiram para Moabe. Queremos enfatizar para estes crentes: a porta para o Redentor ainda está aberta, e o prazer do Senhor ressurreto e glorificado é conceder-lhes novamente as riquezas que eles abandonaram.

Por que tantos crentes não desfrutam da herança? Talvez porque eles nem mesmo saibam que têm direito a ela. A medida espiritual deles não vai muito além da certeza de que seus pecados estão perdoados, de que eles experimentam a fidelidade de Deus em sua vida e de que em breve irão para o céu. Eles não têm a menor ideia das riquezas espirituais que poderiam ser desfrutadas agora. E por que eles não conhecem essas bênçãos? Porque, além do ensino falho e equivocado, esses crentes não têm muito interesse nas coisas do Senhor, pois estão ocupados consigo mesmos ou com seus próprios interesses. 

Assim que o Senhor passar a ser o principal objeto em seu coração, e assim que eles fixarem seus olhos nEle, então o Senhor irá mostrar-lhes as Suas riquezas. Como Noemi e Rute, eles experimentarão que Cristo é capaz de lhes dar o pleno usufruto da herança e pode satisfazer cada desejo nosso pelas coisas de Deus. Além disso, Ele pode capacitar-nos a andar de acordo com nossa vocação, por meio do Espírito Santo que Ele mesmo nos outorgou. Tais crentes poderão O conhecer como a origem de todas as coisas e como Aquele que pode restaurar tudo o que Deus originalmente deu a Seu povo” (HEIJKOOP, HL – Estudos RUTE-Capítulo 4).

Obede: a restauração da herança prometida

“Ele será restaurador da tua vida e consolador da tua velhice, pois tua nora, que te ama, o deu à luz, e ela te é melhor do que sete filhos” (Rt 4:15).

“Restaurador da tua vida” – Como podemos restaurar aquilo que foi perdido? O próprio fruto da nossa união com Cristo, o nosso Obede, é o que restaura de volta à união com Cristo. Toda vez que perdermos o nosso caminho, nos envolvermos com as coisas desse mundo, precisamos trazer de volta OBEDE, que é o fruto de nossa união com o Senhor Jesus.

As mulheres chamam Obede e não Boaz de RESTAURADOR. 

Até aqui, vimos, em BOAZ, Cristo como Aquele capaz de:

• Redimir e libertar.
• Dar nova vida onde só havia morte.
• Resgatar o testemunho que havia sido perdido.
• Fazer-nos desfrutar de suas riquezas espirituais, quando só nos restava declínio e miséria.

Em OBEDE, vemos o fruto da nossa união com Cristo:
• A herança que havia sido perdida, agora nos é restaurada.

Assim como Noemi, que perdeu toda a sua herança por ter ido para Moabe, nós também não desfrutamos da herança, que é nossa, quando deixamos a nossa posição de união com Cristo para nos voltarmos para nossa vida natural, carnal.

Obede é o fruto da união de Rute com Boaz. Para nós, Obede representa o fruto da nossa união com Cristo, que é o desfrute da herança espiritual que temos em e com Cristo nas regiões celestiais.

“Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo” (Ef 1:3).

Restaurador da tua vida e consolador da tua velhice

Israel chegou a Cades depois de uma longa e exaustiva jornada de quarenta anos. Ali eles estavam cansados, seus recursos se haviam esgotado, nos é dito que Miriã (a voz da profecia e adoração) estava morta (Nm 20:1). Mais uma vez, Deus fez correr água da rocha para que a nação inteira não perecesse. 

Em 1 Reis 1 temos a seguinte descrição do final da vida de Davi: 

“Sendo rei Davi já velho e entrado em dias, envolviam-no com roupas, porém não se aquecia. Então, lhe disseram os seus servos: Procure-se para o rei, nosso senhor, uma jovem donzela, que esteja perante o rei, e tenha cuidado dele, e durma nos seus braços, para que o rei, nosso senhor, se aqueça. Procuraram, pois, por todos os termos de Israel uma jovem formosa; acharam Abisague, sunamita, e a trouxeram ao rei. A jovem era sobremaneira formosa; cuidava do rei e o servia” (1 Rs 1:1-4).

Estes dois exemplos nos mostram instâncias similares do que as mulheres queriam dizer quando falaram: “Ele será restaurador da tua vida e consolador da tua velhice”. O Senhor tem levantado pessoas em meio à Igreja que podem ser um renovo para os demais. Esse povo, que pode ser representado pela Igreja de Filadélfia, pode cooperar com toda a Igreja para que esta volte à sua posição inicial e para sustentá-la em sua velhice. Eles podem trazer calor à frieza. 

Este é um pensamento maravilhoso, porém, ao mesmo tempo, é uma responsabilidade seríssima estar na posição de Filadélfia, isso porque a igreja não tem barreiras denominacionais. Todos somos um. Que este pensamento nos mantenha afastados de ideais sectários e nos ajude a cumprir nosso dever para com todos os crentes!

O Senhor deseja usar-nos para trazer calor e reanimar os testemunhos agonizantes, tal como Abisague fez com Davi. Mais adiante veremos que o nome Obede também pode significar “servo”, e é o serviço que caracteriza Filadélfia”  (HEIJKOOP, HL – Estudos RUTE-Capítulo 4).

O que as mulheres falaram sobre Rute? Elas disseram a Noemi: “Tua nora, que te ama… te é melhor do que sete filhos” (v. 15). Sete filhos simbolizavam a bênção absoluta para uma mulher em Israel (1 Sm 2:5). 

Por que Rute era melhor que sete filhos? Porque só ela poderia gerar o restaurador pela sua união com Boaz.

O que pode ser melhor para nós? O que podemos obter de fruto com o casamento com este mundo? Que prazer que este mundo pode nos dar, que possa se comparar com o fruto da nossa união com nosso Boaz, Jesus Cristo?

Desfrutar com o Senhor da nossa herança celestial é muito melhor do que o máximo que o mundo pode nos dar.

***

Permanecei em Cristo

“Durante a vida de Jesus sobre a terra, a palavra que Ele mais utilizou ao falar da relação dos discípulos consigo foi: “segue-me”. Pouco antes de ser assunto ao céu, Ele lhes deu uma nova palavra que deveria expressar, de maneira mais íntima e espiritual, a união em glória que passariam a experimentar. Essa palavra escolhida foi: “Permanecei em mim”. 

Deve trazer temor ao coração o fato de que há muitos zelosos seguidores de Jesus, de quem o significado dessa palavra e a bendita promessa que contém, em grande parte, permanecem ocultas. Essas pessoas creram no Senhor e dEle receberam o perdão de pecados e ajuda, mas dificilmente percebem que, ao dizer “permanecei em mim”, o Senhor os chamava a uma intensa união, a uma íntima comunhão e a uma maravilhosa unidade de vida e de interesses. Essa falta de percepção provoca um indizível prejuízo, não apenas para essas pessoas, mas também à Igreja e ao mundo, que sofrem com aquilo que tais pessoas perdem. Se fôssemos perguntar qual é a razão por que as pessoas, rendidas ao Salvador e participantes da renovação do Espírito Santo, não alcançam a plenitude da salvação preparada para elas, tenho certeza de que, em muitos casos, a resposta é que a ignorância é a causa da incredulidade que as priva da herança. 

Permita-me dar um conselho ao meu leitor. A fim de crescer para dentro de Jesus – a Videira – é necessário tempo. Não esperar permanecer e habitar nEle a menos que Lhe dedique o tempo requerido. Todos conhecemos a necessidade que temos de refeições diárias – todo trabalhador requer a sua hora de almoço; comer muita comida de forma apressada não é suficiente. Para vivermos por meio de Jesus precisamos nos alimentar dEle (Jo 6:57); devemos cuidadosamente tomar e assimilar a comida celestial que o Pai tem nos concedido por meio de Sua vida. Portanto, meu irmão, se você deseja aprender a permanecer em Jesus, separe um tempo a cada dia. Antes, durante, e após a leitura, coloque-se em contato vivo com o Jesus vivo e renda-se conscientemente à Sua bendita influência. Assim, Ele terá a oportunidade de tomá-lo, atraí-lo e guardá-lo de forma segura na Sua vida, que tem todo o poder.

Andrew Murray – extratos selecionados do Prefácio do livro “Permanecei em Cristo”

Post anterior
Vislumbres sobre o levirato em Rute
Próximo post
Uma geração de adoradores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.