Suas primeiras palavras

Print Friendly, PDF & Email

Suas primeiras palavras é um artigo baseado em meditações nos versículos iniciais do livro de Gênesis. Tomamos por referência os livros: “Genesis: A Devocional Commentary – Vol.1″, de Griffith Thomas.

***

“Disse Deus: Haja luz; e houve luz” (Gn 1:3).

“Havendo Deus, outrora, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, nestes últimos dias, nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual também fez o universo” (Hb 1:1,2).

***

O registro das primeiras palavras de Deus são de extrema importância para nós, considerando a lei da primeira menção.

Vemos no relato de Gênesis 1 que a palavra de Deus é ação. Aquilo que Ele diz é um fato consumado. Sua Palavra é viva e eficaz (Hb 4:12). Como Ele mesmo disse ao profeta Isaías, muito tempo depois:

“Assim será a palavra que sair da minha boca: não voltará para mim vazia, mas fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a designei” (Is 55:11).

Ele é o Senhor do universo! Os profetas do Antigo Testamento tinham o encargo de compartilhar Suas palavras dizendo: “Assim diz o Senhor”… E ao se cumprir a sua profecia, era confirmado que de fato, aquele profeta fora enviado pelo Senhor (Jr 28:9; Dt 18:22). 

Então a primeira AÇÃO do Senhor registrada em Sua Palavra para nós foi FALAR! Ele DIZ algo, e com Suas palavras, aquilo imediatamente acontece. Por isso o Salmista podia afirmar com confiança:

“Os céus por sua palavra se fizeram, e, pelo sopro de sua boca, o exército deles. Ele ajunta em montão as águas do mar; e em reservatório encerra as grandes vagas. Tema ao SENHOR toda a terra, temam-no todos os habitantes do mundo. Pois ele falou, e tudo se fez; ele ordenou, e tudo passou a existir [o que pode ser difícil para Ele?]. O Senhor frustra os desígnios das nações e anula os intentos dos povos” (Salmos 33:6-10)

Não é de se admirar que o Rei dos Reis, quando vivia entre os homens, tenha se admirado por centurião gentio ter tido tamanha fé ao ponto de dizer que bastava UMA PALAVRA DELE para que Seu servo fosse curado:

“Mas o centurião respondeu: Senhor, não sou digno de que entres em minha casa; mas apenas manda com uma palavra, e o meu rapaz será curado…Ouvindo isto, admirou-se Jesus e disse aos que o seguiam: Em verdade vos afirmo que nem mesmo em Israel achei fé como esta” (Mt 8:8,10).

Só o Próprio Deus tem esse poder! UMA PALAVRA! 

Essa é a marca registrada do nosso Deus. Deus fala, se expressa, e vem Se manifestando desde que decidiu criar o homem:

“Havendo Deus, outrora, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, nestes últimos dias, nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual também fez o universo” (Hb 1:1,2).

Paulo também disse:

“Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas” (Rm 1:20).

Cada detalhe da criação manifesta um pouco da SUA Glória, da SUA divindade e do SEU PODER. 

Que possamos ter olhos espirituais iluminados pela fé para apreciar essa maravilhosa revelação do nosso Deus. Ele é o Criador que manifesta Sua essência em Sua criação. Tudo reflete um pouco dEle mesmo!

Tudo foi fruto da Sua vontade, da Sua palavra, da Sua ação maravilhosa!

HAJA LUZ!

Deus é luz, disse o apóstolo João (1Jo 1:5), e nEle não há treva nenhuma! Então que obra maravilhosa, que início impressionante! Deus começa com algo que é inerente a Sua Pessoa. Ele manifestando a Si MESMO! A primeira ação de separação em um mundo destruído, desolado, vazio é trazer o próprio DEUS!

Nas trevas o homem não tem referências, não sabe para onde vai. 

“Respondeu-lhes Jesus: Ainda por um pouco a luz está convosco. Andai enquanto tendes a luz, para que as trevas não vos apanhem; e quem anda nas trevas não sabe para onde vai. Enquanto tendes a luz, crede na luz, para que vos torneis filhos da luz. Jesus disse estas coisas e, retirando-se, ocultou-se deles” (Jo 12:35,36). 

A luz é fundamental para ver! Sem luz nossa visão fica altamente comprometida. Então vemos que a PRIMEIRA AÇÃO de Deus é atrelada a SUA ESSÊNCIA como resposta à uma terra desolada, iluminando o mundo vazio e sem esperança. 

“O povo que andava em trevas viu grande luz, e aos que viviam na região da sombra da morte, resplandeceu-lhes a luz” (Is 9:2).

Trevas e morte, luz e vida. Essa foi a primeira separação. Mais adiante, veremos que Jesus foi a verdadeira resposta do Senhor à desolação da humanidade. 

“Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida” (Jo 8:12).

O apóstolo Paulo nos indica como aquele ato da criação foi amplo e abrangente, indicando uma semente da maneira por meio da qual Deus procede em nossa salvação: “Porque Deus, que disse: Das trevas resplandecerá a luz, ele mesmo resplandeceu em nosso coração, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Cristo” (2Co 4:6). De fato essa foi a essência do chamado pessoal do apóstolo, um ministério de abrir os olhos, converter das trevas para a luz, da potestade de Satanás para Deus (At 26:17)! Essa é a essência da obra de Deus, depois que a terra se tornou sem forma e vazia. Trazer luz, atraindo tudo para Sua Pessoa. 

Ele é o iniciador, nos escolheu, o Espírito Santo no cercou, e Seu falar trouxe luz! Quando respondemos à Ele, então Ele continua a gerar vida, e vida em abundância.

Amém! Ele é o autor e consumador de nossa fé. Tudo começa NELE, o Alfa e o Ômega, o início e o fim. A glória sempre será dEle, porque é pela Sua graça que hoje podemos compreender essa verdades tão preciosas, graças ao Seu Espírito Santo, nosso mestre e consolador. 

Medite mais em Gênesis 1 aqui.

Referência:

“Genesis: A Devocional Commentary – Vol.1” – Griffith Thomas.

Post anterior
O alfa e o ômega
Próximo post
O primeiro Adão, o último Adão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.