O Engano da Aparência Exterior

Print Friendly, PDF & Email

Stephen Kaung

“Porém o SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a sua altura, porque o rejeitei; porque o SENHOR não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o SENHOR, o coração” (1 Sm 16:7).

Quando tentamos analisar os seres humanos, notamos que algumas pessoas parecem mais submissas, enquanto outras parecem mais rebeldes, mas não podemos nos iludir, pois isso é um engano. Mesmo aqueles que parecem se mais submissos do que os outros não o são. Lembre-se, é apenas uma aparência exterior, não é real. Pode ser pelo costume. Por exemplo, no Oriente, por causa da longa tradição e do costume, as mulheres parecem mais submissas do que os homens, mas você não as conhece. Ouvi dizer que as mulheres chinesas são mais enérgicas do que os homens. Talvez por causa da educação ou do ensino – os chineses recebem os ensinamentos de Confúcio – uma falsa atmosfera é criada para parecer que elas são mais submissas. Tal submissão é irreal. É supressão, É doloroso porque por dento o coração está fervendo, causando uma porção de úlceras.

Além disso, quando as pessoas que parecem ser muito submissas se achegam às coisas de Deus, elas são imediatamente testadas. Quando você se achega às coisas de Deus, há uma oposição natural, uma rebelião natural dentro de você, há uma resistência. Todos nós queremos mais a nossa própria vontade do que a vontade de Deus. Isso é natural para nós, é de nascença. Não é algo adicionado ou ensinado a nós. Precisamos reconhecer isso. Penso que a razão pela qual a submissão espiritual é tão rara é porque não reconhecemos o quanto somos rebeldes.

Para deixar esse assunto mais claro, penso que as palavras chinesas são maravilhosas. Em chinês, quando falamos sobre obediência, existem duas palavras que representam os dois lados da submissão e da obediência: suen, que significa obedecer, seguir, fazer tudo o que é mandado; é um ato, uma ação; e foo que é uma atitude do coração; é render-se, se submeter.

Você se lembra da história que o Senhor contou dos dois irmãos (Mt 21:28-30)? Quando o pai disse ao filho mais velho para ir trabalhar na sua vinha, ele respondeu que não queria, mas se arrependeu e foi. Quando o pai falou da mesma maneira ao outro filho, ele respondeu que iria, mas não foi. Assim, algumas vezes você pode se submeter, mas não fazer, e isso é apenas uma palavra, não um fato. É irreal. Algumas vezes você pode se rebelar, mas então se arrepende e o faz. Então, o importante é entendermos que a Deus precisamos dar submissão e obediência absolutas. De fato, Deus se deleita em nossa obediência. Quando mais você obedece, mais Ele dá.

Extraído do livro “Submissão Espiritual” – Stephen Kaung

Post anterior
A Posição do Homem no Universo
Próximo post
O Segundo Homem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.