Arlen Chitwood
“Chamaram, pois, Rebeca e lhe perguntaram: ‘Queres ir com este homem?’ Ela respondeu: ‘Irei’” (Gn 24:58)
A pergunta feita a Rebeca foi perguntada em Gênesis 24:58 (“Queres ir com este homem?) e sua resposta (“Irei”) é o coração da questão mais importante que poderia confrontar qualquer Cristão em qualquer tempo dentro dessa dispensação. A pergunta e correspondente resposta tem a ver com a própria razão da salvação Cristã.
A pessoa é salva com um propósito, e Gn.24:58 se relaciona a ele.
O capítulo 24 de Gênesis forma um tipo muito abrangente que cobre cinco capítulos – do capítulo 21 ao capítulo 25 desse livro. Esses capítulos juntos, em um esquema de antítipo, dispõem uma sequência cronológica de eventos relativos à Cristo, Israel, e a Igreja, tendo início no nascimento de Cristo e concluindo na chegada da Era Messiânica.
Nesses capítulos,
“Abraão”, o pai de Isaque, tipifica Deus, o Pai de Jesus.
“Sara”, mulher de Abraão, tipifica Israel, a esposa de Deus.
“O servo de Abraão”, enviado à uma terra distante para obter uma noiva para Isaque, tipifica o Espírito Santo, enviado para um país distante para obter a noiva para Jesus.
“Rebeca”, a noiva para Isaque, a quem o servo de Abraão buscava, tipifica a noiva para o Filho de Deus, quem o Espírito Santo está presentemente buscando.
“O casamento subsequente de Abraão” tipifica Deus restaurando Israel na sequência, para o seu lugar anterior como Sua esposa (um divórcio ocorreu, necessitando de um novo casamento).
A esse respeito,
O Capítulo 21 se relaciona com “o nascimento de Isaque”, tipificando o nascimento de Cristo;
O Capítulo 22 tem a ver com “a oferta de Isaque”, tipificando a oferta de Cristo;
O Capítulo 23 fala da “morte de Sara”, tipificando Israel sendo colocado de lado;
O Capítulo 24 se relaciona com “o servo de Abraão buscando uma noiva para Isaque em um país distante”, tipificando o Espírito Santo no mundo hoje buscando uma noiva para Cristo;
O Capítulo 25 menciona o “novo casamento de Abraão” com Quetura, tipificando a futura restauração de Israel (com um novo casamento ocorrendo).
Observe o contexto do capítulo 24. Eventos ocorreram neste capítulo entre a morte de Sara (cap.23) e o novo casamento de Abraão (cap.25); e, em antítipo, eles prenunciam eventos ocorrendo durante a presente dispensação, entre o colocar de lado passado e a futura restauração de Israel.
O Espírito Santo está no mundo hoje buscando uma noiva pra o Filho de Deus. Isso é o que está descrito em Gênesis 24. E antes que o servo deixasse a casa de Abraão para cumprir sua missão, Abraão o fez jurar que essa busca seria feita somente entre a sua parentela (vs.10).
Encontrando a provável noiva, Rebeca, o servo de Abraão começou a dar a ela “jóias de ouro e de prata e vestidos” (vs. 53). Esses eram bens de Abraão, na posse do seu servo, que Abraão deu ao Seu filho, Isaque (v.36; veja 25:5). E todos esses bens iriam igualmente pertencer a filho da noiva, a quem o servo tinha sido enviado para buscar em um país distante.
Então, em antítipo, o que vem a seguir é exatamente o que tem ocorrido no mundo durante os últimos 2.000 anos. Deus enviou seu Espírito para o mundo 2.000 atrás para buscar e assegurar uma noiva para o Seu Filho (Atos 2:1ff); e o Espírito, em perfeito acordo com o tipo, tem buscado a noiva, durante esse tempo, no meio do povo de Deus.
A primeira tarefa do Espírito Santo nessa dispensação, de novo, é perfeitamente de acordo com o tipo, que é chamar atenção para a oferta que está sendo realizada – assim como o Espírito dá e demonstra diante da provável noiva todas as riquezas do Pai que Ele deu ao Seu Filho, mostrando a ela que isso pode ser dela, durante o reino do Filho que virá (veja Jo 16:13-15 – Rm 8:17-23).
E a busca está quase acabando. A dispensação está quase no fim. O tempo em que o Espírito terá concluído Sua obra, removendo então a noiva, está quase diante e nós (vv.60ff).
Aceite ou Recusa
O busca do Espírito Santo pela noiva para o Filho de Deus é uma obra subsequente à Sua tarefa relacionada à concessão da salvação eterna ao homem.
Uma vez que a primeira tarefa é concluída (uma obra relacionada com a remoção do homem de seu estado de morte, alienado de Deus, por meio de um nascimento do alto) permite ao Espírito a realização da próxima (uma obra envolvendo a busca e obtenção de uma noiva). E a obra subsequente do Espírito tem a ver com o propósito central da Sua primeira tarefa.
A pergunta, “Queres ir com este homem”, trazida no antítipo, é uma questão direcionada somente àqueles que estão na família de Deus, os Cristãos. Esta é uma pergunta que envolve seguir a presente liderança do Espírito, tendo em vista o que está adiante. É uma pergunta que envolve permitir que o Espírito abra a Palavra para o entendimento, que leve essa pessoa a “toda a verdade”. E essa verdade, só pode ser centrada naquelas coisas do Pai que foram dada ao Filho, algo que apenas os Cristãos podem compreender e apreender plenamente (1 Co 2:9-14).
Então por meio do Espírito abrir a Palavra dessa maneira, um convite está sendo feito aos Cristãos de tomar parte nessa glória futura; e Cristãos, podem fazer duas coisas: Podem aceitar o convite ou podem recusa-lo.
Aceitação está associada com um dia ser parte da noiva de Cristo (e obter a herança do Filho com Ele), assim como a aceitação de Rebeca tinha relação com ela um dia se tornar noiva de Isaque (e obter a herança de filho com ele).
Mas a recusa do Cristão vai deixar a pessoa em um aposição onde não poderá obter essas coisas, como uma recusa por parte de Rebeca, caso assim ocorresse, deixaria ela exatamente na mesma posição em relação à Isaque e sua herança.
De qualquer maneira, aceite ou recusa, o relacionamento familiar com Isaque permaneceria inalterado. O aceite de Rebeca não gerou nenhuma mudança em sua posição na família de Abraão; e tampouco mudaria se ela tivesse recusado a oferta. Assim também acontece com os Cristãos hoje.
O Cristão no presente possui a salvação eterna que foi forjada no passado, uma obra realizada pelo Espírito baseada no passado, na obra completa do Filho de Deus no Calvário. Portanto, a salvação eterna é uma obra concluída, forjada inteiramente na base da intervenção Divina; e nenhuma mudança pode ocorrer nesse fato.
Salvação pela graça através da fé – as boas novas relacionadas à graça de Deus – é uma coisa; mas “a tão grande salvação”, “a salvação da alma” (Hb 2:3; 10:39) – as boas novas relacionadas à glória futura de Cristo – é outra coisa totalmente diferente. E é sobre a última, não a primeira, que o ministério do Espírito nos Cristãos se centraliza nessa dispensação.
Cristãos tem sido salvos para um propósito revelado, a missão central do Espírito no mundo hoje é trazer esse propósito à vista, e a decisão relacionada a ter uma parte nesse propósito é deixada inteiramente a critério de cada indivíduo Cristão. O Cristão pode “ir com este homem” – o Espírito enviado ao mundo para buscar a noiva para o Filho, Aquele por meio de Quem a oferta é estendida – ou ele pode se recusar a ir.
A decisão é deixada para cada Cristão tomar sozinho. E a decisão que ele tomar vai ter ramificações extensas.
O Alvo
O alvo, é claro, é colocado diante de nós na última parte de Gênesis 24, conduzindo as coisas dispostas no capítulo 25. É com uma busca bem sucedida e completa, seguida pela remoção da noiva, que seguirá um casamento. E isso vai, portanto, ser seguido pela restauração de Israel e futuras bênçãos, exatamente como é visto no tipo disposto em Gênesis.
(Todos os Cristãos serão removidos da terra ao mesmo tempo, o que é mostrado por Rebeca e suas moças a acompanhando na sua ida em 10 camelos para encontrar Isaque [que significa realização, todas elas seguiram o homem (vv.10-;61)]
Entretanto, somente Rebeca é vista tomando um véu e cobrindo a si mesma quando encontra Isaque [um tipo da veste nupcial que será usada apenas pela noiva quando encontrar Cristo (vv. 64,65 – Veja Ap.19:7,8)].)
Depois que o servo de Abraão procurou a noiva para Isaque, ele removeu a noiva do país distante. E, ao mesmo tempo, Isaque veio de sua casa para encontrar Rebeca. Eles se encontraram em um lugar entre a casa dela e a dele, e eles foram para a casa dele, onde ela se tornou sua noiva (24:61-67).
Assim será com Cristo e Sua noiva.
Depois que o Espírito Santo tiver encontrado a noiva, Ele vai removê-la da terra. E, ao mesmo tempo, Cristo vai vir do céu para encontrar Sua noiva. Eles se encontrarão em um lugar entre a casa da noiva e a casa Dele; e então eles irão para a casa Dele, onde a noiva vai se tornar Sua esposa (cf. 1 Ts 4:14-17; Ap 1:10; 4:1,2; 19:7).
Então, o que está revelado em Gênesis capítulo 25 vai acontecer. As bênçãos Messiânicas vão ser dispensadas; e as glórias do Filho, com Sua rainha, serão manifestos para toda a criação (Sl 24:1-10; Is 2:1-4; Ap.20:1-3a).
A presente busca e a glória futura que esperam pela noiva de Cristo são centradas ao redor da maior coisa que Deus jamais destinou ao homem redimido – ser co-herdeiros com Seu Filho, ocupando posição no trono com Ele naquele dia quando Ele é revelado em todo o Seu poder e glória.
E é revelar essa glória e herança que é o papel do Espírito no mundo entre os Cristãos hoje.
Até que a busca pela noiva tenha sido completada, a revelação da glória do Filho vai continuar, e o convite continuará aberto. Mas quando a busca for completada…
Extraído do texto do mesmo nome de Arlen Chitwood.
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A noiva, a esposa do cordeiro, está sendo edificada, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela! Glória a Deus