Acabe e o Clímax da Apostasia

Print Friendly, PDF & Email

A. B. Simpson

“Fez Acabe, filho de Onri, o que era mau perante o SENHOR, mais do que todos os que foram antes dele. Como se fora coisa de somenos andar ele nos pecados de Jeroboão, filho de Nebate, tomou por mulher a Jezabel, filha de Etbaal, rei dos sidônios; e foi, e serviu a Baal, e o adorou. Levantou um altar a Baal, na casa de Baal que edificara em Samaria. Também Acabe fez um poste-ídolo, de maneira que cometeu mais abominações para irritar ao SENHOR, Deus de Israel, do que todos os reis de Israel que foram antes dele.”

1 Rs 16:30-33

“Ninguém houve, pois, como Acabe, que se vendeu para fazer o que era mau perante o SENHOR, porque Jezabel, sua mulher, o instigava; que fez grandes abominações, seguindo os ídolos, segundo tudo o que fizeram os amorreus, os quais o SENHOR lançou de diante dos filhos de Israel.”

1 Rs 21:25,26

Existe algo pior do que o pecado original. A Bíblia diz que Acabe alcançou o clímax da iniquidade, conduzindo à depravação e crime. Mas ele não fez isso sozinho. Havia uma mulher envolvida. Pior que sua iniquidade era sua fraqueza em deixar que outra o instigasse a seus crimes.

Existem pontos importantes relacionados ao ápice da apostasia alcançado em Acabe, que podem ter grande utilidade para nós hoje, no momento em que vivemos de crescente apostasia:

1) Tudo começou em um belo casamento. Sua esposa era filha de um rei Sidônio, e seu povo era considerado extremamente culto, civilizado e rico nos tempos antigos. Tiro era uma das metrópoles comerciais do mundo, e certamente esse casamento parecia ser uma grande aquisição para o reino de Israel. Deus já havia advertido Israel sobre o risco de se unir aos povos idólatras de Canaã e as nações vizinhas.

2) O próximo passo foi uma revolução religiosa. Logo tudo se torna invertido. Jezabel não traz apenas a cultura do mundo para Israel, como também traz uma falsa religião. Os deuses Sidônios, Baal e Astarote, eram adorados, e todos os tipos de excessos conhecidos, assim como a prostituição cultual foi implementada. Jeroboão modificou e acrescentou a adoração ao bezerro de ouro à adoração à Jeová, mas Acabe e Jezabel baniram a adoração a Jeová, implantando uma religião idólatra oficial.

3) O terceiro passo foi a perseguição religiosa aos verdadeiros adoradores do Senhor. Os profetas do Senhor eram perseguidos e forçados a se esconder sob a pena de morte decretada por Jezabel.

Entretanto, houve um movimento de misericórdia simultâneo da parte do Senhor. Vemos o profeta Elias entrar em cena. A primeira medida de Deus quando o pecado toma a proporção que tomou ali em Israel, é trazer julgamento, fome e sede. Elias foi o emissário do julgamento de três anos sem chuva (1 Rs 17:18). Nesse tempo, Deus ocultou Elias, que foi sustentado de forma sobrenatural por corvos e por uma viúva. Todos os primeiros desafios de Elias eram relacionados à ressurreição. Até mesmo o filho da viúva morreu, e Elias orou pela sua ressurreição – o que aconteceu. Para um período de grande apostasia há um grande profeta – alguém que vive em ressurreição.

Quando chegou a hora do desafio do Monte Carmelo, veja como ele se referiu ao coração dividido do povo: “Coxear entre dois pensamentos – Deus ou Baal – quem é o Senhor?” (1 Rs 18:21). Nosso mestre Jesus usou essas palavras em seu sermão no monte: “não podemos servir a dois senhores”. Esse aparentemente era o problema do povo – eles serviam a Deus e a Baal (Mt 6:24 / Tg 4:4).

Mas, mais uma vez, o Senhor deu a Acabe a oportunidade de mudar de curso. Novamente ele foi colocado sob prova. Por seis anos o profeta saiu de cena. Entretanto, apesar da misericórdia de Deus se manifestar repetidas vezes em sua vida, Acabe chegou ao ponto culminante de seus crimes. Ele cobiça a vinha de um cidadão da vila próxima da sua capital Samaria. Nesse local, ele construiu seu palácio favorito, tendo as paisagens mais belas da região. Mas o coração ambicioso nunca está satisfeito com o que tem. Acabe desejava aquela propriedade e propõe sua compra àquele cidadão, Nabote. No entanto, Nabote não deseja vendê-la por qualquer que seja o preço. Pela lei Mosaica, era proibido se desfazer da herança de seu Pai. Acabe então fica irritado e contrariado. Jezrel perdeu seu charme. Nesse momento Jezabel chegou ao seu pior, ela sabia conduzir o homem, não forçando sua vontade, mas o gratificando, tornando-se necessária para os seus prazeres e conveniente para os seus crimes. Ela só precisava da autoridade de Acabe para resolver esse problema rapidamente. Logo ela corrompeu um juiz, jurados, pagou por falsas testemunhas, perjuro e mentiras, levando Nabote e sua família a serem condenados por traição e apedrejados. Sua vinha então se tornou propriedade do estado e de Acabe. Que conveniente!

Mas, nesse momento, quando Acabe está muito feliz com sua nova vinha, uma aparição surge do nada e ele diz: “Já me achaste, inimigo meu? Respondeu ele: Achei-te, porquanto já te vendeste para fazeres o que é mau perante o SENHOR” (1 Rs 21:20). Nesse momento, Acabe se dobra diante de Deus. Parece arrependido, e Deus, que ama a misericórdia, lhe dá uma nova oportunidade.

Passados três anos, Acabe convida Josafá para lutar com ele contra a Síria. Agora, apesar de cercado por diversos falsos profetas, Josafá pede por um profeta do Senhor. Então, o profeta Micaías, que segundo Acabe sempre profetiza coisas ruins sobre ele, traz sua sentença final. Seu temor da profecia fica claro quando ele entra na batalha disfarçado, mas uma seta lançada ao acaso acerta o orgulhoso rei. O seu pecado o alcançou.

Pontos importantes sobre a vida de Acabe para nossa advertência:

1) Destronou Jeová e estabeleceu a adoração à idolos. Seu crime foi um ato de traição direto contra Deus.

2) Perseguiu os profetas do Senhor. Rejeitou a palavra de Deus e tentou destruir Seus mensageiros.

3) Prostituiu seu poder em busca de prazeres egoístas. Vivia uma vida regalada às custas do povo, assassinou um de seus súditos para usurpar sua herança.

4) Negligenciou as oportunidades que Deus lhe tinha dado para destruiur seus inimigos.

5) Abusou e negligenciou a misericórdia de Deus. Por diversas vezes, o Senhor lhe deu oportunidades, mas ele a todas usou apenas para cometer crimes cada vez piores e levar a iniquidade à medidas cada vez maiores.

6) Odiava e rejeitava a luz, afastando de si todos os meios que podiam trazer a viva palavra do Senhor.

7) Colocou Josafá, seu amigo, como alvo em seu lugar, na tentativa de se esquivar do julgamento que o aguardava.

8) Sua maior iniquidade foi sua fraqueza, por ter deixado que sua mulher o influenciasse e o conduzisse para o mal. Mas ele não pode transferir seu erro para ela. Seu crime foi dobrado pela sua fraqueza.

Que possamos, como os filhos de Levi, colocar nossa afeição ao Senhor em patamar superior as demais afeições, de forma que isso nunca seja tropeço em nossa caminhada de consagração com Ele.

“Quem é do SENHOR venha até mim. Então, se ajuntaram a ele todos os filhos de Levi, aos quais disse: Assim diz o SENHOR, o Deus de Israel: Cada um cinja a espada sobre o lado, passai e tornai a passar pelo arraial de porta em porta, e mate cada um a seu irmão, cada um, a seu amigo, e cada um, a seu vizinho. E fizeram os filhos de Levi segundo a palavra de Moisés; e caíram do povo, naquele dia, uns três mil homens. Pois Moisés dissera: Consagrai-vos, hoje, ao SENHOR; cada um contra o seu filho e contra o seu irmão, para que ele vos conceda, hoje, bênção.”

Exodo 32:26-29

 

“Não penseis que vim trazer paz à terra; não vim trazer paz, mas espada. Pois vim causar divisão entre o homem e seu pai; entre a filha e sua mãe e entre a nora e sua sogra. Assim, os inimigos do homem serão os da sua própria casa. Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim não é digno de mim; quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim não é digno de mim; e quem não toma a sua cruz e vem após mim não é digno de mim. Quem acha a sua vida perdê-la-á; quem, todavia, perde a vida por minha causa achá-la-á.”

Mateus 10:34-39

 

“Tenho, porém, contra ti o tolerares que essa mulher, Jezabel, que a si mesma se declara profetisa, não somente ensine, mas ainda seduza os meus servos a praticarem a prostituição e a comerem coisas sacrificadas aos ídolos. Dei-lhe tempo para que se arrependesse; ela, todavia, não quer arrepender-se da sua prostituição. Eis que a prostro de cama, bem como em grande tribulação os que com ela adulteram, caso não se arrependam das obras que ela incita. Matarei os seus filhos, e todas as igrejas conhecerão que eu sou aquele que sonda mentes e corações, e vos darei a cada um segundo as vossas obras.”

Ap 3:20-23

Baseado no texto “Acabe, ou a perversidade da fraqueza” de A.B.Simpson (Kings and Prophets of Israel and Judah)

Post anterior
A Bondade e Severidade de Deus
Próximo post
O Homem de Deus e o Profeta Velho

1 Comentário. Deixe novo

  • Pai, graças te damos pela luz e discernimento que deste aos teus servos na revelação da Tua Palavra. No Nome santo de Jesus, amém.

    Maravilhoso o trabalho dos autores do blog em nos trazer bom alimento. Deus os abençoe nas riquezas de nosso Senhor Jesus Cristo.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.