“Por isso Deus, quando quis mostrar mais firmemente aos herdeiros da promessa a imutabilidade do seu propósito, se interpôs com juramento, para que, mediante duas coisas imutáveis, nas quais é impossível que Deus minta, forte alento tenhamos nós que já corremos para o refúgio, a fim de lançar mão da esperança proposta” (Hebreus 6:13-19).
A promessa de Deus é imutável e não é abalada pelas circunstâncias. Em Sua promessa, Deus havia dito que a terra de Canaã seria dada a Abraão e aos seus descendentes. Nenhuma promessa de Deus jamais falhou, todas elas se cumpriram. Contudo, muitas vezes Deus permite que passemos por situações “de fome” a fim de provar nossa fé e o nosso coração. Isso também ocorreu com Abraão, Isaque e Jacó. Todos eles passaram pelo teste da fome que atingiu a terra de Canaã.
Segundo a promessa de Deus, Canaã era a terra que manava leite e mel. Como, então, seria possível que nela houvesse fome? Deus permitiu que isso acontecesse para provar a fé de cada um deles. A fome levou Abraão ao Egito, porém Deus, por causa de Sua promessa, o trouxe de volta. O mesmo ocorreu com Isaque, que Deus trouxe de volta a Canaã, antes mesmo que ele chegasse no Egito. Mais tarde, Jacó passou por algo semelhante. Naquele tempo José, seu filho, era governador do Egito, e toda a terra passava por grande fome, exceto o Egito, que havia estocado alimento em seus celeiros. De todos os lugares iam pessoas comprar comida no Egito. Jacó e toda a sua família também foram para lá e passaram a viver na terra fértil de Gósen.
Aos nossos olhos a descida deles ao Egito pode parecer errada. Deus deveria fazer com que voltassem a Canaã, assim como fez com Abraão e Isaque. Contudo, não devemos julgar de acordo com nosso conceito de certo e errado. Precisamos ver esse fato pelo princípio da vida. Jacó desceu ao Egito, todavia, seu coração nunca se apartou de Canaã, pois antes da sua morte, ele exigiu que fosse sepultado lá, na terra do descanso. A descida de Jacó e seus filhos para o Egito já estava nos planos de Deus…
Embora algumas vezes nos enfraqueçamos diante de certas situações, não podemos esquecer que estamos dentro da promessa de Deus, que é imutável, eterna, perpétua. Deus jamais se esquece de cumprir suas promessas, que são imutáveis, Ele as cumpre, custe o que custar.
Extraído do Alimento Diário – Josué – Volume 1. Publicado pela Editora Árvore da Vida.