A Necessidade de Aprender a Reinar com Cristo (2)

Print Friendly, PDF & Email

Lance Lambert

Leia o Post Anterior.

“Disse o SENHOR ao meu senhor: Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos debaixo dos teus pés. O SENHOR enviará de Sião o cetro do seu poder, dizendo: Domina entre os teus inimigos. Apresentar-se-á voluntariamente o teu povo, no dia do teu poder; com santos ornamentos, como o orvalho emergindo da aurora, serão os teus jovens”.

(Salmo 110:1-3)

Discernindo a Vontade do Cabeça

Está óbvio na Palavra de Deus que a Igreja não pode e não deve ser passiva e inativa. Quando ela está em união viva com o Cabeça entronizado à destra de Deus, qualquer coisa é possível. É o Encabeçamento e Senhorio de Cristo que é a chave da efetividade neste mundo, tanto para Igreja, quando  para o crente individual. É a habilidade espiritual de discernir a vontade e a mente do Cabeça que faz toda a diferença. Ter um ouvido para ouvir o que Ele está dizendo e ter a fé para obedecê-Lo cegamente.

É inequivocamente claro na Palavra de Deus que o Cordeiro está entronizado e que venceu a batalha. Ele não está lutando, mas está assentado! A situação do Seu corpo na terra é diferente. Por saber muito bem que Jesus venceu e que a Igreja, composta pelos verdadeiros crentes, está unida a Ele e com Ele assentada, Satanás e suas hostes ataca a Igreja nessa presente era e nessa terra, tornando o ambiente desse mundo nada pacífico. O Senhor Jesus disse: “Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo”(Jo 6:33). Também nos é dito que: “através de muitas tribulações, nos importa entrar no reino de Deus” (Atos 14:22).

Colocando Toda a Armadura de Deus

O Apóstolo Paulo é lúcido e claro no que se relaciona à guerra que estamos quando diz: “Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo; porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes. Portanto, tomai toda a armadura de Deus…” (Ef 6:11-13).

Tal armadura é necessária apenas para conflito e guerra! Efésios marca o ápice da revelação do Novo Testamento, e é significativo que o apóstolo conclua esta carta com o fato de que a Igreja em Éfeso (e provavelmente em Laodicéia) estava em uma situação de batalha espiritual, apesar do Cordeiro de Deus estar entronizado. Precisamos notar que Paulo diz para permanecer com toda a armadura de Deus, para resistir no dia mau e, depois de ter vencido tudo, permanecer inabalável. Em outras palavras, devemos permanecer no completo triunfo do Messias entronizado e no fato de que, Nele, nada é impossível. Enquanto a Igreja em Éfeso permanecesse na vontade revelada de Deus, eles venceriam;  iriam ser inabaláveis e invencíveis como o Senhor, mesmo quando pagassem o mais alto preço da morte física e martírio.

Treinando Seu Povo para o Governo

O desejo de Deus não é que nós apenas fôssemos nascidos Dele, sendo Seus filhos, mas que pudéssemos crescer, ser treinados, educados, disciplinados e qualificados para ser parte de Seu governo e Sua administração. Isso não significa que o fato de se assentar no trono vai fatalmente acontecer com cada filho de Deus! As Escrituras são bem claras nesse assunto. É dito, “se perseveramos, também com ele reinaremos”(2 Timóteo 2:12). Tem um se nessa frase. Se não estivemos preparados para a disciplina do Espírito Santo nesta terra, para a disciplina da Igreja e de nossos irmãos e irmãs, vamos nos desqualificar para o governo eterno. Estamos lidando com um assunto muito importante. É impressionante que esse Salmo, divinamente inspirado pelo Espírito de Deus, mas que humanamente falando foi escrito por Davi, tenha o coração na vinda de Cristo para nós desde milhares de anos atrás.

As primeiras palavras do Senhor ao homem em Gênesis 1:28 foram: “enchei a terra e sujeitai-a”. O propósito de Deus para o homem foram primeiramente que ele dominasse a terra, a cultivasse e guardasse, a administrando. Ele deveria ter domínio sobre toda a terra. O Jardim do Éden deveria ser o jardim de infância, no qual o homem deveria ser treinado, em união com Deus, a ter domínio. A partir dali, ele teria ido em frente na dimensão espiritual, governando como se estivesse com Deus. Entretanto, o homem caiu, mas o propósito de Deus não mudou. Desde o início, o Seu desejo foi encontrar Seu lar entre nós, nos edificar juntos e nos ajustar apropriadamente, nos trazendo a um relacionamento um com o outro, não temporariamente, mas na esfera da eternidade. Seu plano sempre foi nos treinar para o trono.

O fato de podermos ser parte daquela Nova Jerusalém vale todas as aflições, provas, rotinas triviais da vida da Igreja, colisões e quinas nas quais nos deparamos na Casa de Deus. Será muito válido trilhar a caminhada cruz, entregar a vida pelos irmãos e irmãs, se, ao final, chegarmos ao trono de Deus.

Poderia haver algo mais arrebatador em todo o mundo do que finalmente chegar ao centro do propósito central de Deus para o homem, chegar ao Seu fim, somente pela graça de Deus? Não seria maravilhoso chegar bem ao coração do que Ele inicialmente desejou para nós; ao alvo de nossa salvação, que é o fato de reinarmos com Ele?

Leia o Próximo Post.

Tradução do capítulo 4 do livro “In The Day of Thy Power” de Lance Lambert.

Post anterior
A Necessidade de Aprender a Reinar com Cristo (1)
Próximo post
A Necessidade de Aprender a Reinar com Cristo (3)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.