Por que lhe Fala por Parábolas?

Print Friendly, PDF & Email

Stephen Kaung (1915—)

“E chegando-se a ele os discípulos, perguntaram-lhe: Por que lhes falas por parábolas? Respondeu-lhes Jesus: Porque a vós é dado conhecer os mistérios do reino dos céus” (Mateus 13:10,11).

Então em Mateus 13 nosso Senhor Jesus prossegue. Depois dos fariseus e os escribas blasfemarem do Espírito Santo em Mateus 12, quando nosso Senhor se dirigiu à multidão, Ele não falou mais abertamente, mas usou parábolas. Parábola significa “interpretar lado a lado”. É uma cena familiar para ilustrar algo com um significado espiritual mais profundo. Isto é uma parábola. Assim nosso Senhor Jesus começou a falar em parábolas. E quando Ele o fez, Seus discípulos vieram a Ele e disseram: “Porque Tu falas em parábolas e não em palavras claras?” Nosso Senhor disse: “Porque os mistérios do reino dos céus são para vocês entenderem, não para o mundo”.

No que diz respeito ao mundo, o reino dos céus é um mistério. É algo escondido. É um segredo desconhecido a menos que seja explicado. Mas para nós, para os discípulos de nosso Senhor Jesus, Ele explica; Ele abre nosso entendimento porque se supõem que devamos conhecer tais mistérios. Agora, você conhece estas parábolas?

Estas parábolas são muito importantes porque nos falam do desenvolvimento histórico do reino dos céus na terra. Isto está escondido do mundo e contudo nosso Senhor o abre a nós que somos Seus para que possamos entender como ele se desenvolve. Desde a vinda de nosso Senhor Jesus, o reino dos céus foi trazido do céu para a terra, e Ele está gradualmente edificando este reino. E o processo nos é mostrado em Mateus 13.

A Parábola do Semeador

Estas sete (ou oito) parábolas são contínuas. Elas possuem um caráter contínuo nelas. A primeira parábola é a parábola do semeador. O semeador não é outro senão o nosso Senhor Jesus mesmo. Ele veio a este mundo para semear a palavra do reino, que é a semente. O campo é o coração dos homens. Quando a palavra do reino dos céus é semeada nos corações, infelizmente somente um dentre quatro é um solo preparado para receber a palavra. Com paciência começa a dar fruto. Este é o começo da história do reino dos céus na terra.

A segunda parábola é do trigo e do joio. Nesta parábola você encontra progressão. O trigo, a semente que o semeador semeou, se torna os filhos do reino dos céus. Em outras palavras, a palavra do reino dos céus foi recebida e começa a mudar estas pessoas para se tornarem filhos do reino dos céus. E eles são semeados neste mundo, que é o campo. Os filhos do reino dos céus estão por todo lugar. E o inimigo veio e semeou no mesmo campo (o mundo) joio (filhos do mal), e eles cresceram juntos. Isto foi feito sem o conhecimento dos servos, mas certamente o senhor o sabia. Em outras palavras, nosso Senhor sabia todo o tempo, mas seu povo não o sabia. Mas quando eles cresceram, os servos começaram a compreende-lo, e vieram ao Senhor e disseram: “Quem fez isto? O que deveremos fazer com isso? Deveremos arranca-los a todos?” “Não, deixem-nos em paz porque se vocês arrancarem o joio arrancarão o trigo também, porque suas raízes começaram a se entrelaçar. Esperem até o tempo da colheita”.

O que é isto? Esta é a aparência exterior do reino dos céus nesta terra hoje. É uma figura do cristianismo. É uma figura da cristandade. Sempre que o evangelho é pregado, onde quer que a influência do evangelho vá, seja num hospital, numa escola, ou outro lugar qualquer você descobre que o cristianismo se propaga. E no cristianismo você tem mistura. As pessoas professam ser cristãs, mas são falsos irmãos. Você não pode arranca-los. Se você o faz, arrancará tudo. Você precisa esperar até o tempo da colheita, que é o fim do mundo. E este não é o trabalho do homem, é o trabalho dos anjos. Nosso Senhor enviará Seus anjos para escolhe-los, queimar o joio e trazer o trigo para o celeiro. Esta é a segunda parábola. Você vê o desenvolvimento aqui?

Extraído do livro “Meditações sobre o Reino”, de Stephen Kaung, publicado pela Editora Restauração.

Post anterior
A Minha Formosura Mudou em Corrupção
Próximo post
A Vós é Dado Conhecer os Mistérios do Reino

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.