Recebendo e Nutrindo a Fé – 1

Print Friendly, PDF & Email

Andrew Murray (1828-1917)

“Então respondeu Jesus, e disse-lhe: ó mulher, grande é a tua fé! seja-te feito como queres. E desde aquela hora sua filha ficou sã.” (Mateus 15:28).

Todos sabemos que nada na terra é mais desejável do que uma grande fé. Muitas pessoas podem desejar tê-la e podem orar por ela, mas, mesmo assim, poucas pessoas chegam a obtê-la. Por quê?

Como Cristo te Conduzirá à Fé

A principal razão para isso é porque essas pessoas se recusam a percorrer o caminho que conduz nessa direção. Elas têm medo da escola onde a fé é ensinada. Outra razão é porque existem muitas idéias erradas relacionadas ao caminho para alcançar aquela grande fé.

Por exemplo, algumas vezes as pessoas acreditam que fé é um dom que é concedido de uma só vez. Seus pensamentos estão numa direção tão contrária aos do Senhor que, quando Ele ouve suas orações e está prestes à conduzi-las por um caminho diferente do que elas esperavam, essas pessoas supõem que Ele não se importa mais com elas. Então, se você deseja mais fé, aprenda com a mulher Cananéia. O texto de Mateus 15:28, citado acima, ilustra como o Senhor vai conduzi-lo a uma grande fé.

Ele irá te Provar

Primeiramente, Ele irá te testar e provar. A mulher Cananéia tinha uma filha possuída por um demônio, e que desafio isso devia ser para ela! O Senhor ainda permite que Seus filhos passem por desafios, das mais diversas naturezas. Um homem pode ter uma luta em seu corpo físico, outro pode ter dificuldades na família, outro ainda pode experimentar um incômodo interior em sua alma, e em outra pessoa, a batalha pode ser um conflito escondido contra o pecado. Não obstante, é necessário que exista uma batalha, porque, enquanto a carne tem tudo favorável às suas inclinações, a alma nunca se atirará completamente, com todas as suas forças, na direção do Senhor.

Pela necessidade, o pecador é levado a buscar sua salvação no Senhor e se comprometer com Ele. Batalha abençoada! Essa é uma mensagem de Deus para ensinar mais fé. Apesar disso, tantas pessoas consideram a batalha como um mensageiro da ira de Deus e Sua aversão, em vez de humildemente permitirem-se ser tomadas pelas mãos e serem conduzidas ao Senhor.

Ele Deixará Suas Orações Não Respondidas

Quando o Senhor está levando alguém à uma grande fé, Ele não irá apenas prová-lo, mas também deixará as suas orações sem resposta. Isso foi o que aconteceu com a mulher Cananéia. Por um tempo, Ele não a respondeu, e, quando Ele finalmente lhe deu uma resposta, essa foi ainda menos favorável do que Seu silêncio.

Esse é sempre o caminho de Deus para tratar conosco. Se a reposta de cada oração chegasse imediatamente, como nós iríamos nos familiarizar com o Próprio Senhor? As bênçãos de Deus iriam ocupar tanto nossa atenção, que iríamos negligenciar o próprio Senhor. Cada um de nós deve primeiro ser testado, se vamos ou não permanecer diante Dele e daquilo que Ele proveu, mesmo sem nenhuma resposta. É um teste se o Deus e a Sua Palavra são suficientes para nós.

Verdadeiramente, o Senhor nos prova, não para gerar dúvidas, mas para produzir um fiel compromisso com Seu amor, mesmo se a Sua Palavra pareça se contrapor a ele. Uma fé tão grande, que mesmo assim se apega ao Senhor, indiferente da aparente rejeição, é aceitável a Ele acima de qualquer outra coisa. Essa preciosa lição é aprendida e praticada apenas por meio do conflito da oração perseverante e não respondida.

Ele te Levará a se Humilhar

Mais uma vez, o homem que vai chegar a tão grande fé deve ser humilhado. Que palavras ásperas foram ditas àquela pobre mulher: “Ele, porém, respondeu: Não é bom tomar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos” (Mt. 15:26)! Entretanto, ela aceitou as palavras de Cristo e as usou como um argumento ainda mais forte a seu favor. Ela superou o Senhor com Suas próprias armas, e transformou Sua rejeição em seu argumento: “Ao que ela disse: Sim, Senhor, mas até os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus donos” (Mt 15:27).

Precisamos fazer o mesmo. Quando seus pecados forem expostos, sua indignidade for levantada diante de você, e quando a Palavra te fizer sentir um pecador, sempre responda como a mulher: “Sim, Senhor, sou pecador, e é verdade que o meu coração testifica do meu pecado. ‘Mas, até mesmo os cães comem’, e, com um Senhor como Tu existe graça transbordante até mesmo para o maior pecador”.

As árvores se tornam mais fortes à medida que suas raízes se tornam mais profundas. Fé e humildade também trabalham nesse mesmo princípio: quanto mais reduzimos em humildade, mais forte é a fé. Quando o Senhor te humilhar, toda a sua fé se apoiará somente no Senhor, não somente a metade dela.

Observe, então, que essa é a escola de Jesus para a fé. Não fique aflito se as lições algumas vezes forem pesadas; Ele já te preparou de antemão. Não obstante, segure firme nessa convicção: quando a sua alma for levada à provação, quando o seu pecado e indignidade se tornam mais visíveis e te pressionarem para baixo, olhe para tudo isso como o meio pelo qual o nosso amado Jesus está te conduzindo à uma vida de fé, na qual Ele tem tanto prazer. Quando você estiver desanimado, leia novamente a história da mulher Cananéia e seja fortalecido pela gloriosa vitória e recompensa do seu conflito de fé. Quando mais difícil for a escola, mas glorioso será o prêmio.

Continua no próximo Post.

Tradução do Capítulo 9 do livro “Como Aumentar Sua Fé” (How to Strenghten Your Faith) de Andrew Murray.

Post anterior
Humildade e Arrependimento
Próximo post
Recebendo e Nutrindo a Fé – 2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.