O poder de Deus se manifesta na fraqueza

Print Friendly, PDF & Email

O poder de Deus se manifesta na fraqueza é uma coletânea extraída do capítulo 2 do livro “Doze Cestos Cheios – Vol 2”, de Watchman Nee. Livro publicado pela Editora Árvore da Vida (esgotado).

***

Watchman Nee (1903-1972)

“E, para que não me ensoberbecesse com a grandeza das revelações, foi-me posto um espinho na carne, mensageiro de Satanás, para me esbofetear, a fim de que não me exalte. Por causa disto, três vezes pedi ao Senhor que o afastasse de mim. Então, ele me disse: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza” (2 Coríntios 12:7-9).

Paulo nos diz que tinha um espinho na carne. O que era aquele espinho, não sei, mas era algo que o enfraquecia, e Paulo orou três vezes para que fosse removido. Mas Deus respondeu: “A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza” (2Co 12:9). Como o poder de Deus pode manifestar Sua perfeição em um homem fraco? O viver cristão é exatamente assim.

O viver cristão não é manifestado na remoção da fraqueza, tampouco apenas pela manifestação do poder Divino; mas é a manifestação do poder Divino na fraqueza humana. O viver cristão não produz uma nova categoria maravilhosa de seres angelicais, mas sim de seres humanos em cuja fraqueza o poder Divino é demonstrado.

Deixem-me usar uma ilustração: certa vez, fiquei gravemente doente, e durante um período de dois meses, fui radiografado três vezes. Cada vez o relatório era mais grave. Orei e cri. Esperei que Deus curasse a doença, mas embora experimentasse, por várias vezes, minhas forças aumentarem, a raiz do problema permanecia; portanto, a possibilidade de recaída estava sempre presente. Fiquei aborrecido. 

De que adiantava receber um acréscimo temporário de forças? Um dia, enquanto lia a Bíblia, cheguei ao capítulo de 2 Coríntios quando Paulo orou por três vezes para que Deus removesse seu “espinho”. Deus não desejava fazê-lo, mas disse: “A minha graça te basta”. Por causa da presença do espinho, Paulo recebeu um acréscimo de força. Uma vez que a fraqueza persistia, a graça foi acrescentada.

Percebi: isso é o viver cristão! Orei por uma visão mais clara, e me ocorreu a ideia de um barco que não podia prosseguir por causa de uma grande rocha que estava um metro e meio acima do leito do rio. Na verdade, eu orava: ‘Senhor, se Te agradar, remove a grande rocha’.  Então, uma pergunta surgiu no meu interior: ‘seria melhor que a grande rocha fosse removida, ou que o Senhor elevasse o nível da água acima de um metro e meio?’. Respondi: ‘Seria melhor elevar o nível da água’. 

A partir daquele dia muitas das minhas dificuldades desapareceram. Não ouso dizer que nunca mais fui tentado, mas graças a Deus, descobri que Ele tem condições de tratar com as dificuldades, em vez de removê-las. A vida cristã não se limita a uma questão de remover as grandes rochas, mas de elevar o nível da água. Você tem dificuldades? Sim. Você tem fraquezas? Sim, todos nós temos. 

Contudo, tenha em mente que o Senhor não está interessado, do lado negativo, na remoção de nossas fraquezas, nem mesmo, do lado positivo, na concessão indiscriminada de força. Toda a força que Ele dá se manifesta por meio da fraqueza. Todo o tesouro que nós temos está em vasos de barro.

A Fraqueza Humana não Limita o Poder de Deus

É um motivo de grande gratidão a Deus que nenhuma fraqueza humana pode limitar o poder Divino. Somos inclinados a pensar que onde há tristeza não pode haver alegria; onde há lágrimas, não pode haver louvor, onde a fraqueza estiver presente, não desfrutaremos do poder, e que a dúvida impede a existência da fé. Deixem-me, porém, proclamar com toda a clareza que Deus tenta conduzir-nos ao ponto de reconhecermos que tudo o que é do homem visa apenas prover um vaso de barro para conter o tesouro Divino.

Assim, quando estivermos cientes de nossa tristeza, não vamos dar lugar à ela, mas sim ao Senhor, e o tesouro resplandecerá ainda mais gloriosamente, por causa do vaso de barro. 

Isso não se trata de uma teoria, sei do que estou falando. Nisto consiste a glória da vida cristã, nesse fato de que o poder de Deus pode se manifestar em todo o vaso de barro.

O paradoxo da vida cristã

O viver cristão é um paradoxo! Enquanto vivermos nessa vida paradoxal, conheceremos a Deus. Quanto mais avançarmos na vida cristã, mais clara essa aparente incoerência se tornará. O tesouro torna-se cada vez mais manifesto, embora o vaso continue sendo o mesmo. Isso é muito belo.

Apenas observe a paciência Divina em um homem naturalmente impaciente, e compare com um homem que é impassível. Veja a humildade Divina em alguém por natureza orgulhoso, e compare com uma pessoa retraída. Veja a força de Deus numa pessoa de temperamento fraco, contraponha com uma pessoa de caráter naturalmente forte. A diferença é impressionante!

As pessoas que por natureza são fracas, sempre estão inclinadas a pensar que não tem valor pela qualidade do vaso de barro; mas não devem desanimar, porque o tesouro dentro desse vaso é de tal qualidade, que seu brilho resplandecerá ainda mais a partir dele. 

Toda a questão se relaciona à qualidade do tesouro, não do vaso. É tolice enfatizar o aspecto negativo, [que é a baixa qualidade do vaso], mas nosso foco é no positivo [o tesouro que é o próprio Senhor].

O Senhor é capaz de Se manifestar na vida de cada um de nós, e quando isso ocorrer, muitos contemplarão o tesouro. 

Gostou? Veja o outro texto no mesmo assunto que selecionamos para você aqui.


Watchman Nee (1903-1972) nasceu em Swatow, na China. Quando entregou completamente sua vida ao Senhor, foi inundado por um amor pela Palavra de Deus, que o levou a estudá-la incessantemente, de maneira que rapidamente a leu por diversas vezes. Logo se tornou uma testemunha de Cristo, determinado a seguir a Palavra de Deus e nada mais. Seu ministério exerceu uma enorme influência na China, dada a sua ampla visão a respeito da Igreja do Senhor e do eterno propósito de Deus. Quando os comunistas assumiram o controle da China, Nee compreendeu que deveria permanecer ali, apesar de saber que isso provavelmente lhe custaria sua liberdade. De fato, ele foi sentenciado à prisão pelo regime, permanecendo preso por 20 anos, até a sua morte. 

Pela soberania do Senhor, as mensagens compartilhadas por esse irmão foram disseminadas por todo o mundo enquanto ele estava aprisionado, e até os nossos dias são fonte de vida e edificação para muitos de nós. Vários títulos de sua autoria são  publicados na língua portuguesa, ainda que grande parte de sua obra ainda não foi traduzida. As seguintes editoras publicam ou comercializam alguns de seus livros:

Editora dos Clássicos 
Editora Restauração
Edições Tesouro Aberto
Editora Vida

Post anterior
Santidade
Próximo post
A Eira

1 Comentário. Deixe novo

  • Bom dia, adorei esse assunto me edificou muito vocês tem algum E-mail onde eu possa comprar esses livros para mim aprender e me edificar cada vez mas porfavor porque eu quero ser um canal de bênção para as.pessoas porfavor me ajude.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.