Andrew Murray (1828-1917)
“Então respondeu Jesus, e disse-lhe: ó mulher, grande é a tua fé! seja-te feito como queres. E desde aquela hora sua filha ficou sã” (Mateus 15:28).
Mantendo a Fé Nutrida
Uma vez que Cristo te trouxer a fé, você precisa diligentemente nutri-la. As lições aprendidas por meio de testes e provas ajudam a manter essa fé nutrida por meio da caminhada Cristã. Entretanto, a fé não sobrevive se não for nutrida continuamente com a Palavra de Deus. Ilustrarei esse princípio com a história dos Israelitas, quando Deus lhes concedeu maná no deserto.
No silêncio, frescor e privacidade da noite, Deus enviava o maná. “Colhiam-no, pois, manhã após manhã, cada um quanto podia comer; porque, em vindo o calor, se derretia” (Êxodo 16:21). No vigor e atividade da hora da manhã, o povo deveria colhê-lo. Essa era a primeira tarefa de cada dia: receber o pão da mão de Deus. Isso acontecia porque, depois que o sol se elevasse e aquecesse a superfície da terra, o maná se derretia e não poderia mais ser encontrado. Eles não recebiam seu maná escondido sob o calor do sol do meio dia, nem em meio à movimentação e alvoroço diários, mas no frescor encantador da manhã, antes que a mente fosse enredada pelas seduções do mundo.
Essa é uma imagem instrutiva e amável do caminho pelo qual Deus nutre nossa fé. Estou convencido de que existem muitas pessoas que sinceramente desejam uma confirmação da fé, mas não participam dela porque não a buscam a todo o tempo. Quantas pessoas apenas lêem a Bíblia ao anoitecer? Depois que o frescor da hora da manhã e a força do dia foram devotados ao mundo, eles se achegam à Deus à noite, cansados na mente e no corpo, para servi-Lo com o resto de suas energias. Não é supressa que não haja desfrute da bênção! O coração está fatigado, a sensibilidade do espírito e sua receptividade para a Palavra estão entorpecidas.
Por outro lado, existem muitos Cristãos que estão contentes com uma leitura geral da Palavra na manhã, sem buscar as Escrituras de forma particular, sem refletir e meditar nelas com oração. Isso também traz pouca bênção. Ler um capítulo uma vez por dia, como uma regra, não é suficiente. Qualquer um, que verdadeiramente deseja aumentar sua fé, precisa buscar isso, com empenho, na hora da manhã, colhendo o maná ou alimento espiritual, no qual ele possa meditar pelo resto do dia.
Aquele que sai pela manhã, sem receber seu alimento espiritual, voltará para casa esgotado à noite, com pouco desejo de se alimentar. Aquele que não armazena primeiramente a Palavra em seu coração pela manhã não deve se surpreender se o mundo assumir o primeiro e principal lugar ali, porque negligenciou o único meio de ficar à frente do mundo.
O Senhor nos dá a noite para que possamos lançar fora o cansaço do dia, e na hora da manhã podemos ter um novo começo, com energia e um espírito renovado. Da mesma forma, o crente precisa tomar e devotar ao Senhor as primícias de suas forças renovadas e ainda não diminuídas. Ele precisa recolher seu maná enquanto a bênção do descanso noturno está sobre ele e antes que a corrupção do mundo tenha novamente banido o amável orvalho.
Lembre-se de que, uma vez que o sol aquecer a terra, o maná terá se dissolvido. Assim, a vida de graça não resistirá ao calor do mundo, a não ser que primeiro seja fortalecida pelo alimento. Quando as forças do dia chegarem e a tentação logo passar sobre a alma, toda a alegria e confiança da hora da manhã terão se passado.
“Faze-me ouvir, pela manhã, da tua graça” (Salmo 143:8). “De manhã, SENHOR, ouves a minha voz; de manhã te apresento a minha oração e fico esperando” (Salmo 5:3). Tais palavras mostram a atitude daquele crente que está empenhado, em primeiro lugar, a tentar servir ao Senhor de todo coração. Em toda hora da manhã, ele provará a experiência maravilhosa da Palavra: “Como a alva, a sua vinda é certa” (Os 6:3).
Por que você não crê? Seja fiel consigo mesmo e com Deus. Não há piedade em lamentar por sua incredulidade, a não ser que você coloque de lado tudo o que está no caminho da sua fé. Se a causa for o uso irregular e superficial da Palavra, ou o fato de conceder as primeiras melhores horas do dia e energias da alma ao mundo e a seu serviço, então venha. Faça mudanças nessas áreas da sua vida. Manhã após manhã busque ao Senhor. Ele não se manterá oculto de você, não importa quantas provas e testes você eventualmente enfrentará.
O Sustento da Vida Espiritual
O Senhor disse aos Israelitas:
“Então, disse o SENHOR a Moisés: Eis que vos farei chover do céu pão, e o povo sairá e colherá diariamente a porção para cada dia, para que eu ponha à prova se anda na minha lei ou não” (Êxodo 16:4).
Esse verso não é apenas uma instrução aos israelitas, mas também é um texto das Escrituras que é aplicável aos Cristãos hoje. Nessas palavras, temos a regra para manter a vida espiritual, assim como a lei para o crescimento e aumento da vida de fé.
Essa lei não é, em nenhum momento, diferente daquilo que observamos na vida natural diariamente. Todos sabemos que a forma que as crianças são alimentadas influencia como elas crescerão para serem homens e mulheres fortes. Ainda assim, mesmo o homem mais forte precisa manter sua força por meio da nutrição. Um pouco de alimento todo dia dá força ao corpo.
Isso acontece com tudo na natureza. A pequena árvore se torna grande, o homem pobre se torna rico, o enorme prédio cresce a partir das suas fundações, a longa jornada pode ser concretizada, não por meio de grandes e violentos passos, mas por meio da silenciosa e perseverante fidelidade de poucos, que fazem um progresso diário invisível.
“A porção para cada dia” [Êxodo 16:4]. Essa é a regra geral da vida natural e prevalece também na espiritual. Ainda assim, existem muitos Cristãos que sofrem perdas terríveis por não reconhecerem isso. Eles imaginam que um grande empenho de força em momentos específicos ou orações fervorosas quando se sentem agitados são os meios de assegurar o crescimento e o florescimento da vida espiritual. Entretanto, eles não compreendem a regra de ouro: “a porção de cada dia”. O fator diário, o consumo regular do alimento espiritual é a forma pela qual a alma obtém o crescimento.
Eles ainda não compreenderam a lição de que a fé e seu modo de vida precisam ter nutrição – o pão diário. Eles ainda não percebem que a promessa “farei chover do céu pão” também se relaciona ao mandamento “o povo sairá e colherá diariamente a porção para cada dia, para que eu ponha à prova se anda na minha lei ou não”.
Amado irmão, você tem se lamentado pelo caráter instável e inconstante de sua vida espiritual? Você nunca imaginou por que os dias de esperança são tão curtos? Nunca se perguntou o que deveria vir em primeiro lugar, de forma que isso possa mudar e sua fé possa permanecer e crescer?
Vida é Derivada da Palavra
Você não ficaria surpreso em ficar fraco caso o seu corpo fosse privado de alimentos por alguns dias. Por que te surpreende o fato de que a sua fé não é viva, firme e forte se você não toma pacientemente a Palavra de Deus a cada dia? Essa é a nutrição para a fé, e somente desse meio a fé extrai sua força.
“Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus” (Mateus 4:4). Confesse que você se entrega, com muita frequência, à uma ou outra circunstância ordenada pelo mundo, caindo então na preguiça e apatia, negligenciando a silente meditação na Palavra de Deus. Admita que usa Sua Palavra de forma tão precipitada e superficial, que sua alma não chega a ser nutrida. Não é de se admirar que precise lamentar a magreza de sua alma! Comece hoje, e daí em diante não deixe o dia passar sem comer o maná celestial: a Palavra de Deus e o Cristo vivo na Palavra.
Deus deu o maná diariamente no deserto, até a chegada à Canaã. Da mesma maneira, se sairmos e colhermos a Palavra, encontraremos instrução, fortalecimento, purificação e salvação para cada novo dia.
Receba a Palavra em fé. Aquele que continua, dia a dia, perseverando fielmente na Palavra, experimentará o aumento da fé. Apesar de ser difícil de perceber, pois o processo do fluir da bênção no interior é lento e não imediatamente perceptível, o crescimento é certo e garantido.
Guardando Sua Fé
Sim, sua fé certamente se desenvolverá, mas você precisa estar muito atento para que o diabo não venha e lhe tome a Palavra. “Vem, a seguir, o diabo e arrebata-lhes do coração a palavra, para não suceder que, crendo, sejam salvos” (Lucas 8:12).
O Senhor nos ensina que, quando o diabo está determinado a impedir alguém da salvação, ele simplesmente o afasta da fé. Então, a pessoa não estará preparada para a salvação. Para afastar alguém da fé, o diabo simplesmente precisa tirar a Palavra do seu coração. Então a pessoa não crerá. Dessa forma, você precisa guardar sua fé.
No que diz respeito a Palavra, muitas pessoas caem nas mãos do diabo, mesmo quando dizem que desejam crer. Esse é um pensamento terrível. Para o diabo, é de pouca importância o caminho que será tomado para que isso aconteça, desde que ele possa tomar a Palavra do coração. Ele faz isso de variadas maneiras.
Permaneça Limpo do Pecado e da Injustiça
No exemplo da parábola, o inimigo pode roubar a Palavra por meio de todo tipo de pecado e injustiça. O amor ao pecado não pode habitar com a Palavra. O coração não pode simultaneamente se mover em direção à Deus e se afastar Dele. Não pode igualmente desejar a Palavra e o pecado. Um dos dois deve sair. Infelizmente, por diversas vezes, o pecador, que disse estar buscando Jesus e que desejava crer, deixa escapar a Palavra que Deus colocou em seu coração logo pela manhã! Isso acontece porque ele não está disposto a dizer adeus ao seu pecado, ira, mentira, engano, inveja ou impureza.
Seja Liberto dos Cuidados do Mundo
Em outra situação, a Palavra é sufocada pelos cuidados desse mundo e inclinações naturais. Pode ser uma forte tristeza e ansiedade de alguém que tem uma posição difícil no mundo, ou pode ser a tentação e preocupação com o mundo, que muitas vezes brota da prosperidade. Ainda assim, com frequência, a Palavra é sufocada e então levada embora pelo amor ao mundo!
Foco em Deus, não em Si Mesmo
Existem outras pessoas de quem o Diabo facilmente toma a Palavra, por estarem tão ocupadas consigo mesmas e seus pecados. Ao invés do coração estar se mantendo focado na Palavra da promessa, ele se fixa em suas mais secretas operações. Essas pessoas estão tão envolvidas com seus próprios sentimentos, misérias e fraquezas, com seus próprios esforços para se converter, que a Palavra é sustentada de forma fraca, sendo facilmente levada.
Pense como a Palavra é lida superficialmente. Pense no pouco esforço que é feito para compreender a Palavra, tomá-la no coração e mantê-la ali diariamente para fortalecer a fé. Não é de se esperar que a Palavra seja facilmente levada embora! É necessário pouco esforço do diabo para roubá-la.
Se você está buscando Jesus e deseja ter fé, seja admoestado por esse texto das Escrituras: “Vem, a seguir, o diabo e arrebata-lhes do coração a palavra, para não suceder que, crendo…” (Lucas 8:12). A tentação do mundo ou do nosso próprio coração virão, por isso lembre-se sempre de guardar a Palavra e se apegar a ela. Não deixe que o diabo a tome de você. Deixe que os preceitos e as promessas da Palavra sejam a sua meditação dia e noite. “Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo” (Colossenses 3:16).
A linguagem de Davi deve ser a nossa: “Guardo no coração as tuas palavras… É a minha meditação, todo o dia!” (Salmo 119:11,97). Então, quando você tiver encontrado vida, você poderá depois dizer como ele disse: “Tem-se dado assim comigo, porque guardo os teus preceitos” (vs. 56).
Até mesmo o diabo sabe que onde a Palavra habita no coração, a fé se levanta. Aprenda isso e esteja seguro de que a fé te despertará, à medida em que você se apega firme, humilde e silenciosamente na Palavra viva de Deus. Essa palavra “é poderosa para salvar a vossa alma” (Tiago 1:21). Assim como a Palavra é recebida e sustentada em esperança, Ele é fiel e concede a bênção da Palavra pelo Espírito.
O Maligno retrocede diante daquela Palavra, assim como ele fez diante do “está escrito” (Mateus 4:4) que veio dos lábios de Jesus. Por meio dessa Palavra, o Senhor Deus e Seu Espírito se achegam ao coração daquele que busca.
Tradução do Capítulo 9 do livro “Como Aumentar Sua Fé” (How to Strenghten Your Faith) de Andrew Murray.