Notas sobre os Vencedores

Print Friendly, PDF & Email

A. Edwin Wilson

“Ao vencedor…” (Ap 2:7; 11; 17; 26; 3:5; 12; 21)

Na Palavra de Deus encontramos o uso repetido da palavra “vencedores”, nos capítulos 2 e 3 de Apocalipse, no evangelho e na primeira epístola de João. Parece existir certa confusão e mal entendido no que diz respeito à identidade, origem e destino dessas pessoas designadas “vencedores”. O significado mais simples da palavra “vencer” é “conquistar”, “obter a vitória” – em uma ação judicial (Rm 3:4), em uma guerra (Ap 6:2), em conflitos morais (Rm 12:21) ou em conflitos espirituais (1 Jo 2:13,14). 

O substantivo Grego para “vencedor” é traduzido “vitória”. Veja 1 João 5:4; Mt 12:20; 1 Co 15:54,55;57. O verbo “vencer” é algumas vezes traduzido como “prevalecer”, outras vezes “conquistar”.  A ideia inerente nessa palavra traduzida como “vencer” é imutável – sempre significa uma prova ou conflito terminando em vitória. Tudo isso é parte de uma batalha de eras entre Deus e Satanás. Os corpos e possessões naturais dos homens são as armas usadas nesse conflito e devem ser subjugadas pelo Cristão através do poder do Espírito Santo se ele for um vencedor. Se o Cristão for vencido pelo desejo da carne e pelo amor às coisas materiais, ele vai perder suas recompensas (1 Co 9:24-27). Ao vencedor são prometidas grandes recompensas por uma vitória em particular, que será considerada futuramente na nossa discussão.

A afirmação que todos os crentes são vencedores é tão contrária ao fato, que fico maravilhado de como ela alguma vez foi formulada. Se todos os Cristãos são vencedores, então podemos afirmar que nenhum Cristão pode pecar, se desviar ou fazer algo que desagrada a Deus. Se todos os Cristãos são vencedores, então evidentemente não há conflito, não existe a grande batalha da fé, todas as advertências a Cristãos e apelos urgentes do Espírito para que os cristãos se esforcem para a maturidade não tem sentido. Se todos os Cristãos são vencedores, então é verdade que não faz nenhuma diferença a forma que um Cristão vive depois que ele é salvo. O grande incentivo que Deus colocou na Sua Palavra para uma vida santa é encontrado nas promessas feitas aos vencedores. 
Pedro foi vencido pelo medo na casa do sumo sacerdote e negou o Senhor. Será que ele foi o último? Ananias e Safira foram vencidos pelo amor ao dinheiro, orgulho e reputação. Foram os últimos? Demas abandonou Paulo, amando mais o mundo na ocasião em que ele viveu. Será que ele foi o único? Muitos na igreja em Corinto foram vencidos pelos desejos carnais. Será que eles também foram os últimos? Se todos os Cristãos são vencedores, porque eles são advertidos a não perder suas coroas? Veja Ap 3:11. Se todos os Cristãos são vencedores, porque coroas são oferecidas aos justos e fiéis? Veja 1 Co 9:24-27; 1 Ts 2:19; 2 Tm 4:8; Tg 1:12; 1 Pd 5:4. Se todos os Cristãos são vencedores, porque os infiéis são ameaçados com punição e perda da recompensa? Veja 1 Co 3:15; Lc 12:47; 19:11-27; Ap 16:16.

Os vencedores são uma classe separada e distinta de Cristãos a quem recompensas especiais e honras particulares são concedidas. Sempre houve e sempre haverá Cristãos fiéis e infiéis – filhos do Senhor obedientes e desobedientes – Cristãos carnais e espirituais – vencedores e aqueles que não vencem. Não existe conflito na vida de um indivíduo até que ele seja salvo. Após a salvação ter chegado a um indivíduo, a carne milita contra o Espírito e o Espírito milita contra a carne. Um dos dois acaba vencendo. Veja Gl 5:17-21; Ef6 10-18.

A passagem das Escrituras que é usada pra tentar provar que todos os Cristãos são vencedores é 1 Jo 5:1-5. Aqui lemos: “Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo é nascido de Deus”, e “porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo” (vv. 1,4). Vencer o mundo requer FÉ no Senhor Jesus Cristo EM PRIMEIRO LUGAR. Todo o mundo está em oposição a Deus e tenta embaraçar a verdadeira obediência. Mas aquele que nasceu de Deus vence o mundo. É a nossa fé que vence. O QUE É FÉ? É a fé que está ocupada com o Filho de Deus e é obediente aos Seus mandamentos – essa é a fé do crente que vence o mundo.  Quem senão aquele que tem fé no Senhor Jesus Cristo é capaz de guardar Seus mandamentos e assim vencer o mundo? Vencer é uma tarefa para a vida toda. Nascer de Deus dá início a isso, dá o direito, nos dota de poder – mas nós temos o desafio diante de nós dia a dia, e apenas em ativa obediência através da fé podemos vencer. Aquele que crê que Jesus é o Cristo vence o mundo; ele crê que Jesus vai reinar e governar – acredita no Reino vindouro e na possibilidade de participarmos dele com Ele se formos fiéis – esse é aquele que vence o mundo. 

De acordo com 1 Jo 5:1-5, vencer o mundo é conseguido por meio de crer que Jesus é o Cristo (o Messias – o Rei por mil anos durante o Milênio), e guardando Seus mandamentos. Isso só pode ser feito pela fé. E ao vitorioso – o vencedor – são oferecidas grandes e maravilhosas recompensas.

Extraído do livro “Selected Writings of A.Edwin Wilson” (Escritos Selecionados de A.Edwin Wilson) – publicado pela Schoettle Publishing.

Post anterior
Por que Estudar as Profecias?
Próximo post
Um Espírito Forte no Senhor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.