Lavagem de água pela palavra é um artigo baseado no texto de Efésios 5:26, e que nos leva a refletir sobre a importância de dedicar tempo à Palavra inspirada, que renova nossa mente e nos sustenta em nossa peregrinação nesse mundo.
***
Participante de Cristo
“Para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra” (Efésios 5:26).
No Evangelho de João, logo após Jesus ter transformado água em vinho nas bodas de Caná, nos é dito: “Com este, deu Jesus princípio a seus SINAIS…”(Jo 2:11). A palavra grega traduzida como “Sinais” é “Semeion”, que quer dizer “dar um sinal, indicar”. Então, os milagres realizados por Jesus foram registrados no evangelho de João como sinais. Logo, temos que ver além do milagre propriamente dito, atentando para o que o Senhor Jesus está indicando, qual o sinal que Ele quer nos dar. Ou seja, há um ensino por trás do que Ele está fazendo.
No capítulo 9 de João temos a cura do cego de nascença. Nesse acontecimento, Jesus cospe na terra, faz um lodo e o aplica aos olhos do cego. Pensando no sinal (não somente no milagre), vemos um ensino maravilhoso do Senhor Jesus. O lodo foi formado por dois elementos: terra + saliva de Jesus. Essa mistura foi a base para dar vista ao cego. A terra nos lembra do homem, que foi feito do pó da terra, e a saliva sai da boca de Jesus (“Não só de pão viverá o homem, mas de TODA PALAVRA QUE PROCEDE DA BOCA DE DEUS”- Mt 4:4). Então vemos que o misturar, o mesclar da Palavra de Deus à natureza do homem, vai leva-lo à cura de sua cegueira. Não há outra maneira.
Ao lermos Efésios 5, que fala do Marido e da Mulher, sabemos que Paulo estava querendo ensinar sobre Cristo e a Igreja (“Grande é este mistério, mas eu me refiro a Cristo e à Igreja”- Ef 5:32). Ali Paulo fala que a Igreja será purificada por meio da lavagem de água pela Palavra (Ef 5:26) e isso a tornará “…Igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito” (Ef 5:27).
A palavra “lavagem” no versículo 26 é o mesmo termo grego para a bacia de bronze do tabernáculo, no Velho Testamento. O sacerdote, após fazer o sacrifício dos animais no altar de bronze (isso o Senhor Jesus já fez por nós de uma vez por todas), caminhava em direção ao Santo dos Santos, mas, antes de entrar no Santo Lugar, ele tinha que lavar suas mãos e pés, porque sempre se contaminava pelas suas tarefas diárias e suas caminhadas pelo deserto. Note que ele não voltava para o altar de bronze para sacrificar por estar contaminado pela caminhada, mas lavava seus pés e mãos continuamente na bacia de bronze.
Em João 13, Jesus ensinou o que isso significa para nós. Naquela ocasião, Jesus deitou água na bacia e passou a lavar os pés dos discípulos (Jo 13:5). Ao ser questionado por Pedro, Jesus diz: “Se eu não te lavar, não tens parte comigo” (Jo 13:8), ao que Pedro pede que o lave, não somente os pés, mas todo o corpo (Jo 13:9). Jesus então declara: “…Quem já se banhou não necessita de lavar senão os pés; quanto ao mais, está todo limpo” (Jo 13:10).
Já estamos limpos pelo sacrifício do altar de bronze, onde o Cordeiro de Deus foi imolado. Não podemos voltar novamente para esse altar, visto que estaríamos “…crucificando para si mesmos o Filho de Deus e expondo-o à ignomínia” (Hb 6:6). Se já fomos limpos, somos novas criaturas, o que nos cabe então é lavarmos continuamente os nossos pés pela lavagem da Palavra, como Jesus nos ensinou quando lavou os pés dos discípulos, ou como Paulo nos ensinou em Ef 5, ou ainda como aprendemos com os sacerdotes do Velho Testamento que lavavam seus pés na bacia de água.
Isso é muito importante. Veja que Jesus falou para Pedro que se ele não O deixasse lavar seus pés pela água que Ele estava trazendo, não teria parte com Ele. Juntando todos esses textos, vamos ver que a Palavra nos lava. Palavra essa que é trazida pelo próprio Senhor. É a Palavra viva. Glória a Deus, aleluia!!! Precisamos que essa Palavra Viva, que sai da boca do Senhor, se misture conosco (que somos pó), para que nossos olhos sejam abertos. Isso não é opcional, mas necessário a todo cristão. Isso nos manterá limpos da sujeira do mundo, da contaminação do nosso dia-a-dia, para que não nos conformemos com esse mundo, mas tenhamos nossa mente renovada e transformada. Caso contrário, não teremos parte com o Senhor.
Confira outros textos que nós selecionamos para você sobre esse assunto:

2 Comentários. Deixe novo
ola! paz e graça gostei muito do estudo
Estava lendo o livro de Efésios 5 26 e me deparei com este versículo Gostei muito deste Estudo muito bom mesmo Deus Vós abençoem sempre Amém