Esta é a terceira e última parte do artigo “Os impossíveis dos homens são possíveis para Deus”, que é uma tradução do capítulo 5 – “Impossible with Man, Possible with God“, do livro “Absolute Surrender” (Entrega Absoluta), de Andrew Murray. Se você não leu as outras duas primeiras partes, você pode fazer isso clicando nos links: parte 1, parte 2.
***
Andrew Murray (1828-1917)
“Mas ele respondeu: Os impossíveis dos homens são possíveis para Deus” (Lucas 18:27).
Deus Trabalha no Homem
Novamente voltamos à questão da entrega absoluta, pois sentimos que isso está em falta na Igreja de Cristo. Acreditamos que o Espírito Santo não pode nos encher, e não podemos viver como um povo inteiramente separado para Ele. Isso porque a carne e a vida do ego não são subjugadas, e assim nós nunca compreendemos o que é ser completamente entregues a Deus, como Jesus foi. Sei que muitos dizem com toda a sinceridade: “Amém, aceito a mensagem de absoluta entrega a Deus”; e ainda assim imaginam: ”Será que isso algum dia será meu? Será que posso contar com Deus para me tornar um daqueles do qual será dito nos Céus, na terra e no Inferno: Ele vive em absoluta entrega a Deus?”.
“Os impossíveis dos homens são possíveis para Deus”. Acredite que, quando Ele toma as rédeas da sua vida em Cristo, é possível a Deus fazer de você um homem absolutamente entregue a Ele. Deus é capaz de sustentar isso e permitir que você se levante de sua cama a cada manhã com aquele pensamento: “Estou aos cuidados de Deus. Meu Deus está agindo em minha vida em meu lugar”.
Alguns estão cansados de pensar sobre santificação. Oram, anseiam e clamam por isso, mas ainda parece estar tão distante deles! A santidade e humildade de Jesus! A doutrina da santificação que é baseada nas Escrituras, real e efetiva se resume nisso: “As coisas que são impossíveis aos homens são possíveis a Deus”. Deus pode santificar o homem, e pela Sua onipotência e poder santificador, Ele pode sustenta-lo a cada momento. Oh, que pudéssemos dar um passo para mais perto de Deus agora! Que a luz de Deus possa brilhar, e que possamos conhecer melhor a Deus!
Poderia falar sobre a vida de Cristo em nós – viver como Cristo, falar de Cristo como Salvador do pecado, e Ele como nossa vida e força. Mas é Deus que pode revelar isso em você. As palavras da oração do apóstolo Paulo – “para que, segundo a riqueza da sua glória” – são certamente maravilhosas se, de acordo com as riquezas de Sua glória, pudermos “ser fortalecidos com poder, mediante o seu Espírito no homem interior?” [Ef 3:16]. Será que podemos ver que temos um Deus onipotente, operando pela Sua onipotência nos corações dos Seus filhos que creem, de forma que Cristo possa se tornar o Salvador que habita no coração? Você já tentou compreender isso, capturar, crer e não conseguiu? Isso foi porque você não foi levado a crer que “todas as coisas, que são impossíveis para o homem, são possíveis para Deus”.
Creio que a palavra dita sobre amor pode ter levado muitos a ver que precisamos de um fluir de amor de uma maneira completamente nova. Nosso coração deve ser completamente cheio da vida do alto, da Fonte do amor infinito, e então será tão natural para nós amar nossos companheiros, assim como é natural para o cordeiro ser gentil e para o lobo ser cruel.
Quando tiver sido levado a essa condição, quanto mais um homem me odiar e falar mal de mim, quanto mais desagradável e antipático ele for, mais o amarei. Então serei levado a esse estado em que, por mais que haja obstáculos, ódio e ingratidão, o poder do amor triunfará em mim. Enquanto não for levado a ver isso, não poderei dizer: “É impossível para o homem”. Mas, se formos levados a dizer: “Essa mensagem falou comigo sobre um amor muito superior à minha capacidade – É absolutamente impossível”, então poderemos nos achegar a Deus e dizer: “Isso é possível para Ti”.
Alguns clamam por um grande reavivamento. Posso dizer que essa é a oração do meu coração incessantemente. Oh, se Deus pudesse apenas reavivar o Seu povo! Não penso em primeiro lugar nos não convertidos e no formalistas da Igreja, nem nos infiéis e céticos, nem mesmo em todos os infelizes e pessoas que perecem ao meu redor, mas meu coração ora em primeiro lugar: “Meu Deus, reaviva a Tua Igreja e povo”.
Não é sem razão que existem milhares de corações ansiando por santidade e consagração. Isso é um sinal do poder de Deus. Deus opera no querer e então no realizar. Esse anseio é um testemunho e prova de que Deus está trabalhando o querer. Oh, que possamos em fé crer que o Deus onipotente vai operar o realizar entre o Seu povo, muito além do que pedimos. “A Ele”, disse Paulo, “que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos… a Ele seja a glória” [Ef 3:20]. Que nossos corações digam isso. Glória a Deus, ao Onipotente, que pode fazer muito mais do que ousamos pedir ou pensar!
“As coisas que são impossíveis para os homens são possíveis para Deus”. Ao seu redor existe um mundo de pecado e dor, e o Diabo está ali. Mas lembre-se, Cristo está no trono. Cristo é mais forte. Ele já venceu e vai vencer. Espere em Deus. É verdade que “as coisas que são impossíveis para os homens” nos humilham, mas finalmente nos levantam pela verdade de que “são possíveis para Deus”. Fique ligado a Deus. Adore e confie Nele como O onipotente, não apenas pela sua própria vida, mas por todas as almas que foram confiadas a você. Nunca ore sem adorar Sua onipotência, mas diga: “Deus poderoso, afirmo Sua onipotência”. E a resposta a oração virá. Como Abraão, você se tornará forte na fé, dando glórias a Deus, porque você O considerou capaz de realizar o que Ele prometeu.
Andrew Murray (1828-1917) foi pastor, escritor e missionário sul-africano, educado na Universidade de Aberdeen, Escócia, e na Universidade de Utrecht, Holanda. Andrew Murray foi um dos líderes do avivalismo missionário na África do Sul. Durante os últimos 28 anos de sua vida, foi considerado o pai do Movimento Keswick na África do Sul. Ele foi muito influenciado pelos escritos de William Law, Madame Guyon, Jessie Penn-Lewis e T. Austin-Sparks. Seu ministério enfatizava a necessidade da habitação em Cristo. Ele nos deixou um precioso legado literário de aproximadamente 240 livros sobre vida cristã e vida devocional. Algumas de suas obras foram traduzidas e são publicadas na língua portuguesa: Permanecei em Cristo, Com Cristo na Escola de Oração, A Vida Interior, Escola da Obediência, Humildade, a Beleza da Santidade e O Espírito de Cristo.
3 Comentários. Deixe novo
Amém!
Obrigado, Pai, pelas vidas que usaste como testemunho de sua glória, para fortalecimento do seu corpo.
Maravilhoso texto,que o Sr os renove neste lindo trabalho de fazer a chegar até nós material tão precioso.
Glória ao Senhor que veio Luz ao meu coração através desses textos.