A Dependência de Cristo

Print Friendly, PDF & Email

A.B. Simpson (1843 – 1919)

“Assim como o Pai, que vive, me enviou, e igualmente eu vivo pelo Pai, também quem de mim se alimenta por mim viverá” (João 6:57).

Cristo disse no quinto capítulo de João que Ele não tinha uma vida independente em Si mesmo, mas que estava em constante dependência do Seu Pai para proferir cada palavra e para realizar cada ato. A Vida de Cristo é a própria vida que Ele viveu na terra. Não é de se estranhar que O ouvimos dizendo: “Eu nada posso fazer de mim mesmo” (Jo 5:30). Jesus, que andou nessa terra como nosso Exemplo, nunca tentou ser independente, mas constantemente recebeu a Vida de Seu Pai, extraiu a Sua vida Dele e viveu por Ele. “Assim como o Pai, que vive, me enviou, e igualmente EU VIVO PELO PAI…” (Jo 6:57).

Ele deseja que você e eu vivamos por Ele. Ele está apenas reproduzindo a vida que Ele viveu quando andou nas montanhas da Galiléia: completa dependência, um vaso vazio recebendo tudo do alto. Por isso, hoje Ele requer que você e eu sejamos vasos vazios, recebendo tudo Dele.

“Naquele dia”– “Quando vier o Espírito da Verdade” — será que Ele vai fazer algo que vai nos tornar importantes, que vai nos deixar tão puros que vamos nos sentar e admirar nossa santidade? Nem um pouco. Veja o que acontece quando o Espírito Santo chega em um coração: “Naquele dia, vós conhecereis que eu estou em meu Pai” (João 14:20). A partir desse momento entenderemos que Jesus estava ligado com o Pai e dependente Dele pela Sua própria vida. Assim, vamos aprender a depender Dele assim: Naquele dia, vós conhecereis que eu estou em meu Pai, e vós, em mim, e eu, em vós” (14:20). Você não sentirá que é santo e forte; mas você saberá que Jesus é santo e forte, e ELE É sua pureza e força.

Jesus representa essa nossa união com Ele mesmo pela figura dupla de um nascer do sol glorioso e pela figura de uma casa. Primeiro Ele diz:

“Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me manifestarei a ele” (14:21).

A palavra grega traduzida como manifestar é “emphanizo”, que significa brilhar, trazendo a mesma idéia do texto de Isaías quando diz: “Dispõe-te, resplandece, porque vem a tua luz, e a glória do SENHOR nasce sobre ti” (Is 60:1). Isso é o que Jesus quis dizer quando disse: “Eu me manifestarei a ele”. E, como isso traduz a última promessa do Antigo Testamento: “Mas para vós outros que temeis o meu nome nascerá o sol da justiça, trazendo salvação nas suas asas” (Ml 4:2).

A outra figura usada por Jesus no texto de João é a de uma casa:

“Respondeu Jesus: Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada” (Jo 14:23).

Ele vai fazer de nossos espíritos Sua habitação. O coração outrora chamado pecador agora será habitado por Cristo, tornando-se o palácio de um Rei, onde o crente vai habitar na sombra de Sua presença e na alegria de Sua comunhão.

Extraído do livro “Christ in You” (Cristo em vós) de A.B.Simpson – Cap 4).

Post anterior
A Paz no Governo Milenar
Próximo post
O Valor da Fraqueza

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.