Watchman Nee (1903-1972)
“Ora, todo aquele que se alimenta de leite é inexperiente na palavra da justiça, porque é criança. Mas o alimento sólido é para os adultos, para aqueles que, pela prática, têm as suas faculdades exercitadas para discernir não somente o bem, mas também o mal” (Hebreus 5:13,14).
Vemos um fato notável em relação a Calebe. Ele exortou toda a congregação dos filhos de Israel, dizendo: “Tão-somente não sejais rebeldes contra o SENHOR e não temais o povo dessa terra, porquanto, como pão, os podemos devorar; retirou-se deles o seu amparo; o SENHOR é conosco; não os temais” (Nm 14:9).
Ele procurou mostrar aos filhos de Israel que, da própria terra, eles poderiam extrair recursos para possuí-la. “O povo desta terra… como pão os podemos devorar“, declarou ele.
O que é pão? Pão é algo que comemos e que produz em nós um acréscimo de força. Os habitantes da terra eram reconhecidamente “homens de grande estatura”, mas Calebe proclamou que eles eram alimento para o povo de Deus. Ele não apenas honrou as promessas de Deus, como também desprezou os obstáculos que se levantaram no caminho de sua realização.
Todo o cristão verdadeiro, como Calebe, honra a Deus e aprecia alegremente todos os obstáculos. Isso não deixa nenhum lugar para o orgulho, pois somente aqueles que se humilham perante Deus é que são capazes de se colocar ao Seu lado.
Sempre que você encontrar uma dificuldade ou que se achar numa situação impossível, pergunte a si mesmo: “vou morrer de fome aqui ou vou comer o alimento posto diante de mim?” Se você estiver se apoiando no Senhor para a vitória, deixando que Sua vida vitoriosa seja manifestada em você, encontrará um alimento fresco e um acréscimo de vitalidade, ao aceitar como “pão” aqueles enaquins que estão desafiando seu progresso.
Lembre-se de que as pessoas que não se alimentam bem, não podem crescer até a maturidade. Muitas pessoas tomam a Palavra de Deus e a realização da vontade do Senhor como alimento, mas rejeitam os enaquins como se fossem comida desagradável ao paladar. Mas, quanto mais comermos tal comida, mais fortes nos tornaremos. Calebe é uma grande ilustração desse fato. Por ter aceitado os enaquins como “pão”, ele ainda estava cheio de vitalidade aos oitenta e cinco anos.
O mesmo acontece na esfera espiritual. Alguns irmãos e irmãs têm encontrado poucas dificuldades, contudo são espiritualmente fracos. A explicação é que eles não consumiram enaquins suficientes. Por outro lado, há aqueles que têm encontrado e superado dificuldade após dificuldade, tentação após tentação, e estão cheios de vigor. A razão é que eles têm se alimentado bem de enaquins. Toda a dificuldade e tentação que Satanás coloca em nosso caminho é alimento para nós. Esse é um meio de progresso espiritual divinamente preparado.
A menor sombra de algum grande problema é suficiente para causar terror no coração daqueles que não creem em Deus. Mas aqueles que confiam Nele, dizem: “Louvado seja Deus, aqui está mais um pouco de comida!”
TODAS as nossas provações, sem exceção, são pão para nós. Quando as aceitamos, somos ricamente alimentados, mais e mais, e o resultado é um contínuo acréscimo de força.
Extraído do capítulo 7 do livro “Doze Cestos Cheios – Vol.II”, de Watchman Nee, publicado pela Editora Árvore da Vida (esgotado).
1 Comentário. Deixe novo
Maravilloso gracias por este trabajo eterno…