Apresentação
“No livro de Números vemos o mover de Deus. Ele está se movendo, levando Seu povo adiante… Ele sempre está nos conduzindo nesse caminho, sendo nossa responsabilidade nos movermos com Ele, de acampamento a acampamento, até que entremos na plenitude de Cristo, que é Canaã” (Stephen Kaung – Havendo Deus Falado)
O livro de Números retrata a peregrinação do povo de Israel no deserto. Nesse tempo, eles foram treinados pelo Senhor a depender somente Dele para tudo: alimentação, água e direção.
Nesse livro são registrados dois censos, que foram ordenados pelo Senhor. Antes de iniciarem a jornada, Deus ordena o acampamento e as funções e posições de cada família.
Essas lições são de fundamental importância para nossa caminhada hoje sob a direção do Espírito Santo, como o Apóstolo Paulo exemplificou, se referindo à experiência do povo de Israel no deserto, em 1 Coríntios 10:11:“Estas coisas lhes sobrevieram como exemplos e foram escritas para advertência nossa, de nós outros sobre quem os fins dos séculos têm chegado”.
Nos primeiros 10 capítulos desse livro, vemos como Deus preparou o povo para a jornada que estava diante deles. Cada detalhe é importante, desde a contagem do povo, a ordem das tribos no acampamento, a distribuição das tarefas dos levitas, a limpeza do acampamento, a lei do nazireado e as duas trombetas de prata.
Vamos aprender com a Palavra esses princípios básicos que devem nortear nossa peregrinação.