O que é um Cristão?

Print Friendly, PDF & Email

O artigo “O que é um Cristão?” é composto por extratos selecionados do livro “12 Cestos Cheios – Vol.II”, de Watchman Nee, publicado pela Editora Árvore da Vida (esgotado).

***

Watchman Nee (1903-1972)

“Em tudo somos atribulados, porém não angustiados; perplexos, porém não desanimados; perseguidos, porém não desamparados; abatidos, porém não destruídos; levando sempre no corpo o morrer de Jesus, para que também a sua vida se manifeste em nosso corpo” (2 Coríntios 4:8-10).

Quando me tornei um cristão, tinha minha própria concepção sobre o que era um cristão, e tentei ao máximo me adequar a isso. Pensei que somente alcançando o padrão imaginado atingiria a perfeição. Ser perfeito era a minha ambição, mas eu tinha minha própria opinião sobre o padrão de perfeição…

Conservei essas idéias claramente definidas sobre como um cristão deveria ser, até que um dia, enquanto lia 2 Coríntios, cheguei à passagem onde Paulo disse que estava triste. Fiquei impressionado. “Paulo triste?” pensei. Em seguida li que ele derramou muitas lágrimas, e considerei: “Será possível que Paulo tenha realmente chorado?” Li que ele fora atribulado, que estivera perplexo, e considerei: “Paulo estivera realmente atribulado? Estivera ele realmente perplexo?”…

Nunca me ocorreu que uma pessoa como Paulo pudesse ter experiências como essas. Todavia, enquanto eu prosseguia a leitura, gradativamente tomei consciência do fato de que os cristãos não são outra categoria de seres angelicais, e que Paulo não ficava muito longe de nós…

Temos aqui um homem que está com medo, mas que, no entanto, é forte; cercado pelos inimigos, mas não aprisionado; parece vencido, contudo não está destruído. Percebe-se que ele é fraco, porém declara que quando é fraco é forte. Pode-se ver que ele leva em seu corpo o morrer de Jesus, todavia diz-nos que a vida de Jesus também se manifesta em seu corpo. Você ouve o “relato negativo”, mas você também ouve seu “relato positivo”. Ele parece ser “um enganador”, contudo é “verdadeiro”. Parece ser “desconhecido”, no entanto é “bem conhecido”. É como alguém que está “morrendo”, todavia ele “vive”. Como “entristecido, mas sempre alegre; pobre, mas enriquecendo a muitos; nada tendo, mas possuindo tudo!

Eis aqui um Cristão!


Watchman Nee (1903-1972) nasceu em Swatow, na China. Quando entregou completamente sua vida ao Senhor, foi inundado por um amor pela Palavra de Deus, que o levou a estudá-la incessantemente, de maneira que rapidamente a leu por diversas vezes. Logo se tornou uma testemunha de Cristo, determinado a seguir a Palavra de Deus e nada mais. Seu ministério exerceu uma enorme influência na China, dada a sua ampla visão a respeito da Igreja do Senhor e do eterno propósito de Deus. Quando os comunistas assumiram o controle da China, Nee compreendeu que deveria permanecer ali, apesar de saber que isso provavelmente lhe custaria sua liberdade. De fato, ele foi sentenciado à prisão pelo regime, permanecendo preso por 20 anos, até a sua morte. 

Pela soberania do Senhor, as mensagens compartilhadas por esse irmão foram disseminadas por todo o mundo enquanto ele estava aprisionado, e até os nossos dias são fonte de vida e edificação para muitos de nós. Vários títulos de sua autoria são  publicados na língua portuguesa, ainda que grande parte de sua obra ainda não foi traduzida. As seguintes editoras publicam ou comercializam alguns de seus livros:

Editora dos Clássicos 

Editora Restauração

Edições Tesouro Aberto

Editora Vida

Post anterior
Os da fé são os filhos de Abraão
Próximo post
Vasos de Barro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.