É Necessário que Ele Reine – Parte 5

Print Friendly, PDF & Email

Leia o Post Anterior

T. Austin-Sparks

“Pois é necessário que ele reine até que haja posto todos os inimigos debaixo de seus pés” (1 Co 15:25).

Cristo está Reinando Ativamente Agora

Cristo está reinando. Ele reina. Cristo está ativo. Em diversas ocasiões é dito que Ele, em Sua ascensão, ‘se assentou’ nos céus: Ele “assentou-se à direita da Majestade, nas alturas” (Hb 1:3); Ele “se assentou”. Mas, observe, sempre que é dito que Ele “se assentou”, aquilo está invariavelmente relacionado à obra completa de Sua obra redentora. Aquilo está cumprido. Por outro lado, Ele permanece de pé. Não existe contradição nisso, mas apenas uma implicação com diferentes sentidos.

Estevão viu o Senhor: “Eis que vejo os céus abertos e o Filho do Homem, em pé à destra de Deus” (At 7:56). Ele é descrito como “de pé”. Quando algo está relacionado ao assunto da redenção, está completo, finalizado, e não há mais nada a fazer – Ele pode se assentar. Quando há um desafio àquilo que Ele fez, Ele se levanta. Estevão está no meio daquele desafio, e o Senhor Exaltado está de pé por causa do Seu testemunho. Nesse momento Ele está ativo, esse é o ponto. Ele não está passivamente assentado, esperando até que Seus inimigos sejam colocados debaixo dos Seus pés, mas Ele os está colocando sob seus pés! Ele está de pé para realizar isso.

Mencionarei brevemente as atividades do Senhor reinando, que podem ser vistas de diversas maneiras.

Em primeiro lugar, o Senhor Jesus hoje está “constituindo dentre [os gentios] um povo para o seu nome” (At 15:14). A grande ilustração disso está no Antigo Testamento, é claro, e é aquela de Israel no Egito. A tirada de um povo para o Seu Nome é algo tremendo – você não pode fazer isso assentado!  Ele desgastou o príncipe desse mundo, exauriu seu poder, todos os seus recursos, toda a sua capacidade de perseverança, e assim os tirou de lá. Não temos a menor dúvida que é sobre isso que era a demonstração do Antigo Testamento do supremo poder de Deus. Temos apenas uma demonstração que excede a essa descrita ali, que está registrada no Novo Testamento: “a suprema grandeza do seu poder para com os que cremos, segundo a eficácia da força do seu poder; o qual exerceu ele em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos e fazendo-o sentar à sua direita” (Ef 1:19,20). Essa é a suprema grandeza do poder!

Realmente foi um feito tremendo tirar Israel do Egito, como um povo chamado para o Seu Nome. Também não é uma coisa pequena constituir hoje dentre as nações um povo para o Seu Nome. O príncipe desse mundo resiste e desafia cada ponto, qualquer movimento. Nenhuma alma será liberta dessas cadeias e desse reino sem uma luta. Muitas vezes isso é colocado com algo muito fácil. Devemos nos posicionar no Trono pelas almas, para tirá-las de lá. Talvez você tenha algumas experiências em algumas partes da terra, onde o príncipe desse mundo tem um domínio terrível, muito terrível, e está bem no comando; e você sabe o que representa ter apenas uma alma fora daquele domínio. O sofrimento, as dores de parto, a angústia, o custo atrelado com a obtenção de uma alma desta nação para o Seu Nome! Isso demanda o Trono, o poderoso Trono. Mas, apesar disso tudo, Ele está fazendo essa obra. O ponto é que existe tanta coisa parecida com Faraó e o Egito – até ainda mais poderoso que eles – colocados contra esse movimento do Senhor, mas, ainda assim, Ele o está realizando.

A segunda coisa que Ele está fazendo é constituir a vida do povo dEle baseada em princípios celestiais. Nós desejaríamos que Ele tivesse um escopo mais livre e pleno para fazer isso. Mas Ele está fazendo. Ele está inculcando a vida e as leis dos Céus no seu povo. Mais uma vez temos a ilustração de Israel no Sinai e no Deserto. Ali no deserto, as leis celestiais foram dadas, e eles foram constituídos de acordo com princípios celestiais. Eles foram testados, experimentados e provados de acordo com essas leis Celestiais. O seu próprio pão diário deveria ser enviado do Céu: eles precisariam viver pelo Céu, viver no Céu. A vida deles deveria ser, verdadeiramente, uma vida celestial. Não havia nada naquele ambiente que pudesse constitui-los um em povo de Deus. Eles precisariam ser constituídos em uma base celestial. Hoje é isso que o Senhor Ressurreto está tentando fazer com Seu povo. Se apenas compreendêssemos, mais uma vez, nossas experiências, poderíamos perceber que essa é a explicação e interpretação delas. Ele está buscando nos reconstituir com uma base de vida celestial. Ele está fazendo isso energicamente. Pelo fato de não compreendermos o que Ele está fazendo, somos muito lentos para mudar. Vamos reconhecer esse fato e tomá-lo em nossos corações.

A terceira coisa que Ele está fazendo é colocar Todos os Seus inimigos debaixo dos Seus pés. E isso nos leva, com Israel, para o Jordão, e para dentro da Terra. Vemos como aquelas nações foram colocadas debaixo dos pés de Josué por meio do povo. A contraparte disso hoje é que, por meio da Sua Igreja, o Senhor Jesus está trazendo Seus inimigos para debaixo do Seus pés. Oh! Que fôssemos mais eficientes nisso! Oh, que isso fosse mais verdadeiro em nós, de sorte que, como Seu povo, estivéssemos colocando os inimigos de Josué debaixo dos Seus pés! Esse é um desafio; é uma verdade. Mas Ele está fazendo isso, colocando Seus inimigos sob Seus pés, e fazendo isso pela Sua Igreja – apesar das imperfeições e muitas limitações dela, mas essa é a maneira Dele fazer isso. Old William Gurnall, o escritor do livro “O Cristão com a Armadura Completa” (The Christian in Complete Armour – 1655), falando da cabeça da serpente colocada sob o calcanhar do Senhor, descreve o Senhor dizendo para Sua Igreja: ‘Eu coloquei ele sob Meu calcanhar, venha e coloque o seu calcanhar sobre ele!’ Nós devemos cooperar com o Senhor Jesus nessa questão.

Vemos como Ele tem feito isso por meio dos séculos! Essa é uma história tremenda! A natureza de longo prazo dessa história, a sua extensão ao longo do tempo pode roubar um pouco de sua força em nossa consciência. Mas se você pudesse apenas colocar tudo junto, a história de como Ele tem feito isso ao longo dos séculos, essa é uma história impressionante!

Israel se vangloriou contra Ele e Seu Senhorio – mas onde está Israel? Pode Israel levantar sua cabeça? Ao longo desses séculos, Israel vem sendo ferido, incapacitado de se erguer por si mesmo; está impotente, paralisado. Ele se vangloriou contra o Trono do Cristo Exaltado. Roma entrou nessa batalha, e havia César, com todo o seu poder e recursos, determinado a destruir o Nome e o poder do Rei. Onde está César? Onde está Roma e todo o seu poder? Roma caiu e foi lançada em vergonha e pó, e não conseguiu se reerguer mais desde então. Poderíamos seguir assim indefinidamente. Durante nossa vida, muitos de nós vimos homens que tentaram dominar o mundo, e os Céus dizem: “Isso já está reservado apenas para o Meu Escolhido!” E o que aconteceu? Um homem atrás do outro acabou sua carreira em ignomínia, e o pior foi que tentaram tomar o lugar do Filho de Deus, o Trono, e vemos isso acontecendo até os dias de hoje. E assim será o fim de todos eles. O Trono está reservado para Ele! “Pois é necessário que ele reine até que haja posto todos os inimigos debaixo de seus pés”. Ele fará isso.

Como o profeta Ezequiel coloca isso? Bem no meio de suas profecias, bem no centro do livro, com Israel em cativeiro; no próprio cativeiro; o poder grandioso da Babilônia e todos aqueles poderes do mundo arrebatando, segurando as coisas, buscando seu lugar de absoluta supremacia – Ezequiel clama, como que a partir de Deus: “Ruína! Ruína! A ruínas a reduzirei… até que venha Aquele a quem ela [a coroa, vs 26] pertence de direito; a Ele a darei” (Ez 21:27).

“ELE PRECISA REINAR, até que haja posto todos os Seus inimigos debaixo de Seus pés”. Que essa revelação possa transfigurar nossos caminhos.

Extraído do Capítulo 8 do livro “Men Whose Eyes Have Seen the King” – de T. Austin-Sparks

Post anterior
É Necessário que Ele Reine – Parte 4
Próximo post
De Força em Força

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.